Saiba como a Móbile pode contribuir para o projeto de vida de seu(sua) filho(a).
Consulte nossa equipe para saber a disponibilidade de vagas para 2026.
Consulte nossa equipe de admissões para ingresso no decorrer do ano letivo.
Join the virtual meeting and schedule an educational meeting or visit.
Formalize your intention to enroll by filling out the Application Form.
O critério para o ingresso nessas séries é a ordem de entrega da manifestação de interesse.
O critério para o ingresso nessas séries é a ordem de entrega da manifestação de interesse. As crianças participam, ainda, de uma vivência não classificatória.
Após a participação em vivências ou avaliações, os(as) estudantes são chamados para iniciar a matrícula.
Formalize your child's admission to Móbile.
Access our platform to follow the progress of your child's enrollment process.
“A Móbile contribuiu para a pessoa que me formei em diversos aspectos. No acadêmico, me deu os fundamentos para fazer um curso muito puxado, de Física Molecular, na USP. De uma forma mais ampla, me fez sempre acompanhar o que está acontecendo no mundo. Pessoalmente, tenho grandes amizades e vivi os primeiros amores na escola”.
“Na Móbile eu me formei como um ser pensante, com autonomia e responsabilidade para desenvolver uma ideia e tocar um projeto. Carrego, com carinho, memórias das trocas e conversas que tive com professores e coordenadores dos tempos de escola”.
"Estudando na Móbile desde pequeno, fui incentivado a refletir sobre as questões do mundo e a pensar criativamente, ao mesmo tempo que tive uma formação acadêmica das mais sólidas. Consigo ver com clareza como várias sementes do que faço como economista e pesquisador foram plantadas na escola. No Ensino Médio, por exemplo, desenvolvi uma pesquisa de iniciação científica que despertou meu interesse pela questão das desigualdades raciais. O tema ocupa hoje uma parte importante da minha agenda de investigação no MIT."
“A escola é demais! Os professores batem sempre na tecla de nos formar para além do acadêmico, para que possamos enxergar as pessoas à nossa volta, buscando pensar que mudança eu posso deixar para o outro, a fim de que esse lugar possa se tornar um espaço melhor, em que eu acredito.”
Yes. Ask us about the grades in which there are still vacancies. Enrollment in the middle of the school year, not necessarily in August, occurs frequently in kindergarten and the early years of elementary school.
Móbile welcomes students from Early Year 2 in its Regular Program and from Early Year 4 in the Bilingual Program. The table below shows the minimum age for entry into each grade from Early Years to 1st grade:
For the other grades – from the 2nd to the 9th year of Primary School and from the 1st to the 3rd year of High School – the student will continue their studies according to the documentation registered with the Department of Education.
For this reason, when pre-registering, you will be asked to provide a School Statement or Transfer Statement, so that we can check the student's age-grade suitability and transcript. For students who have graduated from international institutions, admission will be analyzed on a case-by-case basis.
Não. As vagas são distribuídas por ordem de chegada, ou seja, pelo envio da ficha de Manifestação de Interesse por uma vaga. Para preencher esse documento, você deve ter feito sua inscrição em nosso Processo de Ingresso e participado de uma reunião de apresentação da Móbile. Clique aqui para se inscrever no Processo de Ingresso 2025.
Yes. Siblings of students currently studying at Móbile, as well as children of staff and advisors, have preference in admission when places are available. To do so, they must fill out the application form by the deadline set in an internal communication (in May 2025).
Yes, we schedule experiences so that new students can get to know the school and we can carry out an entrance assessment, which is shared by the coordination team with each student's family. The experiences for 1st and 2nd grade are not qualifying. Only students for whom we have already offered a place participate in them.
These are days when students in grades 3 to 9 of elementary school take diagnostic assessments in Portuguese and mathematics (in the Bilingual Program, also in English). They also get to know the school facilities and interact with other students through games, experiential activities, and group dynamics. The results of this stage are the main classification tool and guide our lists of approved and waiting students for enrollment. At the same time, they help us outline a plan for the best adaptation of the student in our school. There is a fee of R$ 400,00 for participation in the entrance assessments.
A avaliação para ingresso no Ensino Médio da Móbile é composta de instrumentos de Língua Portuguesa (produção de texto e questões discursivas de interpretação de texto) e Matemática. As provas são classificatórias e orientam nossas listas de aprovados e de espera. As avaliações contemplam atividades pedagógicas e de integração conduzidas pelos educadores da Móbile. Há uma taxa de R$ 400,00 reais para a participação nas avaliações de ingresso.
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
diferencia letra, sílaba e palavra;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifies the elements that build a narrative: characters, space, narrator and plot;
identifica o conflito gerador do enredo;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
interpreta com base no texto;
Related to the procedure of text production, it will be observed if the student:
emprega letra cursiva legível;
recognizes the word as a sound unity that is between two spaces, this way, avoiding possible juxtapositions/blended words;
explora a pontuação final em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Related to problem resolution procedures, it will be observed if the student:
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
registra o raciocínio realizado;
writes coherent final answers with the requested problem.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;
resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais;
calcula precisamente adições envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;
calcula precisamente subtrações sem trocas envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.
The learner CAN…
Recognize the letters of the alphabet in English;
Spell her/his name and simple words: school subjects, family members, colors, likes and dislikes, places in a school;
Unscramble letters to form words
Use simple sentences to ask and answer simple questions: This is a chair. / How old are you? / I am six (years old).
Answer simple, direct questions about an image;
Respond to classroom instructions accordingly: Read the text and circle the correct image. / Answer the questions;
Use very short sentences to describe familiar situations: This is my mother. / I like bananas. / I like dancing. / I am wearing glasses. / I can play outside. / There are four people in my family. / It is raining;
Read and understand short texts with visual support.
Label a picture using words and short sentences.
Topics
Name and age
Cardinal numbers
Months of the year
Likes and dislikes
Sports and physical activities
School activities and subjects
Family members
Structures
Be and have for simple descriptions
Can for abilities
There is / are
Basic pronouns
Basic present verb forms
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifies the elements that build a narrative: characters, space, narrator and plot;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
interpreta com base no texto;
identifica o discurso direto;
compreende o enunciado das questões.
Related to the procedure of text production, it will be observed if the student:
emprega letra cursiva legível;
recognizes the word as a sound unity that is between two spaces, this way, avoiding possible juxtapositions/blended words;
explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o texto em parágrafo;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
registra todas as etapas de sua resolução;
writes coherent final answers with the requested problem.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;
resolve problemas envolvendo decomposição e operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;
relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;
resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão;
calcula precisamente adições e subtrações envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;
calcula precisamente multiplicações por meio do algoritmo usual quando o segundo fator possui apenas um algarismo.
The learner CAN…
Unscramble letters to form words in English;
Read and understand simple texts with little visual support;
Answer simple, direct questions with complete answers about a text;
Answer simple, direct questions about an image;
Produce simple sentences to talk about himself/herself: I have (got) a dog. / My mothers name is Anna. / My favorite school subject is Science. / I like (playing) soccer. / I live in a house with my parents and sister.
Produce simple sentences to describe a scene: The computer is next to the lamp. / This is a television. / There is a dog and a cat in the yard. / These books are blue. / She is bouncing the ball.
Label a picture using short sentences.
Topics
Name and age
Cardinal numbers
Months of the year
Likes and dislikes
Hobbies
Hobbies
Sports and physical activities
School activities and subjects
Family members
Structures
Be and have for simple descriptions
Can for abilities
Determiners (a, an, the, some)
There is/are for simple descriptions
Have (got) for possession
Personal and possessive pronouns
Present verb forms (simple & continuous)
Conjunctions (and, but, so)
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifies the elements that build a narrative: characters, space, narrator and plot;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
reconhece o efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
estabelece relações entre textos diversos;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
interpreta com base no texto;
identifica o discurso direto;
compreende o enunciado das questões.
Related to the procedure of text production, it will be observed if the student:
emprega letra cursiva legível;
recognizes the word as a sound unity that is between two spaces, this way, avoiding possible juxtapositions/blended words;
explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o texto em parágrafo;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas).
Related to problem resolution procedures, it will be observed if the student:
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro organizado contendo todas as etapas de resolução do problema;
writes coherent final answers with the requested problem.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a classe do milhão;
identifica a quantidade total de unidades, dezenas, centenas etc. de um número (relações de inclusão);
resolve problemas envolvendo operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;
relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;
calcula precisamente adições, subtrações, multiplicações e divisões envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.
The learner CAN…
Spell words more accurately and promptly;
Answer simple, direct questions with complete answers about a text;
Complete a text with the correct missing words;
Infer meaning of unknown words or chunks from context;
Write very short descriptive paragraphs involving close people, events, and/or familiar situations.
Topics
Name and age
Cardinal numbers
Months of the year
Likes and dislikes
Hobbies
Sports and physical activities
School activities and subjects
Family members
Structures
Verb to be
Like, enjoy, hate + noun/gerund
Adjective word order
Comparative degree of adjectives
Have (got) for descriptions
Demonstrative, personal and possessive pronouns
Present verb forms (simple & continuous)
Adverbs of time (yesterday, last, ago)
Can for present abilities
Could for past abilities
Will for future events
Conjunctions (and, but, too, because, so, then, when)
Veja abaixo os conteúdos referentes às avaliações de Leitura, Produção de Texto, Matemática e Inglês para candidatos ao Ensino Fundamental 2
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
localiza informações explícitas no texto
infere informações implícitas no texto;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
interpreta com base no texto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números naturais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
apresenta precisão nos cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais;
resolve problemas envolvendo relações proporcionais;
representa graficamente frações e situações-problema envolvendo números racionais;
resolve problemas envolvendo cálculo de fração de quantidade.
Can-Do Descriptors (Skills Assessed)
By completing this task, the student should be able to:
Introduce themselves in writing.
Produce simple and brief descriptions in writing.
Write a sequence narrative.
Express personal opinions (like/dislike with reasons).
Identify something interesting or difficult and explain why.
Use basic punctuation and capitalization accurately.
Topics Involved
1. Personal information
◦ Name, age, and basic self-introduction phrases.
2. School Environment Vocabulary
◦ Classrooms, playground, library, teachers, students, activities.
3. Activities and Actions
◦ Simple verbs for routine actions: see, visit, play, read, write, talk.
4. Likes and Dislikes
◦ Expressing preferences and opinions (I like… because… / I didn’t like…).
5. Interesting/Difficult Experiences
◦ Adjectives and phrases for feelings: fun, interesting, difficult, easy, exciting.
6. Grammar and Language Functions
◦ Present Simple for facts (My name is… / I am… / I like…).
◦ Past Simple (basic) for recounting activities (I saw… / I did…)
◦ Use of connectors: and, or, but, because.
7. Writing Mechanics
◦ Short sentences, correct spelling, basic punctuation, and paragraph flow.
Structures
Telling the time
Present simple and continuous
Comparatives and superlatives
Past simple and continuous
Plans, intentions and predictions: going to
Predictions: will
Present perfect with for, since, still, just, already, ever, never
Relative clauses with that
Can for present abilities
Could for past abilities
Should for simple advice and suggestions
Countable and uncountable nouns
Prepositions of place (behind, between, next to, opposite)
Imperative verbs for directions
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
localiza informações explícitas no texto;
infere informações implícitas no texto;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
interpreta com base no texto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números racionais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
resolve operações envolvendo números naturais;
resolve adição, subtração e multiplicação envolvendo números racionais positivos;
resolve problemas envolvendo relações proporcionais;
resolve problemas envolvendo frações e porcentagens por meio de diferentes recursos (representações gráficas e operações).
Can-Do Descriptors (Skills Assessed)
By completing this task, the student should be able to:
Introduce themselves briefly in a written text.
Produce a description in writing using appropriate verbs.
Express preferences and justify their choices.
Identify and explain a challenge.
State motivation and provide reasons.
Organize ideas logically into a coherent short text.
Use appropriate vocabulary related to school and activities.
Write using clear sentences, correct spelling, punctuation, and capitalization.
Topics involved
1. Personal Information
◦ Basic self-reference (about me).
2. School Environment and Activities Vocabulary
◦ Terms for different spaces (classroom, lab, playground, library) and activities (experiment, group work, reading, sports)
3. Expressing Preferences and Reasons
◦ Phrases like: My favorite activity was… because…
◦ Justifying opinions clearly.
4. Challenges and Difficulties
◦ Describing something hard and explaining why (It was difficult because…).
5. Future Intentions / Motivation
◦ Expressing interest in studying at the school (I want to study here because…).
6. Grammar and Language Functions
◦ Past Simple for recounting the day (I did, I saw, I participated).
◦ Expressing opinions and reasons with connectors (because, and, but, however, that is why).
◦ Basic future/purpose expressions (I want to study here to…).
7. Writing Mechanics
◦ Sequencing ideas logically (First… Then… After that… Finally…).
◦ Proper punctuation, capitalization, and spelling.
Lexical Structures
Invitations and offers: Would you like…? / Let’s…! / How about you? / Shall we…?
Prepositional phrases + verb –ing (be, fond of, be keen on)
Prepositions of time: in, on, at
Time expressions: ago, when, while, until, last (week, year, century), before/after, as soon as, by (+ past perfect), already, yesterday
Quantifiers: a/an, a lot of, many, much, some
Linkers: because, however, as well, also, too
Grammar Structures
Sentence word order: subject + verb + direct object
Verb to be
Has/have got
Present simple
Enjoy, like, love, hate + nouns & verbs –ing
Comparative and Superlative: regular and irregular forms
Past simple and continuous
Used to for past habits
Plans, intentions and predictions: going to
Predictions: will
First conditional
Present perfect with for, since, still, just, yet, already, ever, never
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
localiza informações explícitas no texto;
infere informações implícitas no texto;
infere o sentido de palavras ou expressões;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas);
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais positivos;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição e subtração de números racionais positivos;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema.
Can-Do Descriptors (Skills Assessed)
By completing this task, the student should be able to:
Write a structured text with an introduction, body, and conclusion.
Describe key experiences using past tense verbs and vivid details.
Identify and explain challenges, including how they handled them.
Express opinions and personal reflections.
Communicate future expectations and goals in a clear and organized manner.
Use linking words and cohesive devices (first, then, because, however, therefore, finally, at last.)
Demonstrate control of grammar and spelling, particularly:
◦ Past simple and past continuous for recounting the day.
◦ Present simple for opinions.
◦ Future or modal verbs for goals (I hope to, I want to, I will, I intend, I might, I may).
Employ topic-specific vocabulary (school life, activities, personal goals).
Topics involved
1. Recounting Experiences
◦ Past tenses (visited, was visiting, participated, was participating, learned, was learning).
◦ Details about activities, spaces, or interactions.
2. Memorable Moments
◦ Vocabulary for emotions and impressions (exciting, impressed, surprising, fun, interesting).
3. Challenges and Solutions
◦ Expressing difficulty (It was hard to…, I struggled with…) and strategies (I asked for help, I tried again).
4. Expressing Opinions
◦ Expressing uniqueness (What makes it special or different…).
◦ Using opinion markers (I believe / In my opinion, / What impressed me was…).
5. Expectations and Goals
◦ Future-oriented language (If I become a student, I want to… / I expect to learn…).
◦ Personal objectives (improve my English, make new friends, join clubs).
6. Text Structure and Cohesion
◦ Introductory sentence
◦ Logical sequencing of ideas
◦ Conclusion
7. Language Focus
◦ Past Simple & Past Continuous for recounting events.
◦ Present Simple for opinions.
◦ Future expressions for goals (will, going to, would like to).
◦ Connectors (because, however, therefore).
Lexical Structures
Related collocations and phrasal verbs
Chunks to describe large numbers
Verbs + dependent prepositions
Compound nouns
Make and do collocations -ed & -ing adjectives
Prepositional phrases with ‘at’ / ‘by’ / ‘in’ / ‘on’
Linkers: cause + effect / opinion / contrast
Grammar Structures
Verb tenses: present simple / continuous / perfect simple / perfect continuous
Narrative tenses: past simple and continuous / used to / past perfect simple
Pronouns: subject / object / adjective / reflexive
Defining and non-defining relative clauses
Future forms: will / going to / present continuous / present simple
Conditionals: zero / first / second
Reported speech
Passive Voice
Modal verbs: deduction / obligation / prohibition
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
localiza informações explícitas no texto;
infere informações implícitas no texto;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais;
calcula o valor de potências com base racional e expoente natural;
identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
utiliza recursos algébricos para representar e resolver uma situação apresentada;
resolve equações de primeiro grau.
Can-Do Descriptors (Skills Assessed)
By completing this task, the student should be able to:
Describe an experience.
Explain what makes something special based on observation.
Narrate challenges and detail a possible course of action towards a solution.
Write detailed descriptions using appropriate descriptive language.
Share personal reflections.
Write about personal goals and expectations for the future.
Use a range of past tenses accurately to talk about experiences and actions.
Use future forms to express expectations and ambitions (I will, I hope to).
Structure the text into an introduction, body, and conclusion.
Use linking words to connect ideas logically (because, although, however, therefore, first, then, furthermore, at last, finally, in conclusion).
Topics involved
Personal Experience
School Features
Challenges and Solutions
Self-Discovery
Future Goals
Lexical Structures
Linkers of addition
Linkers of contrast
Goods and services
Sales and marketing
Seem, look and appear
So and neither
Likely to and expected to
Dwellings and furniture
Health conditions, symptoms and ailments
Unless, as long as and in case for conditionals
Wish and if only
Feel, have and be
Grammar Structures
Causative have
Relative pronouns
Prepositional relative clauses
Noun suffixes: -full, -ment, -ion, -ity, -er, -or, -hood, -ism, -ist, -ness
Noun prefixes: anti-, dis-, in-, co-, extra-, fore-, mis-, mono-, bi-
Adjective suffixes: -y, -less, -able, -ible, -ful, -ish
Indirect questions
Participle clauses
As avaliações diagnósticas visam conhecer o estágio do desenvolvimento do(a) estudante em relação aos conteúdos listados a seguir.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para a continuidade do texto.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Resolução de situações-problema envolvendo uma ou mais operações entre números reais.
Cálculo e simplificação de radicais.
Resolução de problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.
Cálculo percentual.
Noções de probabilidade de ocorrência de eventos simples.
Produtos notáveis.
Fatoração.
Resolução de equações e sistemas de equações de 1º grau.
Resolução de situações-problema envolvendo equações de 1º grau.
Resolução de situações-problema envolvendo equações de 2º grau.
Propriedades angulares: soma dos ângulos internos de polígono, ângulos opostos pelo vértice, suplementares e complementares.
Polígonos: classificação, propriedades, áreas e perímetros.
Circunferências e círculos; perímetro e área.
Semelhança de triângulos.
Unidades de medida de diferentes grandezas: volume, massa, tempo, comprimento e área.
Relações entre medidas de grandezas expressas por razões entre outras duas: velocidade, densidade etc.
Leitura, construção e interpretação de gráficos de setores, de barras e de segmentos.
Cálculo e interpretação do valor médio de um conjunto de dados.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos e entre linguagens artísticas.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada, levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para sua continuidade.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Linguagem e língua.
Variedades linguísticas.
Teoria da comunicação e funções da linguagem (Jakobson).
Denotação/conotação.
Estrutura e formação de palavras.
Noções de fonologia: fonemas, vogal, semivogal, dígrafo etc.
Gêneros literários: épico, lírico e dramático.
Escolas literárias − contexto de produção, temas, recursos expressivos e expoentes: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Quinhentismo.
Além do conteúdo programático para candidatos(as) ao 1° ano, os(as) candidatos(as) ao 2° ano devem saber:
Funções de 1º e de 2º grau: gráficos, raízes, propriedades.
Resolução de situações-problema envolvendo funções de 1º e de 2º grau.
Funções definidas por partes.
Função exponencial.
Logaritmos: definição e propriedades.
Resolução de problemas envolvendo funções logarítmicas e/ou exponenciais.
Progressões aritmética e geométrica.
Juros simples e juros compostos.
Relações métricas nos triângulos retângulos, teorema de Pitágoras.
Razões trigonométricas nos triângulos retângulos.
Resolução de triângulos quaisquer, lei dos senos e lei dos cossenos.
Inscrição e circunscrição de polígonos regulares.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos e entre linguagens artísticas.
Produzir texto argumentativo, atendendo ao gênero proposto e considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada, levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para sua continuidade.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Linguagem e língua.
Variedades linguísticas.
Teoria da comunicação e funções da linguagem (Jakobson).
Classes de palavras: identificação, flexão e emprego.
Gêneros literários: épico, lírico e dramático.
Escolas literárias − contexto de produção, temas e expoentes: Barroco, Arcadismo, Romantismo e Realismo-Naturalismo.
Além dos conteúdos programáticos para candidatos(as) ao 1° e ao 2° ano, os(as) candidatos(as) ao 3° ano devem saber:
Função logarítmica: definição, propriedades, gráficos, equações e inequações.
Resolução de situações-problema envolvendo funções logarítmicas e/ou exponenciais.
Medida de arcos e ângulos, circunferência trigonométrica.
Funções trigonométricas: seno, cosseno e tangente.
Equações com seno, cosseno e tangente.
Posições relativas entre retas, retas e planos, planos.
Principais poliedros: prismas e pirâmides.
Corpos redondos: cilindros e cones.
Pontos notáveis do triângulo.
Probabilidades: simples, condicional e binomial.
Análise combinatória: casos de agrupamentos.
Triângulo de Pascal e binômio de Newton.
Construção, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e/ou gráficos estatísticos.
Cálculo e interpretação da média, da mediana e da moda de um conjunto de valores discretos.
Cálculo e interpretação de medidas de dispersão: variância e desvio-padrão.
The enrollment process happens in two steps:
Reserva de Vaga - Pagamento, no prazo de 3 dias úteis, de taxa que compõe a anuidade e garante a vaga do(a) estudante após convocação pela equipe de Ingresso.
Matrícula - Será efetivada de forma 100% digital, por meio da Área Exclusiva para famílias Móbile, após confirmação da reserva de vaga.
Neste processo, que deve ser realizado em até 4 dias, solicitamos os seguintes documentos:
• filling in the registration form for the guardians and the student;
• signing the educational services contract;
• a statement that the monthly payments have been paid to the school where the student is studying in 2025;
• document from the school of origin proving the student's schooling;
• copy of ID card with CPF;
• copy of the birth certificate (already requested in the application form);
• face photo of the student (already requested in the application form);
• original school transcript (to be submitted within 30 days of enrollment);
• certificate of completion of elementary school for high school entrants (to be submitted within 30 days of enrollment);
• Report Card or Transcript, with certified translation, for students who have lived abroad or done an exchange program (to be submitted within 30 days of enrollment).
Baixe aqui o PDF com a lista detalhada dos documentos para facilitar sua organização.
Móbile has an original curriculum, constantly updated by its teaching team to reflect the spirit and needs of the times in which we live. We structure our teaching-learning methodologies to develop our students' moral autonomy and intellectual and academic training at the same time. In other words, we promote critical thinking and the ability to engage in dialog with others and the world around us. In the “The school” section, you will find more information about our pedagogical proposal.
It means that, in addition to partners Maria Helena Bresser (founder and pedagogical director) and Daniel Bresser (executive director), Escola Móbile has had a new partner since 2024: the international education group Nord Anglia Education. Like Móbile, Nord Anglia Education's mission is to develop the confidence, resilience, and creativity of its students, who can then—in addition to achieving exceptional academic results—successfully carry out their life projects.
Móbile has a specific protocol for prevention and prompt action in cases of bullying. To access this material, click here.
Most of Móbile's teaching materials, whether digital or physical, are developed by its own teachers, under the supervision of pedagogical coordinators and directors. Móbile values the scientific, technological and artistic knowledge built up by humanity and works significantly with this knowledge through authorial educational content and innovative teaching-learning methodologies, which place the student as the protagonist, experiencing and critically reflecting on their own learning.
There are two curriculum options at Móbile, both very powerful: the Bilingual Program (full-time) and the Regular Program (part-time).
Não. Tanto o Programa Regular quanto o Bilíngue têm como base o currículo autoral da Móbile, em diálogo com o que exige a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira. A experiência de 50 anos da Móbile possibilitou a criação desses dois programas, ambos marcados pela excelência acadêmica. Dessa forma, os(as) alunos(as) e as famílias podem escolher qual desses percursos atende melhor aos seus projetos de vida, tendo a certeza de que os dois programas garantem acesso às melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo depois que os(as) estudantes se formam. Para compreender como se dá a inserção das aprendizagens em inglês e português em nosso Programa Bilíngue, sugerimos a leitura da seção Programa Bilíngue.
A Móbile sugere duas empresas que usualmente oferecem este tipo de serviço às nossas famílias:
Wearing a uniform at Móbile is optional. It is not compulsory because of a simple principle: people should be free to choose how they dress and express themselves in different environments and contexts. If the family chooses to buy a uniform, they can arrange it with the company Texblun: Address: Store 1 – 1126, Manoel da Nóbrega st. – Jardim Paulista; phone numbers: (11) 3051-3252 / 3051-3179 / 3052-1749.
As cantinas, onde os(as) estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental podem adquirir lanches, e os serviços de almoço e lanche, que compõem a rotina no Programa Bilíngue, no Contraturno e no Inglês Móbile (com algumas especificidades de acordo com os cursos), são operados pela Quitanda, nossa parceira.
Fornecedora da Móbile desde 2023, essa empresa oferece uma alimentação diversa, composta de grãos, legumes, frutas e verduras, sem deixar de também incluir, com equilíbrio, outros alimentos apreciados por crianças e adolescentes. Todo o cardápio da Quitanda é elaborado e acompanhado diariamente por nutricionistas. Temos, além disso, cozinhas internas para realizar o preparo das refeições.
We offer dozens of elective courses (for a fee) and extracurricular activities (at no extra cost). We also have an exclusive building for elective Móbile English courses and an after-school space, where we welcome children from 2 to 8 years old, and extend our commitment to ensuring development through play. Find out more about our modalities by browsing the Elective Curriculum menu on our website.
Contact our Admissions Team