EDUCAçãO INFANTIL

Objetivos Gerais

A infância é um período importante da vida. É nessa etapa de desenvolvimento que a criança começa a formar sua identidade.

Como todo ser humano, a criança é um sujeito social e histórico, ou seja, faz parte de uma organização familiar, está inserida em uma sociedade, dentro de determinada cultura, situada em um momento histórico específico. A criança, ao mesmo tempo que é marcada pelo meio social em que está inserida, também o marca. Ela tem sua família como um ponto de referência forte, apesar da variedade de interações sociais que estabelece com o meio.

Dos 2 aos 5 anos, as crianças possuem uma natureza ímpar: sentem e pensam o mundo de uma maneira bastante particular. Por meio das interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhes são próximas e com o ambiente ao seu redor, buscam compreender o mundo em que vivem e as relações que se estabelecem para, assim, sanar suas dúvidas e necessidades.

A Educação Infantil tem um papel muito importante nessa etapa do desenvolvimento emocional, intelectual e social da criança.

Aprender a ser, a conviver e a fazer configura, na Educação Infantil, a matéria-prima do trabalho diário da criança com as diferentes áreas do conhecimento: Linguagem Verbal e Não Verbal, Educação do Movimento e Artes Plásticas, Conhecimento Lógico-matemático e da Natureza e Sociedade – tudo isso num contexto lúdico e prazeroso.

A criança se desenvolve, também, brincando. Por meio da interação que ocorre durante as atividades propostas, ela organiza suas percepções e pensamentos.

Na Móbile, atuamos para que as crianças sejam efetivamente agentes produtores de cultura. Elas se sentem irresistivelmente atraídas por atividades que as façam pensar, buscar soluções, elaborar respostas, estabelecer novas relações. Dessa forma, constroem seu próprio conhecimento, inserido num conhecimento ainda maior.

Partimos da premissa de que elas precisam criar, recriar, construir e desconstruir, ter acesso a uma grande variedade de materiais estruturados (brinquedos, livros, jornais, revistas, jogos, entre outros) e não estruturados (tecidos, blocos de madeira, caixas, pedras etc.) para que se ponham em ação e produzam conhecimento à sua maneira.

É nossa função contribuir para a formação de um cidadão crítico e reflexivo, cognitiva e socialmente. Sendo assim, planejamos diversas situações nas quais a criança, gradativamente, adquire o conhecimento de si e do outro, de modo a integrar-se no grupo social de maneira autônoma. O respeito ao colega e às regras da escola – sempre sustentadas por princípios bastante claros – e a noção de limites são desenvolvidos continuamente por meio de intervenções que levam a criança a compreender a razão da existência das regras sociais, a prever as consequências de seus atos e a agir com independência e responsabilidade.

Por meio de um trabalho coerente e consistente, a Educação Infantil da Móbile contribui para a formação do sujeito e, consequentemente, do cidadão ativo e participante da sociedade, pois transmite valores, princípios e atitudes que são essenciais, proporcionando experiências e interações com o mundo social e físico.

Clique em Currículo.

Educação Infantil
Infantil 2 2 anos*
Infantil 3 3 anos*
Infantil 4 4 anos*
Infantil 5 5 anos*

 

* O aluno deve completar a idade referente ao curso até 30/06.