Móbile se mantém entre as dez melhores escolas do país

Como é de conhecimento público, no final do 1º semestre, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados relativos à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada pelos alunos em novembro de 2018. O jornal Folha de S. Paulo – entre outros veículos – tabulou esses resultados, excluindo escolas com menos de dez alunos no 3º ano e/ou com menos de 50% do total deles matriculados no 3º ano e participantes da prova. Essa metodologia adotada pelo veículo paulistano segue critério que o MEC adotou em anos anteriores, quando divulgava os microdados por escola. A análise dos resultados do Enem também contemplou instituições com pelo menos 61 estudantes no 3º ano. Segundo a Folha, isso se justifica porque esse grupo se aproximaria mais do universo de escolas brasileiras.

Dentro desses critérios, a Móbile está entre as dez melhores escolas do país em uma lista de 4.612 instituições (77% públicas e 23% particulares). Na cidade e no estado de São Paulo, a Móbile ocupa a segunda posição no ranking, que considera a nota da Parte Objetiva da prova, sem a nota de Redação – na qual a Móbile obteve 874 pontos dos 1000 possíveis.

Por uma decisão interna, em 2018 o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não divulgou para a imprensa dados relativos ao Enem 2017, o que impossibilitou a análise comparativa desses dados. Sobre a divulgação de dados oficiais, consulte matéria do INEP.

Parabenizamos todos os alunos e alunas que realizaram o Enem e seus professores e professoras que tão bem os formaram. A Móbile se orgulha de ser uma instituição de ensino que se preocupa com a formação integral de seus alunos – acadêmica, cultural e moral –, possibilitando o prosseguimento de seus projetos de vida em instituições de ensino de excelência, dentro e fora do Brasil. Além disso, a escola se orgulha de garantir que todos os seus estudantes tenham condições de realizar a maior prova do país, sem pré-selecioná-los, agindo, dessa forma, dentro de princípios éticos e morais transparentes e consistentes.

“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja primeira prova foi aplicada em 1998, é a principal forma de ingresso nas instituições públicas de nível superior. Quando criado, o exame tinha como objetivo medir os conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o Ensino Médio. Somente em 2004, o Enem começou a ser utilizado para o ingresso em faculdades e, em 2010, com a implementação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), passou a ser mais popular do que os vestibulares tradicionais.”

Disponível em: https://tudo-sobre.estadao.com.br/enem-exame-nacional-do-ensino-medio

mobile materia 02 - Escola Móbile