Alunos de 2013 obtêm excelente resultado no Enem

2014 chega ao fim e, mais uma vez, os grandes jornais se encarregam de divulgar os resultados obtidos pelos estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o já popular Enem. Novamente, são divulgadas tabelas com as posições das escolas dentro deste diverso e complexo país. Os recortes utilizados pelos jornalistas são os mais variados: posição da escola na cidade de São Paulo, no estado, no país.

Este ano, o O Estado de S. Paulo propôs um outro tipo de análise. O jornal ranqueou as instituições de ensino a partir do seguinte critério: escolas com “mais de 90 alunos participantes” no exame. Segundo o veículo, “Quando o recorte é feito por colégios com mais de 90 alunos participantes, o primeiro colocado da lista é a Escola Móbile, localizada em Moema, na zona sul da capital. Os 113 alunos do Móbile tiveram uma média de 702,18 na prova objetiva do Enem, deixando a instituição como a 14ª melhor do País.”

http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,escolas-de-sao-paulo-tem-maiores-medias-na-prova-objetiva-do-enem,1611058. Consultado em 23 de dezembro de 2014.

Consideramos oportuna essa proposta de análise feita pelo Estadão menos pela posição ocupada pela Móbile (fato que, certamente, muito nos orgulha) e mais pelo fato de ela sugerir, ainda que implicitamente, um questionamento aos leitores do periódico: haveria diferença entre as escolas que criam salas especiais e reduzidas, compostas apenas por alunos que obtiveram excelente desempenho, e aquelas que se preocupam em educar seus alunos, assumindo sua natural heterogeneidade?

A Móbile defende com veemência que, sim, há diferença. Com quase quarenta anos de existência, sempre acreditamos que todos os nossos alunos devem ter acesso a uma formação acadêmica sólida, consistente e crítica; entretanto, sempre assumimos as diferenças como um fator de enriquecimento da comunidade escolar. Dentro desse espírito, oferecemos aos nossos estudantes a oportunidade de escolher disciplinas eletivas que comporão seus currículos (de acordo com interesses particulares) ao longo do Ensino Médio, atividades culturais como teatro e cinema, espaço para debate, formação científica e humanista, entre outras coisas que contribuirão para que eles sejam, à sua maneira, cidadãos éticos e críticos.

Parabenizamos professores e alunos pelos resultados. E aproveitamos para agradecer às famílias que confiam em nosso projeto educacional.

Wilton Ormundo é diretor pedagógico do Ensino Médio da Móbile

Leia, neste link, outros textos sobre os resultados da Móbile no ENEM em anos anteriores.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.