Um olhar para o nosso descarte

Página Inicial > Educação Ambiental > Notícia

Tamanho da letra

Coordenadora: Maria Isabel Vieira de Camargo (Bel)
Mediadora: Ana Luiza Azank Veltri

INTRODUÇÃO

Em busca do envolvimento dos alunos do Ensino Fundamental na separação do resíduo escolar, desenvolveu-se com os alunos do 6º ano o projeto “Um olhar para o nosso descarte”. Propôs-se a inspeção das lixeiras coletoras por meio de um trabalho coletivo em que cada aluno participa nas observações do material descartado nelas. O objetivo geral corresponde ao entendimento dos alunos quanto às suas responsabilidades no espaço em que integram, buscando, pelas suas ações, o sentimento de pertencimento à sociedade.

APRESENTAÇÃO AOS ALUNOS

1° momento: apresentação do vídeo “Dia da terra”

Objetivo: iniciar a reflexão dos alunos sobre o mundo em que vivemos por meio de imagens de paisagens do planeta com um fundo musical, a fim de sensibilizá-los para as ações locais.

2° momento: apresentação do Projeto de Educação Ambiental no site da escola

Objetivo: explicar as ações locais que foram ou estão sendo desenvolvidas na área ambiental da escola, indicando os links para navegação individual, mostrando o programa de coleta seletiva da empresa Multilixo e nossa relação com esse processo: o envolvimento de todos. Para que isso ocorra, apresentou-se uma atividade ao 6° ano em que todos participam, investigando a situação atual de separação de resíduos. A explicação da atividade foi feita no Laboratório de Ciências, onde os alunos organizaram-se em grupos.

3° momento: instruções da atividade

Objetivo: reunir o grupo fora da sala de aula, a fim de prepará-los para a atividade, que ocorreu em diferentes espaços da escola, todos eles frequentados pelo 6° ano.

Atividade:

1. Cada grupo observou as lixeiras coletoras (lixo comum, papel, plástico e metal) de CINCO lugares diferentes da escola (corredor dos laboratórios de línguas, cantina, 1° andar/Visconde, pátio e baia da Diogo) e, depois dessa observação, retornou ao Laboratório de Ciências. Um representante de cada grupo sorteou o local a ser inspecionado, escrito em papel dobrado.

2. Após o retorno, o grupo comentou sobre o que fora observado dentro das lixeiras.

4° momento: explicação da missão do 6° ano e do boletim de acompanhamento.

Objetivo: proporcionar aos alunos a percepção de ser integrante e responsável pelo seu espaço.

Missão:

A fim de avaliarmos, todos os dias, qual a situação de separação dos resíduos nessas lixeiras, cada grupo ficou responsável por essa observação por uma semana, e cada aluno fez essa inspeção em um dia da semana predeterminado. Assim, todos os alunos do 6° ano avaliaram ao menos uma vez a situação daquele lixo que deveria ser separado corretamente. Para isso, cada um recebeu uma tabela a ser preenchida no dia da sua observação.

Boletim de acompanhamento MODELO:

Semana de 21 a 25 de outubroLocal: Pátio
Data: 22 de outubro
Nome: Maria
Turma: 6° F

5° momento: finalização e solicitação de redação

* Na aula seguinte de Orientação Educacional, depois da semana de inspeção, os alunos entregaram as tabelas para serem analisadas.

* Junto à tabela, entregaram uma redação individual sobre o tema “Jogar fora”, cuja questão está descrita a seguir.

Redação:

De acordo com suas experiências na inspeção das lixeiras coletoras na escola e com suas informações a respeito do descarte de resíduos, escreva uma redação em uma folha de bloco, em 1ª ou 3ª pessoa, sobre o tema “Jogar fora”. Lembre-se do seu cotidiano, do que é “jogar algo fora”, onde fica esse “fora” e qual sua relação com esse processo. Para maiores informações, consulte a Biblioteca da escola, o link sobre Educação Ambiental em nosso site e converse com os colegas, professores e familiares.

Resultados:

Clique aqui e leia algumas produções dos alunos de 6º ano.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402