Find out how Móbile can contribute to your child's life project. Take part in our admissions process.
For admission in 2025, please contact our admissions team.
Take part in an online presentation meeting and schedule a face-to-face visit.
Formalize your intention to enroll by filling out the form in the Newcomer Area.
The call for early enrollment takes into account the order in which you submit your application.
After taking part in experiences or assessments, students are called for enrollment.
Formalize your child's admission to Móbile.
Access our platform to follow the progress of your child's enrollment process.
“A Móbile contribuiu para a pessoa que me formei em diversos aspectos. No acadêmico, me deu os fundamentos para fazer um curso muito puxado, de Física Molecular, na USP. De uma forma mais ampla, me fez sempre acompanhar o que está acontecendo no mundo. Pessoalmente, tenho grandes amizades e vivi os primeiros amores na escola”.
“Na Móbile eu me formei como um ser pensante, com autonomia e responsabilidade para desenvolver uma ideia e tocar um projeto. Carrego, com carinho, memórias das trocas e conversas que tive com professores e coordenadores dos tempos de escola”.
"Estudando na Móbile desde pequeno, fui incentivado a refletir sobre as questões do mundo e a pensar criativamente, ao mesmo tempo que tive uma formação acadêmica das mais sólidas. Consigo ver com clareza como várias sementes do que faço como economista e pesquisador foram plantadas na escola. No Ensino Médio, por exemplo, desenvolvi uma pesquisa de iniciação científica que despertou meu interesse pela questão das desigualdades raciais. O tema ocupa hoje uma parte importante da minha agenda de investigação no MIT."
“A escola é demais! Os professores batem sempre na tecla de nos formar para além do acadêmico, para que possamos enxergar as pessoas à nossa volta, buscando pensar que mudança eu posso deixar para o outro, a fim de que esse lugar possa se tornar um espaço melhor, em que eu acredito.”
We maintain a permanent calendar of meetings to introduce Móbile and for visits to the campuses. Register your contact to receive more information and make an appointment.
Móbile has an original curriculum, constantly updated by its teaching team to reflect the spirit and needs of the times in which we live. We structure our teaching-learning methodologies to develop our students' moral autonomy and intellectual and academic training at the same time. In other words, we promote critical thinking and the ability to engage in dialog with others and the world around us. In the “The school” section, you will find more information about our pedagogical proposal.
Most of Móbile's teaching materials, whether digital or physical, are developed by its own teachers, under the supervision of pedagogical coordinators and directors. Móbile values the scientific, technological and artistic knowledge built up by humanity and works significantly with this knowledge through authorial educational content and innovative teaching-learning methodologies, which place the student as the protagonist, experiencing and critically reflecting on their own learning.
There are two curriculum options at Móbile, both very powerful: the Bilingual Program (full-time) and the Regular Program (part-time).
Não. Tanto o Programa Regular quanto o Bilíngue têm como base o currículo autoral da Móbile, em diálogo com o que exige a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira. A experiência de 50 anos da Móbile possibilitou a criação desses dois programas, ambos marcados pela excelência acadêmica. Dessa forma, os(as) alunos(as) e as famílias podem escolher qual desses percursos atende melhor aos seus projetos de vida, tendo a certeza de que os dois programas garantem acesso às melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo depois que os(as) estudantes se formam. Para compreender como se dá a inserção das aprendizagens em inglês e português em nosso Programa Bilíngue, sugerimos a leitura da seção Programa Bilíngue".
A Móbile sugere duas empresas que usualmente oferecem este tipo de serviço às nossas famílias:
Wearing a uniform at Móbile is optional. It is not compulsory because of a simple principle: people should be free to choose how they dress and express themselves in different environments and contexts. If the family chooses to buy a uniform, they can arrange it with the company Texblun: Address: Store 1 – 1126, Manoel da Nóbrega st. – Jardim Paulista; phone numbers: (11) 3051-3252 / 3051-3179 / 3052-1749.
The canteens, where students from the 2nd year of elementary school onwards can buy snacks, and the lunch and snack services, which are part of the routine in the Bilingual Program, in the Afterhours and in Móbile English with some specificities according to the courses, are operated by Quitanda, our partner.
Quitanda has been our supplier since January 2023, this company offers a diverse diet made up of grains, fruits, and vegetables, while also including, with balance, other foods enjoyed by children and teenagers. The entire Quitanda menu is prepared and monitored daily by nutritionists. We also have in-house kitchens for preparing meals.
We offer dozens of elective courses (for a fee) and extracurricular activities (at no extra cost). We also have an exclusive building for elective Móbile English courses and an after-school space, where we welcome children from 2 to 8 years old, and extend our commitment to ensuring development through play. Find out more about our modalities by browsing the Elective Curriculum menu on our website.
Yes. Ask us about the grades in which there are still vacancies. Enrollment in the middle of the school year, not necessarily in August, occurs frequently in kindergarten and the early years of elementary school.
Móbile welcomes students from Early Year 2 in its Regular Program and from Early Year 4 in the Bilingual Program. The table below shows the minimum age for entry into each grade from Early Years to 1st grade:
For the other grades – from the 2nd to the 9th year of Primary School and from the 1st to the 3rd year of High School – the student will continue their studies according to the documentation registered with the Department of Education.
For this reason, when pre-registering, you will be asked to provide a School Statement or Transfer Statement, so that we can check the student's age-grade suitability and transcript. For students who have graduated from international institutions, admission will be analyzed on a case-by-case basis.
No. Places are allocated on a first-come, first-served basis, i.e. by sending in an application form. To fill in this document, you must have registered for our Admissions Process and attended a meeting to introduce yourself to Móbile. Click here to register for the 2026 Admission Process.
Yes. Siblings of students currently studying at Móbile, as well as children of staff and advisors, have preference in admission when places are available. To do so, they must fill out the application form by the deadline set in an internal communication (in May 2025).
During the experiences, students get to know the school's spaces and take part in group dynamics, games and play. They also take diagnostic assessments of essential learning in Portuguese and Mathematics. For newcomers during the school year, the experiences are scheduled individually or in small groups, according to demand.
For newcomers during the school year, the experiences are scheduled individually or in small groups, according to demand.
We assess content in Mathematics and Portuguese (reading and text production). For enrolment in the Bilingual Program, we also carry out tests in English and Spanish.
There is a fee of R$315.00 (three hundred and fifteen reais) to take part in the assessments.
The High School admissions exams at Móbile are made up of Portuguese (text production and discursive text interpretation questions), Mathematics (open-ended and multiple-choice questions) and English (text production and multiple-choice questions).
The Portuguese and Mathematics tests are qualifying and guide our call-up and waiting lists.
The English activities are not graded. Their purpose is to detect the candidates' level of knowledge, allowing for the future grouping of successful students in foreign language classes. Similarly, successful candidates may also be called for a Spanish test and interview.
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
diferencia letra, sílaba e palavra;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação;
interpreta com base no texto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação final em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
registra o raciocínio realizado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;
resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais;
calcula precisamente adições envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;
calcula precisamente subtrações sem trocas envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.
The learner CAN…
Recognize the letters of the alphabet in English;
Spell her/his name and simple words: Anna / cat / dog;
Use simple sentences to ask and answer simple questions: This is a chair. / How old are you? / I am six (years old). / How is the weather? / It's sunny.
Follow very short stories using graded language and visual cues;
Respond to classroom instructions accordingly: Listen and color. / Read the text and circle the correct image. / Answer the questions.
Use very short sentences to describe familiar situations: This is my mother. / I like bananas. / I like dancing. / I am wearing glasses. / I can play outside. / There are four people in my family. / It is raining.
Topics
Name and age
Cardinal numbers
Likes and dislikes
Foods and drinks
Sports and physical activities
The weather
Clothes
Seasonal activities
Family members
Physical appearances
Adjectives to describe people
Structures
Be and have for simple descriptions
Can for abilities
There is / are
Basic pronouns
Basic present verb forms
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
interpreta com base no texto;
identifica o discurso direto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o texto em parágrafo;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
registra todas as etapas de sua resolução;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;
resolve problemas envolvendo decomposição e operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;
relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;
resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão;
calcula precisamente adições e subtrações envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;
calcula precisamente multiplicações por meio do algoritmo usual quando o segundo fator possui apenas um algarismo.
The learner CAN…
Unscramble letters and words to form expressions and sentences in English;
Read simple illustrated stories;
Answer simple, direct questions with complete answers about a text or audio program;
Produce simple sentences to talk about himself/herself: I have (got) a dog. / My mother's name is Anna. / My favorite school subject is Science. / I have like (playing) soccer. / I live in a house with my parents and sister. / My backpack is in my bedroom.
Produce simple sentences to describe a scene: The computer is next to the lamp. / This is a television. / There is a dog and a cat in the yard. / These books are blue. / She is bouncing the ball.
Topics
Ordinal numbers
Hobbies
Likes and dislikes
School supplies & subjects
Family members
Personal belongins
Toys and gadgets
Parts of the house and furniture
Parts of the body and face
Places and directions
Key adjectives
Structures
Be and have for simple descriptions
Can for abilities
May for requests
Determiners (a, an, the, some)
Adverbs: now, here, too
There is/are for simple descriptions
Have (got) for possession
Personal and possessive pronouns
Present verb forms (simple & continuous)
Prepositions of place and time
Conjunctions (and, but, so)
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
reconhece o efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
estabelece relações entre textos diversos;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
interpreta com base no texto;
identifica o discurso direto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o texto em parágrafo;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro organizado contendo todas as etapas de resolução do problema;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a classe do milhão;
identifica a quantidade total de unidades, dezenas, centenas etc. de um número (relações de inclusão);
resolve problemas envolvendo operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;
relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;
calcula precisamente adições, subtrações, multiplicações e divisões envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.
The learner CAN…
Spell words more accurately and promptly;
Answer simple, direct questions with complete answers about a text or audio program, and complete dialogues;
Infer meaning of unknown words or chunks from context;
Spot the main idea in a short text and look for specific information;
Describe their own routines, past experiences, people (physical traits) and their preferences using simple sentences: I always go to the shopping mall with my parents. / I play computer games in my free time. / I enjoy taking pictures. I am Brazilian, but my parents are Chinese. / I went to UK in 2019 and I ate fish and chips there. / I love reading books, but I don't enjoy going to the museum. / My mom is shorter than me. / She is quiet and a little patient. / She has (got) short straight blonde hair and blue eyes. / I went riding last Saturday, because it was my birthday. / We went to the movies at night.
Write very short descriptive paragraphs involving close people, public places and/or familiar situations.
Topics
School places and subjects
Free time activities
Likes and dislikes
Physical descriptions
Countries and nationalities
Holiday destinations
City life and transportation
Entertainment: TV shows, streaming contents, books etc.
Professions and workplaces
Structures
Verb to be
Like, enjoy, hate + noun/gerund
Adjective word order
Comparative degree of adjectives
Have (got) for descriptions
Demonstrative, personal and possessive pronouns
Present verb forms (simple & continuous)
Adverbs of frequency
Past verb forms (simple & continuous)
Adverbs of time (yesterday, last, ago)
Can for present abilities
Could for past abilities
Will for future events
Conjunctions (and, but, too, because, so, then, when)
Veja abaixo os conteúdos referentes às avaliações de Leitura, Produção de Texto, Matemática, Inglês e Espanhol para candidatos ao Ensino Fundamental 2
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica efeitos de humor em textos variados;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
atende ao gênero de texto proposto;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números naturais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
apresenta precisão nos cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais;
resolve problemas envolvendo relações proporcionais;
representa graficamente frações e situações-problema envolvendo números racionais;
resolve problemas envolvendo cálculo de fração de quantidade.
The learner CAN…
Infer the spelling of short unfamiliar words, such as proper names and addresses;
Answer direct questions, using complete answers, about a text or audio program;
Predict expressions to complete dialogues and fill in information gaps;
Infer meaning from context;
Identify personal problems, both simple and related to school life, and make suggestions accordingly;
Read short texts for the gist or spot specific information;
Produce, both orally and in writing, reasonable stretches of language to describe people's personality traits;
Narrate simple events using time and sequencing expressions: I was climbing when I fell off the tree. / I bought a blue T-shirt when I went to the countryside.
Describe simple possible conditions and their consequences: If I eat healthy food, I will be ready for the sports competition.
Share personal experiences: I have studied here since 2018. / I have never visited an African country. / My mother has already flown a helicopter.
Make future predictions based on evidence or by simply guessing: Next week, I am going to be very busy. / In the future, we will drive around in flying cars.
Write short descriptive paragraphs, following guidelines and respecting word limits.
Topics
School places, subjects and timetables
Occupations
Free time activities
Entertainment (TV, cinema and music)
Life experiences
Adventures
Countries and celebrations
Clothes and materials
Numbers 1 – 1000
Structures
Telling the time
Present simple and continuous
Comparatives and superlatives
Past simple and continuous
Plans, intentions and predictions: going to
Predictions: will
Present perfect with for, since, still, just, already, ever, never
Relative clauses with that
Can for present abilities
Could for past abilities
Should for simple advice and suggestions
Countable and uncountable nouns
Prepositions of place (behind, between, next to, opposite)
Imperative verbs for directions
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 6° año debe:
Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive y familia;
Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;
Leer y escribir textos breves de carácter personal;
Comunicarse en interacciones sociales breves y habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos.
Contenidos
Funcionales y comunicativos:
Presentación personal
Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
La rutina: estudio y actividades de tiempo libre
Descripción del espacio público
Gustos y preferencias
Lexicales:
Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares
Países hispanohablantes y nacionalidades
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
El espacio público y establecimientos
Los días de la semana
Gramaticales:
Pronombres sujeto
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad
Artículos y contracciones
Numerales
Usos y morfología del Presente de Indicativo
Posición pronominal: pronombres reflexivos
Género y número de sustantivos y adjetivos
Operadores argumentativos de causa
Uso de la locución mientras que
Uso del verbo gustar
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estreconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
identifica efeitos de humor em textos variados;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
atende ao gênero de texto proposto;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números racionais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
resolve operações envolvendo números naturais;
resolve adição, subtração e multiplicação envolvendo números racionais positivos;
resolve problemas envolvendo relações proporcionais;
resolve problemas envolvendo frações e porcentagens, por meio de diferentes recursos (representações gráficas e operações).
The learner CAN…
Speak intelligibly, with some control of phonological features such as word stress and individual sounds;
Name and identify time, day and dates on written and spoken messages;
Describe people’s appearance, personality traits and the position of objects in a picture;
Fill in a form with personal information;
Make suggestions and invitations;
Listen attentively to audio/video recordings to answer questions;
Infer meaning from context;
Read abridged or graded texts for the gist or to spot specific information;
Write coherent and cohesive texts of approximately 120 words.
Topics
Family and friends
School subjects, people and places
Occupations and professions
Appearance and personality traits
Clothes
Food
Travel and transport
Life experiences
The future
Sports
Lexical Structures
Invitations and offers: Would you like…? / Let’s…! / How about you? / Shall we…?
Prepositional phrases + verb –ing (be, fond of, be keen on)
Prepositions of time: in, on, at
Time expressions: ago, when, while, until, last (week, year, century), before/after, as soon as, by (+ past perfect), already, yesterday
Quantifiers: a/an, a lot of, many, much, some
Linkers: because, however, as well, also, too
Grammar Structures
Sentence word order: subject + verb + direct object
Verb to be
Has/have got
Present simple
Enjoy, like, love, hate + nouns & verbs –ing
Comparative and Superlative: regular and irregular forms
Past simple and continuous
Used to for past habits
Plans, intentions and predictions: going to
Predictions: will
First conditional
Present perfect with for, since, still, just, yet, already, ever, never
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 7° año debe:
Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive, familia, transportes, viajes y alimentación;
Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;
Describir escenas;
Leer y escribir textos breves de carácter personal;
Comunicarse en interacciones sociales habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos
Contenidos
Funcionales y comunicativos:
Presentación personal
Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
La rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre
Instrucciones de una receta
Gustos y preferencias
Descripción de costumbres alimentarias
Descripción del espacio público
Descripción de paisajes
Descripción de vestimentas
Lexicales:
Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares
Países hispanohablantes y nacionalidades
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
El espacio público y establecimientos
Los días de la semana
Los alimentos
Los animales
Los paisajes
Los colores
Los deportes
Prendas de vestir
Gramaticales:
Pronombres sujeto
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad
Artículos y contracciones
Numerales
Usos y morfología del Presente de Indicativo
Verbos reflexivos
Género y número de sustantivos y adjetivos
Operadores argumentativos de causa y consecuencia
Posición pronominal: pronombres reflexivos
Morfología del gerundio
Uso de las locuciones mientras que y en cambio
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
identifica efeitos de humor em textos variados;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
reconhece, distingue e analisa elementos constituintes do gênero de texto (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);
compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas);
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
atende ao gênero de texto proposto, distinguindo seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais positivos;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição e subtração de números racionais positivos e negativos;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema;
resolve equações de primeiro grau.
The learner CAN…
Speak intelligibly, with limited but effective command of phonological features such as word stress, individual sounds and intonation;
Talk about familiar and slightly unfamiliar people, places, situations, as well as life experiences, emotions, special occasions and the future;
Give opinions;
Report statements, questions, commands and requests;
Talk about present and future imaginary conditions;
Listen to audio-visual materials and read longer texts for detailed comprehension, gist and global meaning, as well as speaker’s attitude and opinion;
Demonstrate the ability to infer meaning from context;
Identify and use different patterns to paraphrase very short sentences;
Analyse and plan for writing short communicative messages and opinion and narrative texts;
Write coherent and cohesive paragraphs and texts.
Topics
Life events
Personality
Emotions
Science
Technology
The environment
The news
Advertising
Arts and books
Discoveries and inventions
Jobs and professions
Lexical Structures
Related collocations and phrasal verbs
Chunks to describe large numbers
Verbs + dependent prepositions
Compound nouns
Make and do collocations -ed & -ing adjectives
Prepositional phrases with ‘at’ / ‘by’ / ‘in’ / ‘on’
Linkers: cause + effect / opinion / contrast
Grammar Structures
Verb tenses: present simple / continuous / perfect simple / perfect continuous
Narrative tenses: past simple and continuous / used to / past perfect simple
Pronouns: subject / object / adjective / reflexive
Defining and non-defining relative clauses
Future forms: will / going to / present continuous / present simple
Conditionals: zero / first / second
Reported speech
Passive Voice
Modal verbs: deduction / obligation / prohibition
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 8° año debe:
Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive, familia y compras;
Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;
Leer y escribir textos breves y correos electrónicos de carácter personal;
Comunicarse en interacciones sociales breves y habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos
Funcionales y Comunicativos
Presentación personal
Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
Variantes de tratamiento
La rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre
Instrucciones de una receta
Gustos y preferencias
Descripción del espacio público
Descripción de la vivenda
Contenidos Lexicales
Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares
Países hispanohablantes y nacionalidades
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
El espacio público y establecimientos
Muebles, objetos y partes de una vivienda
Las horas y los días de la semana
Los alimentos
Los animales
Los colores
Los deportes
Descripción física y de personalidad
Estados de ánimo y sensaciones físicas
Partes del cuerpo
Gramaticales
Pronombres sujeto
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad
Numerales
Artículos y contracciones
Numerales
Usos y morfología del Presente de Indicativo
Verbos reflexivos
Género y número de sustantivos y adjetivos
Operadores argumentativos de causa, consecuencia y finalidad
Usos y morfología del Pretérito Perfecto
Posición pronominal: pronombres reflexivos
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
identifica efeitos de humor em textos variados;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
analisa transformações e outras operações sintáticas, reconhecendo seu efeito expressivo (inversões e deslocamentos; frases declarativas, interrogativas, exclamativas e imperativas; advérbio por locução adverbial; adjetivo por locução adjetiva; masculino/feminino; singular/plural);
reconhece o papel funcional e os valores (semânticos e discursivos) dos elementos na estruturação da sentença (processos: estados, acontecimentos, ações; papéis semânticos: agente, paciente, instrumento, modo, causa);
reconhece, distingue e analisa elementos constituintes do gênero de texto (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);
compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas);
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
atende ao gênero de texto proposto, distinguindo seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
seleciona e relaciona adequadamente informações, argumentos e outros procedimentos de persuasão.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais positivos;
calcula o valor de potências com base racional e expoente inteiro;
identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
utiliza recursos algébricos para representar e resolver uma situação apresentada;
resolve equações de primeiro grau.
The learner CAN…
Speak intelligibly, with limited but effective command of phonological features such as word stress, individual sounds and intonation;
Narrate an experience (personal or not) while logically sequencing actions and events, and express the feelings that this experience may have given rise to;
Summarize the events of an incident, while sticking to their chronological order;
Convey another person’s statement or question, either by paraphrasing what was said or verbatim, in order to back up a justification or explanation;
Present problems of either personal or wider social interest coherently by providing enough information about its causes and (potential) consequences;
Put forth an opinion or take a stance in relation to an incident or issue (i.e. expressing agreement or disagreement), and support it with logical and concisely expressed justification;
Suggest a solution to a problem and express arguments for that;
Infer meaning from context as well as writer’s/speaker’s attitude and opinion in audiovisual materials and longer texts;
Write short narratives, informal letters/e-mails and short essays.
Topics
Consumerism
Slogans and their targets
Regional idioms
Culture shock
Eating habits
Medicine and vaccines
Literal vs. figurative language.
Lexical Structures
Linkers of addition
Linkers of contrast
Goods and services
Sales and marketing
Seem, look and appear
So and neither
Likely to and expected to
Dwellings and furniture
Health conditions, symptoms and ailments
Unless, as long as and in case for conditionals
Wish and if only
Feel, have and be
Grammar Structures
Causative have
Relative pronouns
Prepositional relative clauses
Noun suffixes: -full, -ment, -ion, -ity, -er, -or, -hood, -ism, -ist, -ness
Noun prefixes: anti-, dis-, in-, co-, extra-, fore-, mis-, mono-, bi-
Adjective suffixes: -y, -less, -able, -ible, -ful, -ish
Indirect questions
Participle clauses
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 9° año debe:
Comprender los principales aspectos de textos orales y escritos sobre temas conocidos, relacionados a estudios, intereses y rutina personal y reaccionar adecuadamente en esos contextos;
Producir textos orales y escritos coherentes sobre temas conocidos o de interés personal, tales como relato de planes y experiencias personales, descripción de acontecimientos, personas y lugares y expresión de opiniones y sentimientos;
Interactuar de forma espontánea y sencilla y mantener conversaciones sobre temas cotidianos
Funcionales y Comunicativos
Presentación personal y de personas del entorno
Interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
Variantes de tratamiento: registros formal e informal
Descripción de la rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre
Expresión de gustos, preferencias y opiniones
Relato de experiencias personales y acontecimientos del pasado
Comparación de características de distintas épocas
Contenidos Lexicales
Espacio público y establecimientos
Las horas, los días de la semana y los meses
Estaciones del año y tiempo atmosférico
Viajes: alojamiento, actividades, atracciones, transporte
Estados de ánimo y sensaciones físicas
Ropas, calzados y complementos
Actividades de ócio
Gramaticales
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación
Artículos y contracciones
Numerales
Morfología y usos del Presente de Indicativo
Morfología y usos de los pretéritos Perfecto, Imperfecto, Pluscuamperfecto e Indefinido del Indicativo
Verbos reflexivos y posición pronominal
Operadores argumentativos causales, consecutivos, finales, temporales, adversativos y concesivos
As avaliações diagnósticas visam conhecer o estágio do desenvolvimento do(a) estudante em relação aos conteúdos listados a seguir.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para a continuidade do texto.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Resolução de situações-problema envolvendo uma ou mais operações entre números reais.
Cálculo e simplificação de radicais.
Resolução de problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.
Cálculo percentual.
Noções de probabilidade de ocorrência de eventos simples.
Produtos notáveis.
Fatoração.
Resolução de equações e sistemas de equações de 1º grau.
Resolução de situações-problema envolvendo equações de 1º grau.
Propriedades angulares: soma dos ângulos internos de polígono, ângulos opostos pelo vértice, suplementares e complementares.
Polígonos: classificação, propriedades, áreas e perímetros.
Circunferências e círculos; perímetro e área.
Semelhança de triângulos.
Unidades de medida de diferentes grandezas: volume, massa, tempo, comprimento e área.
Relações entre medidas de grandezas expressas por razões entre outras duas: velocidade, densidade etc.
Leitura, construção e interpretação de gráficos de setores, de barras e de segmentos.
Cálculo e interpretação do valor médio de um conjunto de dados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Identificar ideias principais e localizar informações explícitas em um texto.
Responder às perguntas sobre informações explícitas em textos.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
econhecer diferentes pontos de vista em um texto.
Interpretar informações contidas em elementos visuais ou gráficos.
Estabelecer relação de causa e efeito entre eventos de um texto.
Identificar evidências de parcialidade e credibilidade da fonte.
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Produzir texto narrativo, expositivo ou argumentativo, considerando seu conteúdo temático, sua organização textual e estilo.
Justificar ou defender sua tese ou opinião, oferecendo argumentos para sustentá-la.
Manter a coerência textual no desenvolvimento do texto.
Utilizar corretamente as estruturas gramaticais e vocabulário, incluindo ortografia.
Assumir uma posição e usar evidências para defendê-la.
Apresentar maneiras de resolver um problema.
Explicar uma sequência de processos ou eventos.
Apresentar hipóteses.
Comparar pontos de vista.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos e entre linguagens artísticas.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada, levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para sua continuidade.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Linguagem e língua.
Variedades linguísticas.
Teoria da comunicação e funções da linguagem.
Denotação/conotação.
Estrutura e formação de palavras.
Noções de fonologia: fonemas, vogal, semivogal, dígrafo etc.
Gêneros literários: épico, lírico e dramático.
Escolas literárias − contexto de produção, temas, recursos expressivos e expoentes: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Quinhentismo.
Além do conteúdo programático para candidatos(as) ao 1° ano, os(as) candidatos(as) ao 2° ano devem saber:
Funções de 1º e de 2º grau: gráficos, raízes, propriedades.
Resolução de situações-problema envolvendo funções de 1º e de 2º grau.
Funções definidas por partes.
Função exponencial.
Logaritmos: definição e propriedades.
Resolução de problemas envolvendo funções logarítmicas e/ou exponenciais.
Progressões aritmética e geométrica.
Juros simples e juros compostos.
Relações métricas nos triângulos retângulos, teorema de Pitágoras.
Razões trigonométricas nos triângulos retângulos.
Resolução de triângulos quaisquer, lei dos senos e lei dos cossenos.
Inscrição e circunscrição de polígonos regulares.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Identificar o tema de um texto.
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Atender ao gênero de texto proposto (organização textual e registro).
Manter a coerência textual no desenvolvimento do texto.
Utilizar corretamente as estruturas gramaticais e vocabulário, incluindo ortografia.
Verbs and prepositions followed by gerund.
Phrasal Verbs.
Indefinite Pronouns.
Adjectives: Comparative and Superlative Forms.
Conditionals: First, Second and Third.
Reported Speech.
Prepositions.
Question Tags.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos e entre linguagens artísticas.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada, levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para sua continuidade.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Linguagem e língua.
Variedades linguísticas.
Teoria da comunicação e funções da linguagem.
Classes de palavras: identificação, flexão e emprego.
Gêneros literários: épico, lírico e dramático.
Escolas literárias − contexto de produção, temas e expoentes: Barroco, Arcadismo, Romantismo e Realismo-Naturalismo.
Além dos conteúdos programáticos para candidatos(as) ao 1° e ao 2° ano, os(as) candidatos(as) ao 3° ano devem saber:
Função logarítmica: definição, propriedades, gráficos, equações e inequações.
Resolução de situações-problema envolvendo funções logarítmicas e/ou exponenciais.
Medida de arcos e ângulos, circunferência trigonométrica.
Funções trigonométricas: seno, cosseno e tangente.
Equações com seno, cosseno e tangente.
Posições relativas entre retas, retas e planos, planos.
Principais poliedros: prismas e pirâmides.
Corpos redondos: cilindros e cones.
Pontos notáveis do triângulo.
Probabilidades: simples, condicional e binomial.
Análise combinatória: casos de agrupamentos.
Triângulo de Pascal e binômio de Newton.
Construção, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e/ou gráficos estatísticos.
Cálculo e interpretação da média, da mediana e da moda de um conjunto de valores discretos.
Cálculo e interpretação de medidas de dispersão: variância e desvio-padrão.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Identificar o tema de um texto.
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Atender ao gênero de texto proposto (organização textual e registro).
Manter a coerência textual no desenvolvimento do texto.
Utilizar corretamente as estruturas gramaticais e vocabulário, incluindo ortografia.
Verbs and prepositions followed by gerund.
Phrasal Verbs.
Indefinite Pronouns.
Adjectives: Comparative and Superlative Forms.
Conditionals: First, Second and Third.
Reported Speech.
Prepositions.
Question Tags.
The enrollment process happens in two steps:
Pre-enrollment - Payment, within 3 working days, of the fee that makes up the annual fee and guarantees the student a place after being called by the Admissions team.
Enrollment - This will be done 100% digitally, through the Exclusive Area for Móbile families, after confirmation of the pre-enrollment. In the process, which must be completed within 4 days, we require the following documents:
• filling in the registration form for the guardians and the student;
• signing the educational services contract;
• a statement that the monthly payments have been paid to the school where the student is studying in 2025;
• document from the school of origin proving the student's schooling;
• copy of ID card with CPF;
• copy of the birth certificate (already requested in the application form);
• face photo of the student (already requested in the application form);
• original school transcript (to be submitted within 30 days of enrollment);
• certificate of completion of elementary school for high school entrants (to be submitted within 30 days of enrollment);
• Report Card or Transcript, with certified translation, for students who have lived abroad or done an exchange program (to be submitted within 30 days of enrollment).
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