Uso do banheiro

Página Inicial > Conviver Melhor > Notícia

Tamanho da letra

PARA UM BOM USO DO BANHEIRO

Garantir o uso adequado das instalações sanitárias foi outro alvo de intervenções no projeto de representação de alunos. Eventualmente ocorrem problemas nesses recintos, e precisamos de tempos em tempos fazer campanhas e interferências que possam colaborar para uma ampliação da consciência e uma mudança nos comportamentos que desrespeitam a coletividade.

Iniciamos esse projeto expondo os problemas que às vezes encontrávamos e demos a ele um título “Para um bom uso do banheiro”. Tínhamos como meta atuar em duas frentes. Por um lado, mobilizar a maioria dos usuários para que pudessem expressar a insatisfação quanto ao uso inadequado dos sanitários por seus colegas e por outro, divulgar os procedimentos de limpeza que cotidianamente são realizados pelos funcionários. Além disso, acreditávamos que agregar informações a respeito das tubulações e sistema de esgoto contribuiria também com os nossos propósitos. Finalmente, propusemos a realização uma campanha publicitária, com a produção de slogans e imagens, tendo a utilização adequada dos sanitários como foco.

Assim, definimos que a melhor forma de organizarmos esses dados seria realizar entrevistas com os usuários dos banheiros, faxineiras e a responsável pela manutenção da Escola. Os representantes foram divididos em equipes e responsabilizados por aplicar os questionários e tabular os dados. Abaixo seguem os questionários, bem como as respostas que foram coletadas.

Os questionários aplicados:

Entrevista com as faxineiras

Somos representantes de classe e queremos fazer uma campanha para que todos usem o banheiro de forma adequada. Sabemos que vocês limpam várias vezes por dia os nossos banheiros. Queremos, por um lado, conhecer mais de perto o trabalho de vocês; por outro, gostaríamos de saber quais são os problemas inesperados que surgem durante o dia.

1. Quantas vezes por dia vocês limpam o banheiro?

2. Em que momentos eles ficam mais sujos?

3. Quais são os problemas inesperados que ocorrem nos banheiros e que são fruto de um mau uso do recinto por parte dos alunos?

4. Esses problemas costumam ocorrer em determinado horário, por exemplo: durante as aulas, após o recreio, na saída?

Entrevista com a Gisele

Somos representantes de classe e queremos fazer uma campanha para que todos usem o banheiro de forma adequada. Sabemos que você é a responsável pelo setor de manutenção da Escola. Queremos conhecer mais os problemas inesperados que surgem no dia-a-dia da faxina dos banheiros.

1. Você poderia nos contar a respeito dos diferentes tipos de tubulações de esgoto?

2. Os banheiros da Móbile obedecem a que padrão de tubulação?

3.O que isso significa quanto ao uso que os alunos e alunas devem fazer do banheiro?

Entrevista com os colegas

Cada um de vocês vai entrevistar dois colegas da sua classe: um menino e uma menina.

O grupo de representantes de classe quer fazer uma campanha para que todos usem o banheiro de modo adequado. Para isso, queremos fazer algumas perguntas aos nossos colegas.

( ) Menino ( ) Menina ( ) 6º ano ( ) 7º ano

1.Como você se sente quando vai utilizar o banheiro e ele está sujo?

2.Por que você acha que alguns colegas usam o banheiro de forma inadequada?

3.O que você gostaria de dizer para alguém que utilizou de forma inadequada o banheiro?

4.Você sabe quantas vezes por dia os banheiros são limpos?

5.Você tem alguma sugestão de um slogan para a nossa campanha?

Finalmente, depois de recolhermos todas essas informações, divulgamos as entrevistas realizadas tanto nas aulas de Orientação Educacional como também nos murais externos do prédio da Araguari. Além disso, nos banheiros, fixamos os slogans, bem como os cartazes produzidos pelos alunos. De imediato, observamos que os banheiros têm sido muito melhor utilizados e que os problemas que motivaram esse projeto deixaram de existir.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5055-9902  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402