Assista ao vídeo

1º a 3º ano
4º e 5º
6º a 9º

Despertando o desejo de pertencer

O Ensino Fundamental busca formar cidadãos sem fronteiras, interconectados às múltiplas perspectivas contemporâneas − locais e mundiais − e capazes de compreender o outro e a importância dos valores democráticos.

Dos 6 aos 14 anos, uma série de transformações físicas e psicológicas ocorre nas crianças e nos adolescentes. Nessa importante etapa do desenvolvimento, planejamos vivências que privilegiam a formação de sujeitos sociais, sensíveis à construção de uma identidade coletiva, colaborativa e solidária, por meio da investigação de questões globais e de valores como respeito, justiça e responsabilidade.

Nossos alunos e alunas são estimulados a pensar e a construir soluções para situações-problema a partir do exercício do pensamento crítico, sistêmico e criativo e, também, de habilidades sociais e de comunicação que contribuem para a ampliação e consolidação de vínculos positivos.

Entre o Brasil e o Mundo

Uma língua é como uma ponte: sua aprendizagem é o primeiro passo para a experiência de um mundo sem fronteiras.

Toda língua guarda e cria um universo. Quando se conhece mais de um idioma com profundidade, muitas possibilidades se abrem. Em nosso projeto, o Inglês é a língua escolhida para ser a chave de acesso a outros mundos. Quanto maior o domínio que uma pessoa tem desse idioma, maiores e mais diversas serão suas possibilidades pessoais, acadêmicas e profissionais. Nosso programa bilíngue agrega ao reconhecido e celebrado projeto pedagógico da Móbile uma experiência única de aprendizagem.

Mais do que aprender Inglês, nossas crianças passam, de fato, a aprender em Inglês, uma vez que esse idioma é o meio de instrução de um conjunto de componentes curriculares que são estrategicamente selecionados. Desenvolvemos, portanto − a um só tempo −, importantes competências linguísticas em Inglês e também em Português, para formar pessoas fluentes e proficientes em ambas as línguas.

Nosso processo de alfabetização começa já na Educação Infantil e, mesmo no contexto bilíngue, é intencionalmente realizado - de forma estratégica - em Português, por meio de nossa reconhecida metodologia própria, desenvolvida a partir de inúmeras pesquisas realizadas pela psicóloga, diretora-geral e fundadora da Móbile, Maria Helena Bresser.

Conjugada à aprendizagem dessas duas línguas − essencial à formação de estudantes globais, mas também muito bem preparados(as) para compreender e transformar a realidade brasileira −, a grade horária em período integral do programa bilíngue da Móbile proporciona uma série de experiências importantes para a formação de cidadãos do século XXI, ligadas a diversas áreas do conhecimento.

Entre essas experiências, destaca-se a introdução ao Pensamento Computacional − um componente curricular que, na Educação Infantil, tem o objetivo de desenvolver as bases fundamentais do raciocínio lógico. Nesse contexto, o Pensamento Computacional articula competências importantes, como a decomposição de tarefas, o reconhecimento de padrões e os pensamentos algorítmico e abstrato para auxiliar nossos(as) estudantes na resolução criativa de problemas cada vez mais complexos.

Todas essas experiências garantem a excelência acadêmica e o crescimento socioemocional que, há quase 50 anos, caracterizam nossa proposta de educação.

Conheça alguns dos diferenciais de nosso Ensino Fundamental Programa Bilíngue (Período Integral):

• Ciências da Natureza e Tecnologia

Tatiana Almendra

Direção Pedagógica

Pedagoga e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP

Ao longo de mais de duas décadas de atuação, Tatiana Almendra dialoga com os pilares que sustentam a Móbile: a busca constante pela excelência, a concepção segundo a qual arte, ciência e autonomia moral são fundamentais na formação humana e nas tomadas de decisão e a defesa da democracia, do diálogo e da argumentação como bases para as relações. Tatiana contribuiu decisivamente para a formação da equipe pedagógica da unidade de período integral e para a construção e implementação do projeto pedagógico desse núcleo.

“Que nossos alunos e alunas tenham ferramentas necessárias (cognitivas, interpessoais e intrapessoais) para a construção de seus projetos de vida e que reconheçam o valor do outro nessa construção.”

Tatiana Almendra

Currículo Móvel

Nosso Currículo Móvel expande a formação de nossos alunos e alunas, amplia sua “biblioteca cultural” e contribui para a construção de um projeto de vida ainda mais rico e diversificado.

Os Cursos Opcionais e as Atividades Extracurriculares proporcionam a crianças e adolescentes a oportunidade de compor um percurso de aprendizagem personalizado e singular no contraturno de suas aulas curriculares.

Os diversos cursos e vivências que oferecemos no Currículo Móvel desenvolvem competências importantes, como as relacionadas aos movimentos e ao equilíbrio do corpo, à coordenação motora, à comunicação em diferentes linguagens, à diversidade de interações sociais e à ampliação de vínculos.

Opcionais

Complemente a experiência de seu(sua) filho(a) com cursos e práticas que desenvolvem competências e habilidades que vão da psicomotricidade à expressão artística e ao relacionamento interpessoal, passando pela introdução e pelo aprofundamento em novas tecnologias.

Fundamental 1
Aulas de 1 hora entre 16h30 e 18h00

Fundamental 2
Aulas de 1 hora ou 1h30 entre 15h40 e 17h20

Veja todos

Extracurriculares

Além do currículo em tempo integral oferecido pela Móbile programa bilíngue e dos cursos opcionais, há um conjunto de Atividades Extracurriculares que os alunos e alunas podem realizar e que consistem em variadas vivências oferecidas sem custo adicional.

A Escola Móbile - Programa Bilíngue faz parte da:

Logo Organização das escolas bilíngues

Fundamental