Todo projeto de vida começa na escola. E, quando pensamos em projeto, estamos falando da integração da excelência acadêmica com o desenvolvimento socioemocional, a fim de que se possa formar pessoas cada vez mais preparadas para escrever suas próprias histórias de forma saudável e responsável.
O reconhecido projeto pedagógico da Escola Móbile começa na infância e se estende até a preparação para universidades conceituadas, ou seja, por toda a Educação Básica.
Introdução à nossa proposta e explicação sobre nosso processo de ingresso. Clique aqui para agendar sua reunião. Participação essencial à manifestação de interesse.
Apresentação de nosso projeto pedagógico, seguida de uma visita guiada por nossos campi. A participação neste evento é fortemente recomendada, mas não é essencial à manifestação de interesse.
Envio da ficha de inscrição para as famílias interessadas em seguir com a matrícula.
O critério "ordem de chegada" será considerado no caso das vagas para os candidatos da Educação Infantil e do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental. Entre em contato com nosso Departamento de Admissões para consultar as vagas remanescentes no Programa Regular (Período da Tarde) e no Programa Bilíngue (Período Integral).
Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio já passaram por avaliações acadêmica e socioemocionais nos dias 29 e 30 de setembro. Consulte-nos sobre vagas remanescentes para alunos e alunas que desejam ingressar no 3º ano do Ensino Fundamental (Período da Tarde).
Os resultados das vivências e das avaliações serão divulgados a partir do dia 20 de outubro, data em que os ingressantes serão chamados para realizar suas matrículas.
Ordenamos a lista de interessados de acordo com os seguintes
critérios:
Educação Infantil
1°) Irmãos(ãs) de alunos(as) que estudam atualmente na
Móbile.
2°) Filhos(as) de funcionários(as) e assessores(as) da
Móbile.
3°) Candidatos(as) que preencheram pela primeira vez a Manifestação
de Interesse de Vaga para 2024, por ordem de chegada.
1º e 2º Anos do Ensino Fundamental
1°) Irmãos(ãs) de alunos(as) que estudam atualmente na Móbile.
2°) Filhos(as) de funcionários(as) e assessores(as) da Móbile.
3°) Candidatos(as) que preencheram pela primeira vez a Manifestação
de Interesse de Vaga para 2024, por ordem de chegada.
4º) Candidatos(as) que, após confirmação da disponibilidade de
vagas, participam de uma vivência.
3º Ano do Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio
1°) Avaliação acadêmica e socioemocional, feita por meio de provas,
vivências e entrevistas de ingresso.
2°) Irmãos(ãs) de alunos(as) que estudam atualmente na Móbile.
3°) Filhos(as) de funcionários(as) e assessores(as) da Móbile.
4°) Irmãos(ãs) de alunos(as) que estudaram e se formaram na Móbile
ou filhos(as) de ex-alunos(as).
5°) Ex-alunos(as) que precisaram sair da Móbile por motivo de
mudança de cidade.
6°) Candidatos(as) que ficaram em fila de espera na Móbile em anos
anteriores e que preencheram a Manifestação de Interesse de Vaga
para o processo de ingresso vigente.
Observe na tabela abaixo a idade mínima para o ingresso em cada série da Educação Infantil. Para as demais séries – do 1º ao 9º ano do Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio –, o(a) estudante dará sequência aos seus estudos conforme registro prévio.
O principal momento de entrada na Móbile ocorre na Educação Infantil, quando começa o projeto pedagógico da Escola e o desenvolvimento de valores e habilidades cognitivas importantes para o desenvolvimento da criança. São nas séries da Educação Infantil (crianças de 2 a 5 anos) que temos um maior número de vagas disponíveis.
Outra janela de oportunidade dá-se entre o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental.
Por esse motivo, trabalhamos com matrículas antecipadas para ingressantes do Infantil 2 ao 2º ano do Fundamental.
Acompanhe, a seguir, nossa expectativa de vagas por série.
Infantil 2
Infantil 3
Infantil 4
Infantil 5
1° Ano
2° Ano
3° Ano
4° Ano
5° Ano
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1° Ano EM
2° Ano EM
3° Ano EM
80 vagas
50 vagas
50 vagas
40 vagas
15 vagas
15 vagas
15 vagas
0 a 5 vagas
0 a 5 vagas
0 vaga
0 vaga
0 vaga
0 vaga
0 a 5 vagas
2 a 7 vagas
0 a 5 vagas
-
-
35 vagas
25 vagas
20 vagas
0 vaga
0 a 5 vagas
2 a 5 vagas
0 a 5 vagas
1 a 5 vagas
0 a 5 vagas
4 a 7 vagas
5 a 10 vagas
-
-
-
Convidamos os(as) candidatos(as) do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental a vir à Escola para uma vivência de dois dias, em que participam de dinâmicas de grupo, jogos esportivos, conhecem os espaços da escola e realizam avaliações diagnósticas.
Avaliamos conteúdos de Matemática e Português (leitura e produção de texto). Para o ingresso no programa Bilíngue, realizamos também uma sondagem de Inglês e, a partir do 6º ano, acrescentamos o Espanhol.
Nosso objetivo com essa etapa é entender o momento em que cada estudante se encontra em seu processo de aprendizagem a partir de propostas em que observamos características importantes para cada idade, como expressão oral, interação com o grupo, capacidade de solucionar desafios, bem como de argumentar e posicionar-se criticamente.
As vivências são classificatórias e orientam nossas listas de convocações e de espera. Nossa equipe pedagógica estará preparada para dar devolutivas individuais às famílias mediante agendamento prévio.
Para os(as) ingressantes no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, as vivências não incluem momentos formais de avaliação. Chamaremos os(as) candidatos(as) a participar de uma vivência apenas quando houver vagas disponíveis.
29 de setembro, sexta-feira, das 14h15 às 18h05: avaliações de Português e Inglês (múltipla escolha).
30 de setembro, sábado, das 9h00 às 13h05: avaliações de Matemática e Inglês (produção de texto).
O exame de ingresso do Ensino Médio da Móbile é composto por avaliações de Língua Portuguesa (produção de texto e questões discursivas de interpretação de texto), Matemática (questões abertas e questões de múltipla escolha) e Inglês (produção de texto e questões de múltipla escolha) e por entrevista com coordenadores educacionais.
As provas de Língua Portuguesa e Matemática são classificatórias e orientam nossa lista de convocações e de espera. Em complementação a esse processo de avaliação, poderá ser agendada uma entrevista do(a) candidato(a) pelos coordenadores a ser realizada remotamente.
As atividades de Inglês não são classificatórias. Seu objetivo é levantar o nível de conhecimento dos(as) candidatos(as), permitindo o futuro agrupamento dos(as) aprovados(as) conforme o desempenho nas provas, os dados informados no formulário enviado às famílias e eventual entrevista, convocada a depender dos resultados.
Os(As) candidatos(as) aprovados(as) poderão ser convocados(as) para prova e entrevista de Espanhol, tendo em conta os dados informados no formulário enviado às famílias.
Há uma taxa no valor de R$ 300,00 para a participação dos momentos de vivência e avaliação de estudantes do 3º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O valor será cobrado via boleto bancário, enviado por e-mail aos candidatos que preencherem a manifestação de interesse por uma vaga para confirmação de sua participação nas vivências/seleção previstas para os dias 29 e 30 de setembro.
Veja abaixo os conteúdos referentes às avaliações de Leitura, Produção de Texto, Matemática e Inglês para candidatos do Ensino Fundamental 1
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
diferencia letra, sílaba e palavra;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação;
interpreta com base no texto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação final em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
registra o raciocínio realizado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;
resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais;
calcula precisamente adições envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;
calcula precisamente subtrações sem trocas envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.
The learner CAN…
Recognize the letters of the alphabet in English;
Spell her/his name and simple words: Anna / cat / dog;
Use simple sentences to ask and answer simple questions: This is a chair. / How old are you? / I am six (years old). / How is the weather? / It’s sunny.
Follow very short stories using graded language and visual cues;
Respond to classroom instructions accordingly: Listen and color. / Read the text and circle the correct image. / Answer the questions.
Use very short sentences to describe familiar situations: This is my mother. / I like bananas. / I like dancing. / I am wearing glasses. / I can play outside. / There are four people in my family. / It is raining.
Topics
Name and age
Cardinal numbers
Likes and dislikes
Foods and drinks
Sports and physical activities
The weather
Clothes
Seasonal activities
Family members
Physical appearances
Adjectives to describe people
Structures
Be and have for simple descriptions
Can for abilities
There is / are
Basic pronouns
Basic present verb forms
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
interpreta com base no texto;
identifica o discurso direto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o texto em parágrafo;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
registra todas as etapas de sua resolução;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a ordem da unidade de milhar;
resolve problemas envolvendo decomposição e operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;
relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;
resolve, por meio de estratégias não convencionais, problemas envolvendo as diferentes ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão;
calcula precisamente adições e subtrações envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual;
calcula precisamente multiplicações por meio do algoritmo usual quando o segundo fator possui apenas um algarismo.
The learner CAN…
Unscramble letters and words to form expressions and sentences in English;
Read simple illustrated stories;
Answer simple, direct questions with complete answers about a text or audio program;
Produce simple sentences to talk about himself/herself: I have (got) a dog. / My mother’s name is Anna. / My favorite school subject is Science. / I have like (playing) soccer. / I live in a house with my parents and sister. / My backpack is in my bedroom.
Produce simple sentences to describe a scene: The computer is next to the lamp. / This is a television. / There is a dog and a cat in the yard. / These books are blue. / She is bouncing the ball.
Topics
Ordinal numbers
Hobbies
Likes and dislikes
School supplies & subjects
Family members
Personal belongins
Toys and gadgets
Parts of the house and furniture
Parts of the body and face
Places and directions
Key adjectives
Structures
Be and have for simple descriptions
Can for abilities
May for requests
Determiners (a, an, the, some)
Adverbs: now, here, too
There is/are for simple descriptions
Have (got) for possession
Personal and possessive pronouns
Present verb forms (simple & continuous)
Prepositions of place and time
Conjunctions (and, but, so)
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
identifica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
reconhece o efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
estabelece relações entre textos diversos;
reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
interpreta com base no texto;
identifica o discurso direto;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis justaposições/aglutinações;
explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta o texto em parágrafo;
segmenta o parágrafo em frases;
emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro organizado contendo todas as etapas de resolução do problema;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números até a classe do milhão;
identifica a quantidade total de unidades, dezenas, centenas etc. de um número (relações de inclusão);
resolve problemas envolvendo operações com notas e moedas do nosso sistema monetário;
relaciona informações apresentadas em uma tabela de dupla entrada;
calcula precisamente adições, subtrações, multiplicações e divisões envolvendo números naturais por meio do algoritmo usual.
The learner CAN…
Spell words more accurately and promptly;
Answer simple, direct questions with complete answers about a text or audio program, and complete dialogues;
Infer meaning of unknown words or chunks from context;
Spot the main idea in a short text and look for specific information;
Describe their own routines, past experiences, people (physical traits) and their preferences using simple sentences: I always go to the shopping mall with my parents. / I play computer games in my free time. / I enjoy taking pictures. I am Brazilian, but my parents are Chinese. / I went to UK in 2019 and I ate fish and chips there. / I love reading books, but I don’t enjoy going to the museum. / My mom is shorter than me. / She is quiet and a little patient. / She has (got) short straight blonde hair and blue eyes. / I went riding last Saturday, because it was my birthday. / We went to the movies at night.
Write very short descriptive paragraphs involving close people, public places and/or familiar situations.
Topics
School places and subjects
Free time activities
Likes and dislikes
Physical descriptions
Countries and nationalities
Holiday destinations
City life and transportation
Entertainment: TV shows, streaming contents, books etc.
Professions and workplaces
Structures
Verb to be
Like, enjoy, hate + noun/gerund
Adjective word order
Comparative degree of adjectives
Have (got) for descriptions
Demonstrative, personal and possessive pronouns
Present verb forms (simple & continuous)
Adverbs of frequency
Past verb forms (simple & continuous)
Adverbs of time (yesterday, last, ago)
Can for present abilities
Could for past abilities
Will for future events
Conjunctions (and, but, too, because, so, then, when)
Veja abaixo os conteúdos referentes às avaliações de Leitura, Produção de Texto, Matemática, Inglês e Espanhol para candidatos ao Ensino Fundamental 2
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica efeitos de humor em textos variados;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
atende ao gênero de texto proposto;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números naturais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
apresenta precisão nos cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais;
resolve problemas envolvendo relações proporcionais;
representa graficamente frações e situações-problema envolvendo números racionais;
resolve problemas envolvendo cálculo de fração de quantidade.
The learner CAN…
Infer the spelling of short unfamiliar words, such as proper names and addresses;
Answer direct questions, using complete answers, about a text or audio program;
Predict expressions to complete dialogues and fill in information gaps;
Infer meaning from context;
Identify personal problems, both simple and related to school life, and make suggestions accordingly;
Read short texts for the gist or spot specific information;
Produce, both orally and in writing, reasonable stretches of language to describe people’s personality traits;
Narrate simple events using time and sequencing expressions: I was climbing when I fell off the tree. / I bought a blue T-shirt when I went to the countryside.
Describe simple possible conditions and their consequences: If I eat healthy food, I will be ready for the sports competition.
Share personal experiences: I have studied here since 2018. / I have never visited an African country. / My mother has already flown a helicopter.
Make future predictions based on evidence or by simply guessing: Next week, I am going to be very busy. / In the future, we will drive around in flying cars.
Write short descriptive paragraphs, following guidelines and respecting word limits.
Topics
School places, subjects and timetables
Occupations
Free time activities
Entertainment (TV, cinema and music)
Life experiences
Adventures
Countries and celebrations
Clothes and materials
Numbers 1 – 1000
Structures
Telling the time
Present simple and continuous
Comparatives and superlatives
Past simple and continuous
Plans, intentions and predictions: going to
Predictions: will
Present perfect with for, since, still, just, already, ever, never
Relative clauses with that
Can for present abilities
Could for past abilities
Should for simple advice and suggestions
Countable and uncountable nouns
Prepositions of place (behind, between, next to, opposite)
Imperative verbs for directions
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 6° año debe:
Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive y familia;
Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;
Leer y escribir textos breves de carácter personal;
Comunicarse en interacciones sociales breves y habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos.
Contenidos
Funcionales y comunicativos:
Presentación personal
Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
La rutina: estudio y actividades de tiempo libre
Descripción del espacio público
Gustos y preferencias
Lexicales:
Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares
Países hispanohablantes y nacionalidades
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
El espacio público y establecimientos
Los días de la semana
Gramaticales:
Pronombres sujeto
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad
Artículos y contracciones
Numerales
Usos y morfología del Presente de Indicativo
Posición pronominal: pronombres reflexivos
Género y número de sustantivos y adjetivos
Operadores argumentativos de causa
Uso de la locución mientras que
Uso del verbo gustar
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
estreconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
identifica efeitos de humor em textos variados;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
compreende o enunciado das questões.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
atende ao gênero de texto proposto;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
lê, escreve e compara números racionais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
resolve operações envolvendo números naturais;
resolve adição, subtração e multiplicação envolvendo números racionais positivos;
resolve problemas envolvendo relações proporcionais;
resolve problemas envolvendo frações e porcentagens, por meio de diferentes recursos (representações gráficas e operações).
The learner CAN…
Speak intelligibly, with some control of phonological features such as word stress and individual sounds;
Name and identify time, day and dates on written and spoken messages;
Describe people’s appearance, personality traits and the position of objects in a picture;
Fill in a form with personal information;
Make suggestions and invitations;
Listen attentively to audio/video recordings to answer questions;
Infer meaning from context;
Read abridged or graded texts for the gist or to spot specific information;
Write coherent and cohesive texts of approximately 120 words.
Topics
Family and friends
School subjects, people and places
Occupations and professions
Appearance and personality traits
Clothes
Food
Travel and transport
Life experiences
The future
Sports
Lexical Structures
Invitations and offers: Would you like…? / Let’s…! / How about you? / Shall we…?
Prepositional phrases + verb –ing (be, fond of, be keen on)
Prepositions of time: in, on, at
Time expressions: ago, when, while, until, last (week, year, century), before/after, as soon as, by (+ past perfect), already, yesterday
Quantifiers: a/an, a lot of, many, much, some
Linkers: because, however, as well, also, too
Grammar Structures
Sentence word order: subject + verb + direct object
Verb to be
Has/have got
Present simple
Enjoy, like, love, hate + nouns & verbs –ing
Comparative and Superlative: regular and irregular forms
Past simple and continuous
Used to for past habits
Plans, intentions and predictions: going to
Predictions: will
First conditional
Present perfect with for, since, still, just, yet, already, ever, never
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 7° año debe:
Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive, familia, transportes, viajes y alimentación;
Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;
Describir escenas;
Leer y escribir textos breves de carácter personal;
Comunicarse en interacciones sociales habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos.
Contenidos
Funcionales y comunicativos:
Presentación personal
Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
La rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre
Instrucciones de una receta
Gustos y preferencias
Descripción de costumbres alimentarias
Descripción del espacio público
Descripción de paisajes
Descripción de vestimentas
Lexicales:
Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares
Países hispanohablantes y nacionalidades
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
El espacio público y establecimientos
Los días de la semana
Los alimentos
Los animales
Los paisajes
Los colores
Los deportes
Prendas de vestir
Gramaticales:
Pronombres sujeto
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad
Artículos y contracciones
Numerales
Usos y morfología del Presente de Indicativo
Verbos reflexivos
Género y número de sustantivos y adjetivos
Operadores argumentativos de causa y consecuencia
Posición pronominal: pronombres reflexivos
Morfología del gerundio
Uso de las locuciones mientras que y en cambio
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
identifica efeitos de humor em textos variados;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
reconhece, distingue e analisa elementos constituintes do gênero de texto (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);
compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas);
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
atende ao gênero de texto proposto, distinguindo seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais positivos;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição e subtração de números racionais positivos e negativos;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema;
resolve equações de primeiro grau.
The learner CAN…
Speak intelligibly, with limited but effective command of phonological features such as word stress, individual sounds and intonation;
Talk about familiar and slightly unfamiliar people, places, situations, as well as life experiences, emotions, special occasions and the future;
Give opinions;
Report statements, questions, commands and requests;
Talk about present and future imaginary conditions;
Listen to audio-visual materials and read longer texts for detailed comprehension, gist and global meaning, as well as speaker’s attitude and opinion;
Demonstrate the ability to infer meaning from context;
Identify and use different patterns to paraphrase very short sentences;
Analyse and plan for writing short communicative messages and opinion and narrative texts;
Write coherent and cohesive paragraphs and texts.
Topics
Life events
Personality
Emotions
Science
Technology
The environment
The news
Advertising
Arts and books
Discoveries and inventions
Jobs and professions
Lexical Structures
Related collocations and phrasal verbs
Chunks to describe large numbers
Verbs + dependent prepositions
Compound nouns
Make and do collocations -ed & -ing adjectives
Prepositional phrases with ‘at’ / ‘by’ / ‘in’ / ‘on’
Linkers: cause + effect / opinion / contrast
Grammar Structures
Verb tenses: present simple / continuous / perfect simple / perfect continuous
Narrative tenses: past simple and continuous / used to / past perfect simple
Pronouns: subject / object / adjective / reflexive
Defining and non-defining relative clauses
Future forms: will / going to / present continuous / present simple
Conditionals: zero / first / second
Reported speech
Passive Voice
Modal verbs: deduction / obligation / prohibition
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 8° año debe:
Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive, familia y compras;
Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;
Leer y escribir textos breves y correos electrónicos de carácter personal;
Comunicarse en interacciones sociales breves y habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos.
Funcionales y Comunicativos
Presentación personal
Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
Variantes de tratamiento
La rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre
Instrucciones de una receta
Gustos y preferencias
Descripción del espacio público
Descripción de la vivenda
Contenidos Lexicales
Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares
Países hispanohablantes y nacionalidades
Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
El espacio público y establecimientos
Muebles, objetos y partes de una vivienda
Las horas y los días de la semana
Los alimentos
Los animales
Los colores
Los deportes
Descripción física y de personalidad
Estados de ánimo y sensaciones físicas
Partes del cuerpo
Gramaticales
Pronombres sujeto
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad
Numerales
Artículos y contracciones
Numerales
Usos y morfología del Presente de Indicativo
Verbos reflexivos
Género y número de sustantivos y adjetivos
Operadores argumentativos de causa, consecuencia y finalidad
Usos y morfología del Pretérito Perfecto
Posición pronominal: pronombres reflexivos
Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):
lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
identifica informações explícitas no texto;
infere uma informação implícita no texto;
identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
explica o conflito gerador do enredo;
infere o sentido de uma palavra ou expressão;
reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
estabelece relação entre partes e elementos do texto;
estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
identifica efeitos de humor em textos variados;
distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
estabelece relações entre textos diversos;
interpreta com base no texto;
interpreta textos em histórias em quadrinhos;
identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
analisa transformações e outras operações sintáticas, reconhecendo seu efeito expressivo (inversões e deslocamentos; frases declarativas, interrogativas, exclamativas e imperativas; advérbio por locução adverbial; adjetivo por locução adjetiva; masculino/feminino; singular/plural);
reconhece o papel funcional e os valores (semânticos e discursivos) dos elementos na estruturação da sentença (processos: estados, acontecimentos, ações; papéis semânticos: agente, paciente, instrumento, modo, causa);
reconhece, distingue e analisa elementos constituintes do gênero de texto (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);
compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem.
Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):
emprega letra cursiva legível;
grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua-padrão;
emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas);
utiliza corretamente a pontuação no final e no interior das frases e nas enumerações;
utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico;
apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
descreve imagens;
mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
atende ao gênero de texto proposto, distinguindo seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
seleciona e relaciona adequadamente informações, argumentos e outros procedimentos de persuasão.
Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):
elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
elabora um registro de maneira a comunicar de forma organizada o percurso completo de sua resolução;
verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.
Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):
relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais positivos;
calcula o valor de potências com base racional e expoente inteiro;
identifica relações proporcionais em uma situação e as utiliza na resolução de um problema;
resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
utiliza recursos algébricos para representar e resolver uma situação apresentada;
resolve equações de primeiro grau.
The learner CAN…
Speak intelligibly, with limited but effective command of phonological features such as word stress, individual sounds and intonation;
Narrate an experience (personal or not) while logically sequencing actions and events, and express the feelings that this experience may have given rise to;
Summarize the events of an incident, while sticking to their chronological order;
Convey another person’s statement or question, either by paraphrasing what was said or verbatim, in order to back up a justification or explanation;
Present problems of either personal or wider social interest coherently by providing enough information about its causes and (potential) consequences;
Put forth an opinion or take a stance in relation to an incident or issue (i.e. expressing agreement or disagreement), and support it with logical and concisely expressed justification;
Suggest a solution to a problem and express arguments for that;
Infer meaning from context as well as writer’s/speaker’s attitude and opinion in audiovisual materials and longer texts;
Write short narratives, informal letters/e-mails and short essays.
Topics
Consumerism
Slogans and their targets
Regional idioms
Culture shock
Eating habits
Medicine and vaccines
Literal vs. figurative language.
Lexical Structures
Linkers of addition
Linkers of contrast
Goods and services
Sales and marketing
Seem, look and appear
So and neither
Likely to and expected to
Dwellings and furniture
Health conditions, symptoms and ailments
Unless, as long as and in case for conditionals
Wish and if only
Feel, have and be
Grammar Structures
Causative have
Relative pronouns
Prepositional relative clauses
Noun suffixes: -full, -ment, -ion, -ity, -er, -or, -hood, -ism, -ist, -ness
Noun prefixes: anti-, dis-, in-, co-, extra-, fore-, mis-, mono-, bi-
Adjective suffixes: -y, -less, -able, -ible, -ful, -ish
Indirect questions
Participle clauses
En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 9° año debe:
Comprender los principales aspectos de textos orales y escritos sobre temas conocidos, relacionados a estudios, intereses y rutina personal y reaccionar adecuadamente en esos contextos;
Producir textos orales y escritos coherentes sobre temas conocidos o de interés personal, tales como relato de planes y experiencias personales, descripción de acontecimientos, personas y lugares y expresión de opiniones y sentimientos;
Interactuar de forma espontánea y sencilla y mantener conversaciones sobre temas cotidianos.
Funcionales y Comunicativos
Presentación personal y de personas del entorno
Interacciones cotidianas de clase
Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
Variantes de tratamiento: registros formal e informal
Descripción de la rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre
Expresión de gustos, preferencias y opiniones
Relato de experiencias personales y acontecimientos del pasado
Comparación de características de distintas épocas
Contenidos Lexicales
Espacio público y establecimientos
Las horas, los días de la semana y los meses
Estaciones del año y tiempo atmosférico
Viajes: alojamiento, actividades, atracciones, transporte
Estados de ánimo y sensaciones físicas
Ropas, calzados y complementos
Actividades de ócio
Gramaticales
Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación
Artículos y contracciones
Numerales
Morfología y usos del Presente de Indicativo
Morfología y usos de los pretéritos Perfecto, Imperfecto, Pluscuamperfecto e Indefinido del Indicativo
Verbos reflexivos y posición pronominal
Operadores argumentativos causales, consecutivos, finales, temporales, adversativos y concesivos
As avaliações diagnósticas visam conhecer o estágio do desenvolvimento do(a) estudante em relação aos conteúdos listados a seguir.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos.
Atender ao gênero de texto proposto, considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para a continuidade do texto.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Resolução de situações-problema envolvendo uma ou mais operações entre números reais.
Cálculo e simplificação de radicais.
Resolução de problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.
Cálculo percentual.
Noções de probabilidade de ocorrência de eventos simples.
Produtos notáveis.
Fatoração.
Resolução de equações e sistemas de equações de 1º grau.
Resolução de situações-problema envolvendo equações de 1º grau.
Propriedades angulares: soma dos ângulos internos de polígono, ângulos opostos pelo vértice, suplementares e complementares.
Polígonos: classificação, propriedades, áreas e perímetros.
Circunferências e círculos; perímetro e área.
Semelhança de triângulos.
Unidades de medida de diferentes grandezas: volume, massa, tempo, comprimento e área.
Relações entre medidas de grandezas expressas por razões entre outras duas: velocidade, densidade etc.
Leitura, construção e interpretação de gráficos de setores, de barras e de segmentos.
Cálculo e interpretação do valor médio de um conjunto de dados.
Compreensão de ideias principais e de vocabulário contextualizado em textos diversos.
Reconhecimento e uso comunicativo da gramática da língua inglesa em textos que contextualizem os seguintes tópicos:
Produção de texto cujos critérios de avaliação são:
ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo;
atender ao gênero de texto proposto (organização textual e registro);
manter a coerência textual no desenvolvimento do texto;
utilizar corretamente as estruturas gramaticais e vocabulário, incluindo ortografia.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos e entre linguagens artísticas.
Atender ao gênero de texto proposto, considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para sua continuidade.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Linguagem e língua.
Variedades linguísticas.
Teoria da comunicação e funções da linguagem.
Denotação/conotação.
Estrutura e formação de palavras.
Noções de fonologia: fonemas, vogal, semivogal, dígrafo etc.
Gêneros literários: épico, lírico e dramático.
Escolas literárias − contexto de produção, temas, recursos expressivos e expoentes: Trovadorismo, Humanismo e Classicismo.
Funções de 1º e de 2º graus: gráficos, raízes, propriedades.
Resolução de situações-problema envolvendo funções de 1º e de 2º graus.
Inequações-produto e inequações-quociente.
Funções definidas por partes.
Equações e inequações modulares.
Funções exponencial e logarítmica.
Resolução de problemas envolvendo funções logarítmicas e/ou exponenciais.
Progressões aritmética e geométrica.
Relações métricas nos triângulos retângulos, teorema de Pitágoras.
Razões trigonométricas nos triângulos retângulos.
Resolução de triângulos quaisquer, lei dos senos e lei dos cossenos.
Inscrição e circunscrição de polígonos regulares.
Construção, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e/ou gráficos estatísticos.
Cálculo e interpretação da média de um conjunto de valores discretos.
Compreensão de ideias principais e de vocabulário contextualizado em textos diversos;
Reconhecimento e uso comunicativo da gramática da língua inglesa em textos que contextualizem os seguintes tópicos:
Produção de texto cujos critérios de avaliação são:
ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo;
atender ao gênero de texto proposto (organização textual e registro);
manter a coerência textual no desenvolvimento do texto;
utilizar corretamente as estruturas gramaticais e vocabulário, incluindo ortografia.
Selecionar procedimentos de leitura adequados.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Localizar informações explícitas em um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
Identificar relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, da escolha de determinadas palavras e expressões, da ordem das informações etc.
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Relacionar o texto com suas condições de produção: gênero, formas de circulação, objetivos etc.
Identificar o tema de um texto.
Identificar a tese de um texto argumentativo.
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.) e semânticos (figuras de linguagem, por exemplo).
Articular a linguagem verbal com outras linguagens (fotografias, ilustrações etc.).
Estabelecer relações entre textos e entre linguagens artísticas.
Atender ao gênero de texto proposto, considerando seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
Ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo.
Selecionar e relacionar adequadamente informações e argumentos.
Utilizar recursos expressivos de forma adequada e articulada levando em conta os efeitos de sentido pretendidos.
Manter a coerência textual, inclusive na atribuição de título.
Segmentar adequadamente o texto em parágrafos e períodos.
Estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições e usando adequadamente elementos coesivos que contribuam para sua continuidade.
Grafar corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão.
Utilizar adequadamente a pontuação: no fim e no meio de frases; para isolar aposto, vocativo e adjunto adverbial antecipado.
Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.
Linguagem e língua.
Variedades linguísticas.
Teoria da comunicação e funções da linguagem.
Classes de palavras: identificação, flexão e emprego.
Gêneros literários: épico, lírico e dramático.
Escolas literárias - contexto de produção, temas e expoentes: Barroco, Arcadismo, Romantismo e Realismo-Naturalismo.
Funções exponencial e logarítmica: definição, propriedades, gráficos, equações e inequações.
Resolução de situações-problema envolvendo funções logarítmicas e/ou exponenciais.
Progressões aritmética e geométrica.
Matrizes: operações e propriedades.
Cálculo de determinantes de matrizes 2x2 e 3x3.
Resolução e discussão de sistemas lineares 2x2 e 3x3.
Medida de arcos e ângulos, circunferência trigonométrica.
Funções trigonométricas: seno, cosseno e tangente.
Equações e inequações com seno, cosseno e tangente.
Posições relativas entre retas, retas e planos, planos.
Principais poliedros: prismas e pirâmides.
Corpos redondos: cilindros e cones.
Probabilidades: simples, condicional e binomial.
Análise combinatória: casos de agrupamentos.
Triângulo de Pascal e binômio de Newton.
Construção, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e/ou gráficos estatísticos.
Cálculo e interpretação da média, da mediana e da moda de um conjunto de valores discretos.
Cálculo e interpretação de medidas de dispersão: variância e desvio padrão.
Compreensão de ideias principais e de vocabulário contextualizado em textos diversos;
Reconhecimento e uso comunicativo da gramática da língua inglesa em textos que contextualizem os seguintes tópicos:
Produção de texto cujos critérios de avaliação são:
ater-se ao tema proposto e desenvolvê-lo;
atender ao gênero de texto proposto (organização textual e registro);
manter a coerência textual no desenvolvimento do texto;
utilizar corretamente as estruturas gramaticais e vocabulário, incluindo ortografia.
A matrícula será efetivada de forma 100% digital, por meio da Área Exclusiva para famílias Móbile, após convocação pela equipe de Ingresso. No processo, solicitamos os seguintes documentos:
As visitas ao campus acontecem nos dias dos encontros pedagógicos e
são organizadas por grupos de famílias interessadas em um mesmo
ciclo de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos programas
Regular (em período parcial) ou Bilíngue (em tempo integral).
A agenda para participar desses encontros pedagógicos
com visita ao campus é disponibilizada a todos que participam das
reuniões online, na qual se explicam as diferenças entre os
ciclos.
Inscreva-se para participar de uma reunião online
AQUI.
Caso não possa participar das reuniões online ou tenha
alguma necessidade específica, por favor, escreva para a equipe de
Ingresso para que possamos encontrar outra forma de atendê-lo(a).
Nossos contatos são: e-mail ingresso@escolamobile.com.br ou
WhatsApp
11 97642-6671.
Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, oferecemos dois
programas: o Regular (em período parcial, manhã e tarde) e o
Bilíngue (que acontece em período integral). As duas opções de
percurso confluem no Ensino Médio, oferecido em período
semi-integral.
Na hora de preencher a ficha de manifestação de interesse por uma
vaga, você poderá assinalar o ciclo de sua preferência e, se for o
caso, um ciclo alternativo. Caso seja chamado e opte por matricular
seu(sua) filho(a) em uma das opções, ainda será permitido ficar na
espera do outro ciclo.
Caso tenha participado de reuniões na Móbile em anos anteriores,
você não precisa voltar a participar dos encontros, mas deve
preencher a manifestação de interesse novamente.
Para ter acesso à ficha de manifestação, entre na Área do
Ingressante, complete e atualize seu cadastro, e assinale “já
participei de uma reunião na Móbile”.
Qualquer dificuldade, por favor, entre em contato:
e-mail
ingresso@escolamobile.com.br ou WhatsApp 11 97642-6671.
O processo de ingresso na Escola Móbile fica aberto a qualquer
momento do ano para receber interessados em vagas remanescentes do
ano vigente e para prover informações para o ano seguinte.
As convocações para matrícula para o ano de 2024 dependem da
disponibilidade de vagas e devem acontecer nos seguintes períodos:
Consulte nossa equipe para informações sobre ingressos fora de prazo: e-mail ingresso@escolamobile.com.br ou WhatsApp 11 97642-6671.
Neste evento, você poderá conhecer os diferentes programas oferecidos na Móbile, assim como alguns dos princípios que, há quase 50 anos, orientam nosso reconhecido projeto pedagógico. Além disso, poderá esclarecer eventuais dúvidas sobre o nosso processo de ingresso.
Quarta
06/12/2023
8h30
Quarta
13/12/2023
8h30
Segunda
17/01/2024
8h30
Entre em contato com a nossa equipe de ingresso.