Fechar

Iniciação Científica e Artística

Frequência: anual | Duração: onze meses

Com participação aberta a todos os alunos e alunas do 2º ano do Ensino Médio, a Iniciação Científica e Artística é um projeto que pode ser realizado individualmente ou em duplas, dependendo da natureza do trabalho proposto.

O projeto é desenvolvido ao longo de um ano, e são os(as) estudantes que definem suas próprias rotinas diárias para a realização de sua pesquisa. O resultado da pesquisa é registrado, no caso da Iniciação Científica, em uma videoaula em que todo o processo de trabalho é compartilhado em um canal digital específico. Dessa forma, o conhecimento cumpre sua função porque é compartilhado. No caso dos trabalhos artísticos autorais, os(as) estudantes podem encenar, filmar, compor uma canção, publicar um romance, entre outras expressões possíveis.

Na Iniciação Científica e Artística, nossos alunos e alunas se aprofundam em temas de seu interesse, e que estão muitas vezes fora do que é proposto em sala de aula pelos professores. Além disso, as iniciações vivenciadas antecipam experiências típicas do universo do trabalho.

“Os projetos de Iniciação Científica e Artística colocam em prática um dos principais pilares da Móbile: a formação de alunos e alunas críticos e autônomos que, desde cedo, já pensam em seus projetos de vida.”