Um jardim de possibilidades: que bicho você vê?

3 de julho de 2019


Os bichos de jardim fizeram parte do dia a dia do Infantil 4 neste semestre. As crianças se encantaram com a diversidade de pequenos animais nesse ambiente e, assim, todo bichinho que encontravam era cuidadosamente observado e descrito com detalhes. Para o registro desse estudo, propusemos às crianças a confecção de esculturas, representando os animais estudados.

A sensibilização a respeito dessa forma de arte passou por várias etapas. Os alunos foram à exposição Estética de uma amizade – Alfredo Volpi e Bruno Giorgi, na galeria Pinakotheke São Paulo, onde observaram as esculturas de Giorgi e as reproduziram com o próprio corpo. Na galeria, entraram em contato com os diversos materiais com as quais as obras foram feitas: argila, mármore, bronze e gesso.

Em sala de aula, vivenciaram experiências de construção, com brinquedos e massa de modelar. Conheceram, ainda, as obras de Cacio Murilo, fotógrafo e artista plástico que criou um projeto no qual transforma frutas, verduras e vegetais em animais.

Após essa rica sensibilização, convidamos os alunos do Infantil 4 a criar suas próprias esculturas utilizando, tal como Cacio Murilo, frutas e legumes.

As crianças confeccionaram suas obras individualmente, em duplas e trios. O desafio ao trabalhar em grupo, nessa faixa etária, está em ouvir o colega, negociar suas ideias e chegar a um acordo comum, processo complexo em alguns momentos, mas bastante produtivo e enriquecedor para todos.

O resultado foi uma obra efêmera, como a efemeridade de uma brincadeira que se compõe, se desmancha, acaba e se reinventa. Por meio da fotografia eternizamos cada escultura e transformamos o espaço criado num jardim.