Assista ao vídeo

O que move o conhecimento?

Antes de tudo, a paixão. A mesma paixão que nos leva a formular desafios e a criar soluções para, assim, transformar o mundo em que vivemos em um lugar melhor, possível para todos. Uma escola é um espaço essencialmente coletivo.

Desde 1975, quando foi inaugurada, a Móbile pratica uma educação democrática e plural. Em nosso currículo, integramos diferentes saberes, coordenados por uma equipe pedagógica experiente, dedicada e como não poderia deixar de ser apaixonada e em constante desenvolvimento. Nesse sentido, nós nos orgulhamos das nossas metodologias de ensino-aprendizagem e dos nossos conteúdos didático-pedagógicos autorais de excelência comprovada, que equilibram, com atenção e responsabilidade, tradição e inovação.

Nossa realidade parece, a cada ano, transformar-se mais depressa, e, na Móbile, estamos atentos e preparados para acompanhar essas mudanças. Porque uma escola também é um espaço de juventude de ideias, de conceitos e de estratégias que manifestam o vigor, a curiosidade e a inquietação dessa juventude, essenciais às descobertas e à ampliação do conhecimento. É com essa disposição, amparada em uma sólida base acadêmica, que dialogamos com os avanços e as reinvenções da educação contemporânea.

No diálogo, também encontramos o princípio da relação que estabelecemos com cada estudante. Ao longo de toda a sua trajetória na escola, nossos educadores e educadoras oferecem uma orientação próxima e interessada no desenvolvimento pleno de cada aluno e aluna, tanto em termos acadêmicos como socioemocionais. Acreditamos que essa orientação é fundamental para a formação de pessoas críticas, responsáveis e capazes de elaborar e realizar seus próprios projetos de vida.

Um saber seja ele social, cultural, artístico, científico ou profissional é um produto do conhecimento; mas é um produto que se atualiza com o tempo, como a concepção que uma pessoa tem de si e do mundo e, também, como um móbile. Um móbile, cabe lembrar, é uma escultura cinética. É um objeto feito com movimento; que muda a todo momento, mas que permanece sempre em equilíbrio (dinâmico) e, portanto, em harmonia.

Na Móbile, trabalhamos, junto com toda a nossa comunidade, para despertar a paixão pelo conhecimento por sua concepção, sua aplicação e seu eterno desenvolvimento e para, assim, formar pessoas cada vez mais inquietas, mais realizadas e mais conscientes de suas responsabilidades e potenciais de transformação.

É essa a nossa maneira de construir um mundo melhor, possível para todos.

Escola Móbile - Saber em Movimento

• Missão
  • Visão
  • Valores

Uma história maior que um sonho

Veja como aconteceu a nossa trajetória e quem são as pessoas que nos ajudaram a trilhar nosso caminho

Conheça
1973

O início da história que começou na cabeça e no coração da educadora Maria Helena Bresser.

Nosso primeiro endereço...

Rua Escobar Ortiz, inspirada na ideia de equilíbrio dinâmico presente nas esculturas cinéticas de Alexander Calder (EUA), a Móbile é fundada com duas turmas: Infantil 3 e 4.

Educar é ensinar a mobilizar saberes científicos e artísticos

• A importância do afeto e da emoção
  • Competência gera competência
  • Educação como fator social
  • Educar em um mundo em mudança
  • Nossa missão
  • O aprendizado da autonomia
  • Os quatro pilares que nos sustentam
  • Por que os móbiles nos inspiram?
  • Respeito à diversidade

Conheça nossos diretores-gerais

A Móbile é construída por pessoas com diferentes trajetórias de vida, visões de mundo e experiências acadêmicas e que são responsáveis por um projeto pedagógico humano, pático e contemporâneo.

Projeto Antiracista

Entender o mundo contemporâneo de maneira crítica, construir uma sociedade pautada na cidadania, na ética e no pertencimento, em que todos sejam bem-vindos(as), desejados(as), valorizados(as) e seguros(as), são objetivos importantesdo projeto educacional da nossa Escola há quase 50 anos.

A Escola Móbile é uma instituição que valoriza a pluralidade, por isso, desde 2021, tem ampliado de maneira significativa formações e ações Para uma Móbile Antirracista, apoiadas no desejo de construir uma comunidade inclusiva ecumprindo a Lei 10.639/03 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que versa sobre a necessidade de incluir nos currículos escolares da educacao basica as relações étnico-raciais e o ensino da história e cultura dos africanos e afro-brasileiros.

Esta frente de trabalho acontece em conjunto com a sua equipe de educadores(as), parceiros(as) da Móbile e com a comunidade escolar. Assumimos, assim, a nossa responsabilidade na educação antirracista como um objetivo coletivo, organizado em três pilares interconectados, de ações pedagógicas e educacionais:

• Letramento Racial
  • Letramento Literário