Escola Móbile
O que é Móbile
Móbile: viver o saber
Mundos que mudam, valores que permanecem
Pressupostos para definição curricular
Objetivos gerais da Móbile
Cotidiano da Móbile
Informações para matrícula
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Projetos, atividades extracurriculares e opcionais
Apoio ao professor
Apoio ao aluno
Recursos físicos de apoio pedagógico
Galeria de fotos
PLANO DIRETOR MÓBILE
Inglês

Aprender uma língua estrangeira em uma era marcada pela revolução tecnológica e pelo rápido acesso à informação faz-se primordial para fins de comunicação entre povos e, principalmente, para acesso a novas culturas e grupos sociais. "Representa outra possibilidade de agir no mundo pelo discurso além daquela que a língua materna oferece. Da mesma forma que o ensino da língua materna, o ensino de língua estrangeira incorpora a questão de como as pessoas agem na sociedade por meio da palavra, construindo o mundo social, a si mesmos e os outros à sua volta. Portanto, o ensino de línguas oferece um modo singular para tratar das relações entre a linguagem e o mundo social, já que é o próprio discurso que constrói o mundo social."1

Pensando nisso, a Móbile estruturou seu curso regular de Inglês para garantir a seus alunos que eles alcancem, ao término do 9º ano, o domínio da leitura e da escrita de textos adequados à sua faixa etária, bem como fluência na comunicação oral.

Para atingir esse objetivo com mais eficiência, a Escola oferece curso de Inglês desde a Educação Infantil. Nessa etapa, tem-se como ponto de partida a brincadeira e a fantasia. No Ensino Fundamental, os alunos de 1º e 2º ano exploram e descobrem a língua inglesa por meio de atividades comunicativas, histórias, jogos e projetos. O enfoque é dado à compreensão e à produção oral. Já no 3º, 4º e 5º ano, além do desenvolvimento das habilidades orais, inicia-se um processo de desenvolvimento de compreensão e produção escrita. Os alunos são expostos a pequenos textos, músicas populares e sites educacionais, e a habilidade escrita é desenvolvida por meio de atividades estruturadas e significativas.

A partir do 6º ano, os alunos são agrupados em níveis diferentes, dentro da mesma série, de acordo com seu conhecimento linguístico. São divididos em grupos menores com o intuito de poder praticar mais as habilidades de compreensão auditiva e produção oral, dando continuidade ao desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção escrita.

Diversas estratégias e recursos pedagógicos são utilizados para maximizar o desenvolvimento da língua inglesa, tais como tarefas realizadas em duplas de conversação, utilização de filmes e softwares, bem como a realização de eventos específicos para determinadas séries, como é o caso do Festival de Inglês, que acontece no 6º e no 7º ano, de projetos interdisciplinares e de Informática, além do estudo de clássicos da literatura, que permeiam todos os estágios de nosso curso.

_____________________
1 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais – terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 43.

Habilidades apresentadas pelos alunos ao final das três etapas do curso de Inglês do 6º ao 9º ano

• Ao final dos estágios básicos (B2 ao B5)

Habilidades comunicativas (compreensão e produção orais)
O aluno é capaz de se comunicar socialmente em situações concretas e familiares, tais como: falar sobre si mesmo, sua família e rotina, sobre fatos que já ocorreram e planos para o futuro.

Habilidade escrita
O aluno consegue escrever cartas, bilhetes, e-mails e pequenos textos mais simples, relatando sua rotina, seus interesses, fazendo convites para encontros sociais.

Correção Gramatical
O aluno é capaz de usar estruturas básicas da gramática para expor ideias relacionadas ao passado, presente e futuro. Comete erros frequentemente, os quais, entretanto, não impedem a comunicação.

• Ao final dos estágios pré-intermediários (B6 ao B8)

Habilidades comunicativas (compreensão e produção orais)
O aluno é capaz de participar de conversas informais. Consegue expressar a maioria de suas ideias e opiniões de forma mais eficiente, lidando com situações imprevisíveis de forma satisfatória.

Habilidade escrita
O aluno consegue escrever cartas, bilhetes e e-mails relatando suas experiências e/ou seus interesses com maior exatidão, correção e prontidão.

Correção Gramatical
Nesta fase, o aluno começa a entender estruturas que são um pouco mais elaboradas e sofisticadas.

• Ao final dos estágios intermediários (B9 e B10)

Habilidades comunicativas (compreensão e produção orais)
Esses estágios são o início de um caminho que visam sofisticar a linguagem usada pelo aluno por meio de estruturas gramaticais mais complexas e de uma expansão de seu conhecimento lexical. Ao final do nível intermediário, o aluno é capaz de lidar com assuntos mais abstratos, participar de debates ou fazer apresentações orais.

Habilidade escrita
Além de conseguir escrever cartas, recados e e-mails com maior eficiência e rapidez, o aluno é capaz, também, de escrever textos um pouco mais elaborados sobre assuntos do cotidiano e de seu interesse.

Correção Gramatical
O aluno faz uso de estruturas mais complexas e sofisticadas de forma mais autônoma.

Obs.: No estágio B9, o aluno inicia a preparação para o exame internacional de nível intermediário superior FCE (First Certificate in English) da University of Cambridge.

 

1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
6º ao 9º ANO
        BASIC 2
        BASIC 3
        BASIC 4
        BASIC 5
        BASIC 6
        BASIC 7
        BASIC 8
        BASIC 9
        BASIC 10


1º ANO

Language functions

- Introduce oneself.
- Express greetings.
- Use polite expressions.
- Use commands.
- Talk about:
   - numbers: 0–100;
   - likes and dislikes;
   - facilities (places in the city);
   - days of the week;
   - school activities;
   - five senses;
   - classroom objects.

Voltar ao topo


2º ANO

Language functions

- Greet people.
- Introduce oneself.
- Follow:
   - classroom commands;
   - directions;
   - instructions.
- Use polite expressions.
- Identify days of the week.
- Identify months of the year.
- Identify classroom objects.
- Count from 1 to 100.
- Talk about:
   - abilities (can/can't);
   - likes and dislikes;
   - healthy eating habits;
   - childhood games.
  

Voltar ao topo

 


3º ANO

Language functions

- Greet people.
- Introduce oneself.
- Exchange personal information.
- Follow:
   - classroom commands;
   - directions;
   - instructions.
- Use polite expressions.
- Identify classroom objects.
- Name:
   - the alphabet;
   - days of the week;
   - months of the year.
- Spell words.
- Talk about:
   - names, ages and birthdays;
   - likes and dislikes;
   - activities;
   - sports;
   - clothes;
   - countries;
   - weather.

Voltar ao topo


4º ANO

Language functions

- Greet people.
- Introduce oneself.
- Exchange personal information.
- Follow:
   - classroom commands;
   - directions;
   - instructions.
- Use polite expressions.
- Identify classroom objects.
- Name
   - days of the week;
   - months of the year;
   - ordinal numbers and dates;
- Spell words.
- Talk about:
   - sports;
   - special dates;
   - school subjects;
   - countries, nationalities and languages;
   - origin and personal information;
   - where people live;
   - families.
- Express environmental tips;
- Musical instruments.


Voltar ao topo


5º ANO

Language functions

- Greet people.
- Introduce oneself.
- Exchange greetings.
- Exchange personal information.
- Follow and express:
   - classroom commands;
   - directions;
   - instructions.
- Use polite expressions.
- Name:
   - days of the week;
   - months of the year.
- Spell words.
- Talk about:
   - schools around the world;
   - routine;
   - sports;
   - school subjects;
   - likes and dislikes;
   - activities;
   - castles;
   - London.
  

 


Voltar ao topo


6º AO 9º ANO

 


BASIC 2

Language functions

- Introduce yourself and others.
- Ask for/give personal information.
- Make comparisons.
- Talk about
   - routine and jobs;
   -  what people are doing now;
   - the weather;
   - past events;
   - animals;
   - The Vikings;
   - professions.

Grammar / Vocabulary

- Present Simple.
- Present continuous.
- Comparative form.
- Superlative form.
- Past simple – verb to be
- Past simple
- Routines.
- Jobs.
- Weather.
- Seasons.
- Leisure activities.
- Animals.

Voltar ao topo


BASIC 3

Language functions

- Make comparisons using the comparative and superlative.

- Ask for and give

   - advice;

   - reasons.
- Talk about

   - daily activities;

   - what people do;

   - past events;

  
 

Grammar / Vocabulary

-
Present simple: verb to be
- Present simple
- Comparative and superlative adjectives
- Modal verbs: Should and shouldn’t
- Preposition of place
- Past simple

- Past continuous
- Cultural information about countries
- Daily activities

 Voltar ao topo


BASIC 4

Language functions

- Express obligation, lack of obligation and prohibition.
- Make suggestions and express preferences.
- Express opinions.
- Talk about

   - arrangements;

   - recent events;

   - life experiences.

  

Grammar / Vocabulary

-
Present continuous: future
- Sequencing adverbs
- Present perfect
- Must and mustn’t
- Have to and don’t / doesn’t have to
- Participle adjectives ending in -ed / ing.
- Schedules
- House chores
- Animals
- Feelings
- Transportation
- Rules

Voltar ao topo


BASIC 5

Language functions

- Express obligation and prohibition.
- Give advice.
- Describe processes

   - how things are made;
- Describe

   - past events;

   - what happened and what was happening.

- Talk about

   - women in the world;

   - teenager issues;

   - strange laws;

   - British authors.


Grammar / Vocabulary

-
Present Simple and Present Continuous
- Past simple and past continuous
- Present simple passive
- Linking words: who and which
- Modal Verbs: must / can
- Should / ought to and shouldn’t
- Had better
- First conditional
- Adjectives for feelings and opinions
- Phrasal verbs with get, out, down and up
- Adjectives for opinions
- Books
- Feelings


Voltar ao topo


BASIC 6

Language functions

- Talk about
   - what has and hasn’t happened;
   - experiences;
   - achievements;
   - imaginary or unlikely situations.
- Describe
   - a sequence of past events.
  

Grammar / Vocabulary

-
Present perfect.
- Present perfect and simple past.
- Past perfect.
- Second conditional.

Voltar ao topo


BASIC 7

Language functions

- Talk about
   - illness and alternative medicine;
   - activities which continue up to now;
   - recent events;
   - the concept of Art;
- Get to know the movie industry;
- Virtual visit to the MOMA in New York;
- Understand the causes of global warming.

Grammar / Vocabulary

-
Verbs not usually used in continuous forms.
- Verb + gerund or infinitive.
- Present perfect continuous with for and since.
- Present perfect simple and continuous.
- First conditional with if and unless.
- Time clauses with when, as soon as and until.
- Health and illness.


Voltar ao topo


BASIC 8

Language functions

-
Make deductions and speculate about the past.
- Report what people said and asked.
- Express

   - regret about the past;

- Talk about

   - unreal and imaginary past events;

  

Grammar / Vocabulary

-
Third conditional.
- Wish / if only + past perfect
- Must have to and need to
- Must have and can’t have.
- Could / may / might have
-
Reported speech with various reporting verbs
- Reported questions
- Get / have something done
- Passive tenses
- Passive infinitive
- Modal expressions in the past and future
- Travel
- Furniture
- Idioms

Voltar ao topo


BASIC 9

Overview of the FCE exam (First Certificate in English)
- Paper 1: Reading
- Paper 2 : Writing 
- Paper 3 : Use of English
- Paper 4 : Listening
- Paper 5 : Speaking

Develop:
- reading, listening and writing strategies for the exam;
- oral skills for the exam interview.

Language functions
- Describe personality
- Talk about past experiences and past habits
- Social studies: squatters

Grammar / Vocabulary
- Present Perfect Simple and Present Perfect Continuous
- Adjectives to describe personality
- Past Perfect and Past Perfect Continuous
- Used to and would

 

Voltar ao topo


BASIC 10

Language functions
- Religion and Politcs
- Technology: cyber crime

Grammar / Vocabulary
- Future continuous
- Future perfect
- Future perfect continuous
- Future in the past
- Passive voice
- Vocabulary related to crime

Voltar ao topo

Topo da página

ImprimirImprimir esta página

Atualizado em jan/2016