Sistema de representação de alunos

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Estimular a participação política e o exercício da cidadania é o objetivo do Sistema de Representação de Alunos.

Todo direito implica em um dever.

A escola é o primeiro espaço público por excelência em que o indivíduo inicia a experiência de cidadania. Por essa importante razão, os princípios e objetivos da Móbile convergem para a formação de alunos que aprendam a participar de forma criativa na proposição e na resolução de problemas.

Constata-se, no processo de formação de alunos, que só se alcança o respeito e a legitimidade das leis na comunidade se, no dia-a-dia, abrem-se espaços para elaboração e discussão das regras de convivência, substituindo a obediência temerosa por relações de reciprocidade entre indivíduos. É diante de situações concretas e vividas no cotidiano da escola que os alunos experimentam o exercício do diálogo, ferramenta primeira das relações democráticas.

O ano de 2004 foi iniciado com o projeto Conviver Melhor, que faz parte do tema Participação Política, desenvolvido nas aulas de Orientação Educacional do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Esse tema tem por objetivo o desenvolvimento de ações que levem à conquista de direitos individuais e coletivos, a compreensão da importância da participação individual na construção do bem-estar do grupo e o desenvolvimento da responsabilidade diante de questões do cotidiano escolar.

O implantação do sistema de Representação de Alunos contemplou, no princípio, a elaboração de um Estatuto que estabelece regras, função e campo de atuação dos representantes, a prática de eleições e a comunicação e transparência nas relações.

Ao longo dos anos, o grupo de representantes vem discutindo regras que organizam importantes espaços freqüentados por todos da Móbile: elevadores, salas de aula, pátio, quadras, cantina e biblioteca. Dependendo da extensão dos problemas constatados, uma ou várias classes são responsabilizadas por analisar os fatos, levantar hipóteses, discutir encaminhamentos e encontrar soluções.

Nos encontros de Representação, os porta-vozes das classes apresentaram os resultados das discussões e debateram as inúmeras propostas, incorporando as colocações dos funcionários e professores e considerando, na análise, se as proposições privilegiavam o bem-estar coletivo.

Veja na página do projeto Conviver Melhor, exemplos de algumas situações vividas pelos alunos no Sistema de Representação.

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