Assista ao manifesto

Estude na Móbile

Escolher uma escola é escrever uma história

O processo de ingresso 2025 já está aberto. Ficaremos felizes em apresentar nossa proposta à sua família. Agende agora sua participação em uma de nossas reuniões online.

Inscreva-se
');">

Realização de

projetos de vida

Nickolas Kokron

Formado em 2012, é doutorando em Física na Stanford University

“A Móbile contribuiu para a pessoa que me formei em diversos aspectos. No acadêmico, me deu os fundamentos para fazer um curso muito puxado, de Física Molecular, na USP. De uma forma mais ampla, me fez sempre acompanhar o que está acontecendo no mundo. Pessoalmente, tenho grandes amizades e vivi os primeiros amores na escola”.

Thais Alves Braga

Formada em 2008, é chef executiva do Manioca

“Na Móbile eu me formei como um ser pensante, com autonomia e responsabilidade para desenvolver uma ideia e tocar um projeto. Carrego, com carinho, memórias das trocas e conversas que tive com professores e coordenadores dos tempos de escola”.

Pedro Sant'Anna

Formado em 2016, é doutorando em Economia no MIT

"Estudando na Móbile desde pequeno, fui incentivado a refletir sobre as questões do mundo e a pensar criativamente, ao mesmo tempo que tive uma formação acadêmica das mais sólidas. Consigo ver com clareza como várias sementes do que faço como economista e pesquisador foram plantadas na escola. No Ensino Médio, por exemplo, desenvolvi uma pesquisa de iniciação científica que despertou meu interesse pela questão das desigualdades raciais. O tema ocupa hoje uma parte importante da minha agenda de investigação no MIT."

Giulia Reggio

Formada em 2020, é estudante de Medicina da USP

“A escola é demais! Os professores batem sempre na tecla de nos formar para além do acadêmico, para que possamos enxergar as pessoas à nossa volta, buscando pensar que mudança eu posso deixar para o outro, a fim de que esse lugar possa se tornar um espaço melhor, em que eu acredito.”

Entenda nosso processo de ingresso

1

Conheça a Móbile

Participe da reunião online e agende um encontro pedagógico ou visita.

2

Manifeste interesse

Formalize sua intenção de matrícula preenchendo a ficha na Área do Ingressante.

3

Reserve a vaga

Infantil 2 ao 2° ano do Fundamental

Nestas séries, a chamada para a matrícula antecipada considera o critério ordem de entrega da Manifestação.

Mostre o seu conhecimento

3º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio

Por meio de vivências e avaliações, classificamos os interessados a partir do 3º ano do Fundamental.

4

Realize a matrícula

Em outubro, todos os ingressantes formalizam seu ingresso na Móbile para 2025.

Calendário do ingresso

Reserve as seguintes datas:

06/05

Abertura do
Processo de Ingresso 2025

03/06

Início da Matrícula Antecipada
(Infantil 2 ao 2° ano do Ensino Fundamental)

27 e 28/09

Avaliações e Vivências
(3° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio)

18/10

Resultado das Avaliações

21 a 31/10

Efetivação da Matrícula

Reuniões e Visitas

Mantemos uma agenda permanente de reuniões online de apresentação da Móbile, assim como de encontros pedagógicos presenciais, com visita aos campi. Consulte as datas e faça seu cadastro para participar pelo link abaixo:

Inscreva-se

Dúvidas Frequentes

Qual é a metodologia da Móbile?

A Móbile possui um currículo autoral, constantemente atualizado por sua equipe pedagógica, de modo a refletir o espírito e as necessidades dos tempos em que vivemos. Estruturamos nossas metodologias de ensino-aprendizagem para desenvolver, ao mesmo tempo, a autonomia moral e a formação intelectual e acadêmica de nossos(as) alunos(as). Em outras palavras, promovemos o pensamento crítico e a capacidade de dialogar com o outro e com o mundo que nos rodeia. Na seção “A escola”, você encontrará mais informações sobre nossa proposta pedagógica.

A Escola adota livros didáticos ou sistemas apostilados adquiridos de editoras?

A maior parte dos materiais didáticos da Móbile, digitais ou físicos, é formulada por seus próprios professores(as), sob supervisão de coordenadores(as) e diretores(as) pedagógicos(as). A Móbile valoriza os conhecimentos científicos, tecnológicos e artísticos construídos pela humanidade e trabalha significativamente esses saberes por meio de um conteúdo educacional autoral e de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras, que colocam o(a) estudante como protagonista, vivenciando e refletindo de maneira crítica sobre seu próprio aprendizado.


Há um programa bilíngue na Móbile?

Há, na Móbile, duas opções de currículo, ambos bastante potentes: o Programa Bilíngue (em período integral) e o Programa Regular (em período parcial).


O Programa Bilíngue da Móbile segue um currículo internacional?

Não. Tanto o Programa Regular quanto o Bilíngue têm como base o currículo autoral da Móbile, em diálogo com o que exige a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira. A experiência de quase 50 anos da Móbile possibilitou a criação desses dois programas, ambos marcados pela excelência acadêmica. Dessa forma, os(as) alunos(as) e as famílias podem escolher qual desses percursos atende melhor aos seus projetos de vida, tendo a certeza de que os dois programas garantem acesso às melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo depois que os(as) estudantes se formam. Para compreender como se dá a inserção das aprendizagens em inglês e português em nosso Programa Bilíngue, sugerimos a leitura da seção “Programa Bilíngue”.


A Móbile oferece serviço de transporte escolar?

Há duas empresas particulares que usualmente oferecem esse serviço às famílias da Móbile:

Empresa Transid

Responsáveis: Linda e Sidinei

Telefones: (11) 99993-6230 ou (11) 5563-5851

E-mail: lindaribeiro@terra.com.br

Bairros atendidos: Campo Belo, Chácara Klabin, Moema, Vila Mariana e Vila Nova Conceição

Empresa Edson Transportes

Responsável: Edson

Telefones: (11) 99614-4112 ou (11) 4332-2843

E-mail: edsontransportes@yahoo.com.br

Bairros atendidos: Brooklin Novo, Itaim, Jardins, Morumbi, Pinheiros e Vila Olímpia.


O uso de uniforme é obrigatório na Móbile?

O uso do uniforme na Móbile é opcional. Sua não obrigatoriedade deve-se a um princípio simples: as pessoas devem ter liberdade de escolher como se vestir e de se expressar nos diferentes ambientes e contextos.

Caso a família opte por adquirir o uniforme, poderá providenciá-lo na empresa Texblun: Endereço: Loja 1 – Rua Manoel da Nóbrega, 1126 – Jardim Paulista Telefones: (11) 3051-3252 / 3051-3179 / 3052-1749


Como é a alimentação na Móbile?

As cantinas, onde estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental podem comprar lanches, e os serviços de almoço e lanche da tarde, que compõem a rotina no Programa Bilíngue, no Contraturno e no Inglês Móbile (com algumas especificidades de acordo com os cursos), são operados por nossa parceira, a Quitanda.

Fornecedora da Móbile desde janeiro de 2023, essa empresa oferece uma alimentação diversa, composta de grãos, legumes, frutas e verduras, sem deixar de também incluir, com equilíbrio, outros alimentos apreciados por crianças e adolescentes. Todo o cardápio da Quitanda é elaborado e acompanhado diariamente por nutricionistas. Temos, além disso, cozinhas internas para realizar o preparo das refeições.


Quais atividades opcionais a Móbile oferece a seus(suas) estudantes?

Oferecemos dezenas de opções de cursos opcionais (pagos) e atividades extracurriculares (sem custo adicional). Possuímos um prédio exclusivo para a realização dos cursos opcionais do Inglês Móbile e um espaço de Contraturno, onde recebemos crianças de 2 a 8 anos, e ampliamos nosso compromisso em garantir o desenvolvimento por meio do brincar. Conheça mais sobre as modalidades navegando no menu Currículo Móvel de nosso site.


É possível ingressar na Móbile no meio do ano letivo?

Sim. Consulte-nos sobre as séries em que há vagas remanescentes. Matrículas no decorrer do ano letivo, não necessariamente em agosto, ocorrem com frequência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Qual é a idade para ingresso na Móbile e quais são as idades por série?

A Móbile recebe alunos a partir do Infantil 2 em seu Programa Regular e, a partir do Infantil 4, no Bilíngue. A tabela a seguir informa a idade mínima para o ingresso em cada série da Educação Infantil:


Série

Infantil 2
Infantil 3
Infantil 4
Infantil 5

Idade (até 31/03/2025)

2 anos
3 anos
4 anos
5 anos

Para as demais séries – do 1º ao 9º ano do Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio –, o(a) estudante dará sequência aos seus estudos conforme documentação registrada na Secretaria de Educação.

Por isso, na Pré-matrícula será solicitada a Declaração de Escolaridade ou Transferência, a fim de conferirmos a adequação idade-série e o histórico do(a) aluno(a). Para estudantes egressos(as) de instituições internacionais, o ingresso será analisado caso a caso.

Haverá vaga para meu(minha) filho(a) na série em que ele(a) estará?

O principal momento de entrada na Móbile ocorre na Educação Infantil, quando se inicia nosso projeto pedagógico e o consequente desenvolvimento de valores e habilidades cognitivas importantes para o desenvolvimento da criança. São nas séries da Educação Infantil (2 a 5 anos) que temos um maior número de vagas disponíveis.

Outra janela de oportunidade dá-se entre o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental. Temos a perspectiva de abrir 35 vagas no 1º ano em 2025, sendo 20 para o Programa Regular, no período da tarde, e 15 para o Programa Bilíngue, em período integral. Para o 2º ano, devemos ter cerca de 20 vagas, metade delas para o período da tarde e a outra metade para o Programa Bilíngue (integral).

Para as demais séries do Ensino Fundamental, do 3º ao 9º ano, e do Ensino Médio (1º a 3º ano), o número de vagas abertas depende de movimentações das famílias. Até o início de setembro, divulgaremos uma tabela com a expectativa de vagas por série.


A Móbile organiza sorteios de vagas na Educação Infantil?

Não. As vagas são distribuídas por ordem de chegada, ou seja, pelo envio da ficha de Manifestação de Interesse por uma vaga. Para preencher esse documento, você deve ter feito sua inscrição em nosso Processo de Ingresso e participado de uma reunião de apresentação da Móbile. Clique aqui para se inscrever no Processo de Ingresso 2025.


Irmão(ã) de aluno(a) tem preferência no Ingresso?

Sim. Irmãos(ãs) de alunos(as) que estudam atualmente na Móbile, assim como filhos(as) de funcionários(as) e assessores(as) da Móbile, têm preferência no Ingresso quando há vagas disponíveis. Para tanto, devem preencher a Manifestação de Interesse dentro do prazo estabelecido em comunicação interna (no mês de maio de 2024).


Em que constituem as vivências para o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano)?

Convidamos os(as) candidatos(as) do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental a vir à escola para uma vivência de dois dias, marcadas para os dias 27 e 28 de setembro, em que participam de dinâmicas de grupo, jogos esportivos, conhecem os espaços da escola e realizam avaliações diagnósticas.

Avaliamos aprendizagens essenciais de Matemática e Português (leitura e produção de texto). Para o ingresso no Programa Bilíngue, realizamos também sondagens em Inglês. Há uma taxa no valor de R$ 315,00 (trezentos e quinze reais) para participar das vivências.

Nosso objetivo com essa etapa é entender o momento em que cada estudante se encontra em seu processo de ensino-aprendizagem, a partir de propostas por meio das quais é possível observar habilidades e competências importantes para cada idade, como expressão oral, interação com o grupo, capacidade de solucionar desafios, argumentação e posicionamento crítico.

As vivências são classificatórias e orientam nossas listas de convocações e de espera. Nossa equipe pedagógica está preparada para dar devolutivas individuais às famílias mediante agendamento prévio.

Para os(as) ingressantes no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, as vivências não incluem momentos formais de avaliação. Chamaremos os(as) candidatos(as) para participar de uma vivência apenas quando houver vagas disponíveis.


Como são as provas de ingresso para o Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)?

Avaliamos conteúdos de Matemática e Português (leitura e produção de texto). Para o ingresso no Programa Bilíngue, realizamos também sondagens em Inglês e Espanhol.

Há uma taxa no valor de R$ 315,00 (trezentos e quinze reais) para participar das avaliações.


Como são as provas de ingresso para o Ensino Médio?

A avaliação para ingresso no Ensino Médio da Móbile é composta de instrumentos de Língua Portuguesa (produção de texto e questões discursivas de interpretação de texto), Matemática (questões abertas e de múltipla escolha) e Inglês (produção de texto e questões de múltipla escolha).

As provas de Língua Portuguesa e Matemática são classificatórias e orientam nossa lista de convocações e de espera.

As atividades de Inglês não são classificatórias. Seu objetivo é detectar o nível de conhecimento dos candidatos, permitindo o futuro agrupamento dos aprovados nas aulas do idioma estrangeiro. Na mesma perspectiva, os candidatos aprovados também poderão ser convocados para prova e entrevista de Espanhol.


Conteúdo Programático - Ensino Fundamental

Ensino Fundamental 1:

Veja abaixo os conteúdos referentes às avaliações de Leitura, Produção de Texto, Matemática e Inglês para candidatos do Ensino Fundamental 1

3° Ano

Leitura e Produção de Texto

Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;

diferencia letra, sílaba e palavra;

identifica informações explícitas no texto;

infere uma informação implícita no texto;

identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;

identifica o conflito gerador do enredo;

infere o sentido de uma palavra ou expressão;

estabelece relação entre partes e elementos do texto;

reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação;

interpreta com base no texto;

compreende o enunciado das questões.

Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

emprega letra cursiva legível;

reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;

explora a pontuação final em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação);

emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;

apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;

segmenta o parágrafo em frases;

emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.

Matemática

Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):

elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;

registra o raciocínio realizado;

escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.

Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):

lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;

resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais;

calcula precisamente adições envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;

calcula precisamente subtrações sem trocas envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.

Inglês (somente para candidatos do Programa Bilíngue)

The learner CAN…

Recognize the letters of the alphabet in English;

Spell her/his name and simple words: Anna / cat / dog;

Use simple sentences to ask and answer simple questions: This is a chair. / How old are you? / I am six (years old). / How is the weather? / It's sunny.

Follow very short stories using graded language and visual cues;

Respond to classroom instructions accordingly: Listen and color. / Read the text and circle the correct image. / Answer the questions.

Use very short sentences to describe familiar situations: This is my mother. / I like bananas. / I like dancing. / I am wearing glasses. / I can play outside. / There are four people in my family. / It is raining.

Topics

Name and age

Cardinal numbers

Likes and dislikes

Foods and drinks

Sports and physical activities

The weather

Clothes

Seasonal activities

Family members

Physical appearances

Adjectives to describe people

Structures

Be and have for simple descriptions

Can for abilities

There is / are

Basic pronouns

Basic present verb forms

4° Ano

Leitura e Produção de Texto

Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;

identifica informações explícitas no texto;

infere uma informação implícita no texto;

identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;

identifica o conflito gerador do enredo;

infere o sentido de uma palavra ou expressão;

estabelece relação entre partes e elementos do texto;

distingue um fato da opinião relativa a esse fato;

reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;

interpreta textos em histórias em quadrinhos;

interpreta com base no texto;

identifica o discurso direto;

compreende o enunciado das questões.

Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

emprega letra cursiva legível;

reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;

explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);

emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;

apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;

segmenta o texto em parágrafo;

segmenta o parágrafo em frases;

emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.

Matemática

Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):

elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;

registra todas as etapas de sua resolução;

escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.

Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):

lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;

resolve problemas envolvendo decomposição e operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;

relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;

resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão;

calcula precisamente adições e subtrações envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;

calcula precisamente multiplicações por meio do algoritmo usual quando o segundo fator possui apenas um algarismo.

Inglês (somente para candidatos do Programa Bilíngue)

The learner CAN…

Unscramble letters and words to form expressions and sentences in English;

Read simple illustrated stories;

Answer simple, direct questions with complete answers about a text or audio program;

Produce simple sentences to talk about himself/herself: I have (got) a dog. / My mother’s name is Anna. / My favorite school subject is Science. / I have like (playing) soccer. / I live in a house with my parents and sister. / My backpack is in my bedroom.

Produce simple sentences to describe a scene: The computer is next to the lamp. / This is a television. / There is a dog and a cat in the yard. / These books are blue. / She is bouncing the ball.

Topics

Ordinal numbers

Hobbies

Likes and dislikes

School supplies & subjects

Family members

Personal belongins

Toys and gadgets

Parts of the house and furniture

Parts of the body and face

Places and directions

Key adjectives

Structures

Be and have for simple descriptions

Can for abilities

May for requests

Determiners (a, an, the, some)

Adverbs: now, here, too

There is/are for simple descriptions

Have (got) for possession

Personal and possessive pronouns

Present verb forms (simple & continuous)

Prepositions of place and time

Conjunctions (and, but, so)

5° Ano

Leitura e Produção de Texto

Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;

identifica informações explícitas no texto;

infere uma informação implícita no texto;

identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;

identifica o conflito gerador do enredo;

infere o sentido de uma palavra ou expressão;

reconhece o efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão;

estabelece relação entre partes e elementos do texto;

estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;

distingue um fato da opinião relativa a esse fato;

estabelece relações entre textos diversos;

reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;

interpreta com base no texto;

identifica o discurso direto;

compreende o enunciado das questões.

Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

emprega letra cursiva legível;

reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;

explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);

emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;

apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;

segmenta o texto em parágrafo;

segmenta o parágrafo em frases;

emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.

marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas).

Matemática

Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):

elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;

elabora um registro organizado contendo todas as etapas de resolução do problema;

escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.

Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):

lê, escreve e compara números até a classe do milhão;

identifica a quantidade total de unidades, dezenas, centenas etc. de um número (relações de inclusão);

resolve problemas envolvendo operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;

relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;

calcula precisamente adições, subtrações, multiplicações e divisões envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.

Inglês (somente para candidatos do Programa Bilíngue)

The learner CAN…

Spell words more accurately and promptly;

Answer simple, direct questions with complete answers about a text or audio program, and complete dialogues;

Infer meaning of unknown words or chunks from context;

Spot the main idea in a short text and look for specific information;

Describe their own routines, past experiences, people (physical traits) and their preferences using simple sentences: I always go to the shopping mall with my parents. / I play computer games in my free time. / I enjoy taking pictures. I am Brazilian, but my parents are Chinese. / I went to UK in 2019 and I ate fish and chips there. / I love reading books, but I don’t enjoy going to the museum. / My mom is shorter than me. / She is quiet and a little patient. / She has (got) short straight blonde hair and blue eyes. / I went riding last Saturday, because it was my birthday. / We went to the movies at night.

Write very short descriptive paragraphs involving close people, public places and/or familiar situations.

Topics

School places and subjects

Free time activities

Likes and dislikes

Physical descriptions

Countries and nationalities

Holiday destinations

City life and transportation

Entertainment: TV shows, streaming contents, books etc.

Professions and workplaces

Structures

Verb to be

Like, enjoy, hate + noun/gerund

Adjective word order

Comparative degree of adjectives

Have (got) for descriptions

Demonstrative, personal and possessive pronouns

Present verb forms (simple & continuous)

Adverbs of frequency

Past verb forms (simple & continuous)

Adverbs of time (yesterday, last, ago)

Can for present abilities

Could for past abilities

Will for future events

Conjunctions (and, but, too, because, so, then, when)

Ensino Fundamental 2:

Veja abaixo os conteúdos referentes às avaliações de Leitura, Produção de Texto, Matemática, Inglês e Espanhol para candidatos ao Ensino Fundamental 2

6° Ano

Leitura e Produção de Texto

Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

Selecionar procedimentos de leitura adequados.

lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;

identifica informações explícitas no texto;

infere uma informação implícita no texto;

identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;

explica o conflito gerador do enredo;

infere o sentido de uma palavra ou expressão;

estabelece relação entre partes e elementos do texto;

estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;

identifica efeitos de humor em textos variados;

estabelece relações entre textos diversos;

interpreta com base no texto;

interpreta textos em histórias em quadrinhos;

identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;

compreende o enunciado das questões.

Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

emprega letra cursiva legível;

utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;

apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;

segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;

emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;

marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);

descreve imagens;

atende ao gênero de texto proposto;

mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;

utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;

grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;

emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).

Matemática

Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):

elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;

elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;

verifica a compatibilidade do resultado encontrado;

escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.

Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):

lê, escreve e compara números naturais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;

apresenta precisão nos cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais;

resolve problemas envolvendo relações proporcionais;

representa graficamente frações e situações-problema envolvendo números racionais;

resolve problemas envolvendo cálculo de fração de quantidade.

Inglês (somente para candidatos do Programa Bilíngue)

The learner CAN…

Infer the spelling of short unfamiliar words, such as proper names and addresses;

Answer direct questions, using complete answers, about a text or audio program;

Predict expressions to complete dialogues and fill in information gaps;

Infer meaning from context;

Identify personal problems, both simple and related to school life, and make suggestions accordingly;

Read short texts for the gist or spot specific information;

Produce, both orally and in writing, reasonable stretches of language to describe people’s personality traits;

Narrate simple events using time and sequencing expressions: I was climbing when I fell off the tree. / I bought a blue T-shirt when I went to the countryside.

Describe simple possible conditions and their consequences: If I eat healthy food, I will be ready for the sports competition.

Share personal experiences: I have studied here since 2018. / I have never visited an African country. / My mother has already flown a helicopter.

Make future predictions based on evidence or by simply guessing: Next week, I am going to be very busy. / In the future, we will drive around in flying cars.

Write short descriptive paragraphs, following guidelines and respecting word limits.

Topics

School places, subjects and timetables

Occupations

Free time activities

Entertainment (TV, cinema and music)

Life experiences

Adventures

Countries and celebrations

Clothes and materials

Numbers 1 – 1000

Structures

Telling the time

Present simple and continuous

Comparatives and superlatives

Past simple and continuous

Plans, intentions and predictions: going to

Predictions: will

Present perfect with for, since, still, just, already, ever, never

Relative clauses with that

Can for present abilities

Could for past abilities

Should for simple advice and suggestions

Countable and uncountable nouns

Prepositions of place (behind, between, next to, opposite)

Imperative verbs for directions

Espanhol (somente para candidatos do Programa Bilíngue)

En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 6° año debe:

Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive y familia;

Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;

Leer y escribir textos breves de carácter personal;

Comunicarse en interacciones sociales breves y habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos.

Contenidos

Funcionales y comunicativos:

Presentación personal

Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase

Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo

La rutina: estudio y actividades de tiempo libre

Descripción del espacio público

Gustos y preferencias

Lexicales:

Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares

Países hispanohablantes y nacionalidades

Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad

El espacio público y establecimientos

Los días de la semana

Gramaticales:

Pronombres sujeto

Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad

Artículos y contracciones

Numerales

Usos y morfología del Presente de Indicativo

Posición pronominal: pronombres reflexivos

Género y número de sustantivos y adjetivos

Operadores argumentativos de causa

Uso de la locución mientras que

Uso del verbo gustar

7° Ano

Leitura e Produção de Texto

Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;

identifica informações explícitas no texto;

infere uma informação implícita no texto;

identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;

explica o conflito gerador do enredo;

infere o sentido de uma palavra ou expressão;

estreconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);

estabelece relação entre partes e elementos do texto;

estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;

identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);

identifica efeitos de humor em textos variados;

estabelece relações entre textos diversos;

interpreta com base no texto;

interpreta textos em histórias em quadrinhos;

compreende o enunciado das questões.

Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

emprega letra cursiva legível;

utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;

apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;

segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;

emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;

marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);

descreve imagens;

atende ao gênero de texto proposto;

mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;

utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;

grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;

emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).

Matemática

Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):

elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;

elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;

verifica a compatibilidade do resultado encontrado;

escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.

Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):

lê, escreve e compara números racionais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;

relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;

resolve operações envolvendo números naturais;

resolve adição, subtração e multiplicação envolvendo números racionais positivos;

resolve problemas envolvendo relações proporcionais;

resolve problemas envolvendo frações e porcentagens, por meio de diferentes recursos (representações gráficas e operações).

Inglês (somente para candidatos do Programa Bilíngue)

The learner CAN…

Speak intelligibly, with some control of phonological features such as word stress and individual sounds;

Name and identify time, day and dates on written and spoken messages;

Describe people’s appearance, personality traits and the position of objects in a picture;

Fill in a form with personal information;

Make suggestions and invitations;

Listen attentively to audio/video recordings to answer questions;

Infer meaning from context;

Read abridged or graded texts for the gist or to spot specific information;

Write coherent and cohesive texts of approximately 120 words.

Topics

Family and friends

School subjects, people and places

Occupations and professions

Appearance and personality traits

Clothes

Food

Travel and transport

Life experiences

The future

Sports

Lexical Structures

Invitations and offers: Would you like…? / Let’s…! / How about you? / Shall we…?

Prepositional phrases + verb –ing (be, fond of, be keen on)

Prepositions of time: in, on, at

Time expressions: ago, when, while, until, last (week, year, century), before/after, as soon as, by (+ past perfect), already, yesterday

Quantifiers: a/an, a lot of, many, much, some

Linkers: because, however, as well, also, too

Grammar Structures

Sentence word order: subject + verb + direct object

Verb to be

Has/have got

Present simple

Enjoy, like, love, hate + nouns & verbs –ing

Comparative and Superlative: regular and irregular forms

Past simple and continuous

Used to for past habits

Plans, intentions and predictions: going to

Predictions: will

First conditional

Present perfect with for, since, still, just, yet, already, ever, never

Espanhol (somente para candidatos do Programa Bilíngue)

En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 7° año debe:

Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive, familia, transportes, viajes y alimentación;

Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;

Describir escenas;

Leer y escribir textos breves de carácter personal;

Comunicarse en interacciones sociales habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos

Contenidos

Funcionales y comunicativos:

Presentación personal

Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase

Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo

La rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre

Instrucciones de una receta

Gustos y preferencias

Descripción de costumbres alimentarias

Descripción del espacio público

Descripción de paisajes

Descripción de vestimentas

Lexicales:

Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares

Países hispanohablantes y nacionalidades

Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad

Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad

El espacio público y establecimientos

Los días de la semana

Los alimentos

Los animales

Los paisajes

Los colores

Los deportes

Prendas de vestir

Gramaticales:

Pronombres sujeto

Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad

Artículos y contracciones

Numerales

Usos y morfología del Presente de Indicativo

Verbos reflexivos

Género y número de sustantivos y adjetivos

Operadores argumentativos de causa y consecuencia

Posición pronominal: pronombres reflexivos

Morfología del gerundio

Uso de las locuciones mientras que y en cambio

8° Ano

Leitura e Produção de Texto

Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;

identifica informações explícitas no texto;

infere uma informação implícita no texto;

identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;

explica o conflito gerador do enredo;

infere o sentido de uma palavra ou expressão;

reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);

estabelece relação entre partes e elementos do texto;

estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;

identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);

identifica efeitos de humor em textos variados;

estabelece relações entre textos diversos;

interpreta com base no texto;

interpreta textos em histórias em quadrinhos;

identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;

reconhece, distingue e analisa elementos constituintes do gênero de texto (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);

compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem.

Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

emprega letra cursiva legível;

grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;

emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas);

utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;

apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;

segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;

emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;

marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);

descreve imagens;

mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;

atende ao gênero de texto proposto, distinguindo seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).

Matemática

Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):

elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;

elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;

verifica a compatibilidade do resultado encontrado;

escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.

Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):

relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;

calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais positivos;

calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição e subtração de números racionais positivos e negativos;

resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;

identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema;

resolve equações de primeiro grau.

Inglês (somente para candidatos do Programa Bilíngue)

The learner CAN…

Speak intelligibly, with limited but effective command of phonological features such as word stress, individual sounds and intonation;

Talk about familiar and slightly unfamiliar people, places, situations, as well as life experiences, emotions, special occasions and the future;

Give opinions;

Report statements, questions, commands and requests;

Talk about present and future imaginary conditions;

Listen to audio-visual materials and read longer texts for detailed comprehension, gist and global meaning, as well as speaker’s attitude and opinion;

Demonstrate the ability to infer meaning from context;

Identify and use different patterns to paraphrase very short sentences;

Analyse and plan for writing short communicative messages and opinion and narrative texts;

Write coherent and cohesive paragraphs and texts.

Topics

Life events

Personality

Emotions

Science

Technology

The environment

The news

Advertising

Arts and books

Discoveries and inventions

Jobs and professions

Lexical Structures

Related collocations and phrasal verbs

Chunks to describe large numbers

Verbs + dependent prepositions

Compound nouns

Make and do collocations -ed & -ing adjectives

Prepositional phrases with ‘at’ / ‘by’ / ‘in’ / ‘on’

Linkers: cause + effect / opinion / contrast

Grammar Structures

Verb tenses: present simple / continuous / perfect simple / perfect continuous

Narrative tenses: past simple and continuous / used to / past perfect simple

Pronouns: subject / object / adjective / reflexive

Defining and non-defining relative clauses

Future forms: will / going to / present continuous / present simple

Conditionals: zero / first / second

Reported speech

Passive Voice

Modal verbs: deduction / obligation / prohibition

Espanhol (somente para candidatos do Programa Bilíngue)

En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 8° año debe:

Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive, familia y compras;

Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;

Leer y escribir textos breves y correos electrónicos de carácter personal;

Comunicarse en interacciones sociales breves y habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos

Funcionales y Comunicativos

Presentación personal

Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase

Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo

Variantes de tratamiento

La rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre

Instrucciones de una receta

Gustos y preferencias

Descripción del espacio público

Descripción de la vivenda

Contenidos Lexicales

Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares

Países hispanohablantes y nacionalidades

Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad

El espacio público y establecimientos

Muebles, objetos y partes de una vivienda

Las horas y los días de la semana

Los alimentos

Los animales

Los colores

Los deportes

Descripción física y de personalidad

Estados de ánimo y sensaciones físicas

Partes del cuerpo

Gramaticales

Pronombres sujeto

Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad

Numerales

Artículos y contracciones

Numerales

Usos y morfología del Presente de Indicativo

Verbos reflexivos

Género y número de sustantivos y adjetivos

Operadores argumentativos de causa, consecuencia y finalidad

Usos y morfología del Pretérito Perfecto

Posición pronominal: pronombres reflexivos

9° Ano

Leitura e Produção de Texto

Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;

identifica informações explícitas no texto;

infere uma informação implícita no texto;

identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;

explica o conflito gerador do enredo;

infere o sentido de uma palavra ou expressão;

reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);

estabelece relação entre partes e elementos do texto;

estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;

identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);

identifica efeitos de humor em textos variados;

distingue um fato da opinião relativa a esse fato;

estabelece relações entre textos diversos;

interpreta com base no texto;

interpreta textos em histórias em quadrinhos;

identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;

analisa transformações e outras operações sintáticas, reconhecendo seu efeito expressivo (inversões e deslocamentos; frases declarativas, interrogativas, exclamativas e imperativas; advérbio por locução adverbial; adjetivo por locução adjetiva; masculino/feminino; singular/plural);

reconhece o papel funcional e os valores (semânticos e discursivos) dos elementos na estruturação da sentença (processos: estados, acontecimentos, ações; papéis semânticos: agente, paciente, instrumento, modo, causa);

reconhece, distingue e analisa elementos constituintes do gênero de texto (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);

compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem.

Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

emprega letra cursiva legível;

grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;

emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas);

utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;

utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;

apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;

segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;

emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;

marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);

descreve imagens;

mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;

atende ao gênero de texto proposto, distinguindo seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).

seleciona e relaciona adequadamente informações, argumentos e outros procedimentos de persuasão.

Matemática

Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):

elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;

elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;

verifica a compatibilidade do resultado encontrado;

escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.

Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):

relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;

resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;

calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais positivos;

calcula o valor de potências com base racional e expoente inteiro;

identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema;

resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;

utiliza recursos algébricos para representar e resolver uma situação apresentada;

resolve equações de primeiro grau.

Inglês (somente para candidatos do Programa Bilíngue)

The learner CAN…

Speak intelligibly, with limited but effective command of phonological features such as word stress, individual sounds and intonation;

Narrate an experience (personal or not) while logically sequencing actions and events, and express the feelings that this experience may have given rise to;

Summarize the events of an incident, while sticking to their chronological order;

Convey another person’s statement or question, either by paraphrasing what was said or verbatim, in order to back up a justification or explanation;

Present problems of either personal or wider social interest coherently by providing enough information about its causes and (potential) consequences;

Put forth an opinion or take a stance in relation to an incident or issue (i.e. expressing agreement or disagreement), and support it with logical and concisely expressed justification;

Suggest a solution to a problem and express arguments for that;

Infer meaning from context as well as writer’s/speaker’s attitude and opinion in audiovisual materials and longer texts;

Write short narratives, informal letters/e-mails and short essays.

Topics

Consumerism

Slogans and their targets

Regional idioms

Culture shock

Eating habits

Medicine and vaccines

Literal vs. figurative language.

Lexical Structures

Linkers of addition

Linkers of contrast

Goods and services

Sales and marketing

Seem, look and appear

So and neither

Likely to and expected to

Dwellings and furniture

Health conditions, symptoms and ailments

Unless, as long as and in case for conditionals

Wish and if only

Feel, have and be

Grammar Structures

Causative have

Relative pronouns

Prepositional relative clauses

Noun suffixes: -full, -ment, -ion, -ity, -er, -or, -hood, -ism, -ist, -ness

Noun prefixes: anti-, dis-, in-, co-, extra-, fore-, mis-, mono-, bi-

Adjective suffixes: -y, -less, -able, -ible, -ful, -ish

Indirect questions

Participle clauses

Espanhol (somente para candidatos do Programa Bilíngue)

En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 9° año debe:

Comprender los principales aspectos de textos orales y escritos sobre temas conocidos, relacionados a estudios, intereses y rutina personal y reaccionar adecuadamente en esos contextos;

Producir textos orales y escritos coherentes sobre temas conocidos o de interés personal, tales como relato de planes y experiencias personales, descripción de acontecimientos, personas y lugares y expresión de opiniones y sentimientos;

Interactuar de forma espontánea y sencilla y mantener conversaciones sobre temas cotidianos

Funcionales y Comunicativos

Presentación personal y de personas del entorno

Interacciones cotidianas de clase

Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo

Variantes de tratamiento: registros formal e informal

Descripción de la rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre

Expresión de gustos, preferencias y opiniones

Relato de experiencias personales y acontecimientos del pasado

Comparación de características de distintas épocas

Contenidos Lexicales

Espacio público y establecimientos

Las horas, los días de la semana y los meses

Estaciones del año y tiempo atmosférico

Viajes: alojamiento, actividades, atracciones, transporte

Estados de ánimo y sensaciones físicas

Ropas, calzados y complementos

Actividades de ócio

Gramaticales

Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación

Artículos y contracciones

Numerales

Morfología y usos del Presente de Indicativo

Morfología y usos de los pretéritos Perfecto, Imperfecto, Pluscuamperfecto e Indefinido del Indicativo

Verbos reflexivos y posición pronominal

Operadores argumentativos causales, consecutivos, finales, temporales, adversativos y concesivos

Conteúdo Programático - Ensino Médio

As avaliações diagnósticas visam conhecer o estágio do desenvolvimento do(a) estudante em relação aos conteúdos listados a seguir.

1° Ano - Ensino Médio

Leitura:

Selecionar procedimentos de leitura adequados.

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Localizar informações explícitas em um texto.

Inferir uma informação implícita em um texto.

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.

Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.

Identificar o tema de um texto.

Identificar a tese de um texto argumentativo.

Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).

Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).

Estabelecer relações entre textos.

Produção de texto:

Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).

Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.

Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.

Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.

Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.

Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.

Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para a continuidade do texto.

Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.

Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.

Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.

Números:

Resolução de situações-problema envolvendo uma ou mais operações entre números reais.

Cálculo e simplificação de radicais.

Resolução de problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.

Cálculo percentual.

Noções de probabilidade de ocorrência de eventos simples.

Produtos notáveis.

Fatoração.

Resolução de equações e sistemas de equações de 1º grau.

Resolução de situações-problema envolvendo equações de 1º grau.

Geometria e medidas:

Propriedades angulares: soma dos ângulos internos de polígono, ângulos opostos pelo vértice, suplementares e complementares.

Polígonos: classificação, propriedades, áreas e perímetros.

Circunferências e círculos; perímetro e área.

Semelhança de triângulos.

Unidades de medida de diferentes grandezas: volume, massa, tempo, comprimento e área.

Relações entre medidas de grandezas expressas por razões entre outras duas: velocidade, densidade etc.

Noções de estatística:

Leitura, construção e interpretação de gráficos de setores, de barras e de segmentos.

Cálculo e interpretação do valor médio de um conjunto de dados.

Reading:

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Identificar ideias principais e localizar informações explícitas em um texto.

Responder às perguntas sobre informações explícitas em textos.

Inferir uma informação implícita em um texto.

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Reconhecer diferentes pontos de vista em um texto.

Interpretar informações contidas em elementos visuais ou gráficos.

Estabelecer relação de causa e efeito entre eventos de um texto.

Identificar evidências de parcialidade e credibilidade da fonte.

Writing:

Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.

Produzir texto narrativo, expositivo ou argumentativo, considerando seu conteúdo temático, sua organização textual e estilo.

Justificar ou defender sua tese ou opinião, oferecendo argumentos para sustentá-la.

Manter a coerência textual no desenvolvimento do texto.

Utilizar corretamente as estruturas gramaticais e vocabulário, incluindo ortografia.

Speaking:

Assumir uma posição e usar evidências para defendê-la.

Apresentar maneiras de resolver um problema.

Explicar uma sequência de processos ou eventos.

Apresentar hipóteses.

Comparar pontos de vista.

2° Ano - Ensino Médio

Língua Portuguesa

Leitura:

Selecionar procedimentos de leitura adequados.

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Localizar informações explícitas em um texto.

Inferir uma informação implícita em um texto.

Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.

Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.

Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.

Identificar o tema de um texto.

Identificar a tese de um texto argumentativo.

Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).

Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).

Estabelecer relações entre textos e entre linguagens artísticas.

Produção de texto:

Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).

Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.

Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.

Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada, levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.

Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.

Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.

Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para sua continuidade.

Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.

Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.

Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.

Conteúdo específico:

Linguagem e língua.

Variedades linguísticas.

Teoria da comunicação e funções da linguagem.

Denotação/conotação.

Estrutura e formação de palavras.

Noções de fonologia: fonemas, vogal, semivogal, dígrafo etc.

Gêneros literários: épico, lírico e dramático.

Escolas literárias − contexto de produção, temas, recursos expressivos e expoentes: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Quinhentismo.

Matemática

Números e Funções:

Funções de 1º e de 2º grau: gráficos, raízes, propriedades.

Resolução de situações-problema envolvendo funções de 1º e de 2º grau.

Funções definidas por partes.

Função exponencial.

Logaritmos: definição e propriedades.

Resolução de problemas envolvendo funções logarítmicas e/ou exponenciais.

Progressões aritmética e geométrica.

Juros simples e juros compostos.

Geometria/Trigonometria:

Relações métricas nos triângulos retângulos, teorema de Pitágoras.

Razões trigonométricas nos triângulos retângulos.

Resolução de triângulos quaisquer, lei dos senos e lei dos cossenos.

Inscrição e circunscrição de polígonos regulares.

Inglês

Reading Comprehension:

Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Localizar informações explícitas em um texto.

Inferir uma informação implícita em um texto.

Identificar o tema de um texto.

Writing:

Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.

Atender ao gênero de texto proposto (organização textual e registro).

Manter a coerência textual no desenvolvimento do texto.

Utilizar corretamente as estruturas gramaticais e vocabulário, incluindo ortografia.

Use of English:

Verb Tenses:

  • Present Tenses: Simple Present, Present Continuous.
  • Future Tenses: will, going to, Present Continuous as Future.
  • Past Tenses: Simple Past, Past Continuous.
  • Perfect Tenses: Present Perfect, Present Perfect Continuous, Past Perfect, Past Perfect Continuous.
  • Modal Verbs.
  • Be used to/get used to.
  • Passive Voice: Present and Past; Causative Form.
  • Verbs and prepositions followed by gerund.

    Phrasal Verbs.

    Indefinite Pronouns.

    Adjectives: Comparative and Superlative Forms.

    Conditionals: First, Second and Third.

    Reported Speech.

    Prepositions.

    Question Tags.

    3° Ano - Ensino Médio

    Língua Portuguesa

    Leitura:

    Selecionar procedimentos de leitura adequados.

    Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

    Localizar informações explícitas em um texto.

    Inferir uma informação implícita em um texto.

    Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.

    Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

    Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.

    Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

    Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.

    Identificar o tema de um texto.

    Identificar a tese de um texto argumentativo.