Saúde e bem-estar do adolescente

Página Inicial > Saúde e Bem-estar do Adolescente > Notícia

Tamanho da letra

Neste ano, a partir do 2º semestre, iniciamos o Projeto Saúde e Bem-estar do Adolescente. Começar por qual tema? Apresentar qual problema?

Sem dúvida, o melhor começo é construir junto com os alunos um espaço de diálogo e de confiança. Para isso, nas aulas de Orientação Educacional, foram propostas atividades que favoreceram a circulação das ideias e o reconhecimento, no âmbito do grupo, de necessidades, até então, percebidas como particulares.

8os anos

Que tal perguntar para os alunos o que eles entendem por saúde e bem-estar do adolescente? Num papel colorido que guardava a privacidade de cada um, os alunos escreveram palavras que pudessem se referir ao tema. Veja o que os 8os anos construíram:

Que tal perguntar para os alunos o que eles entendem por saúde e bem-estar do adolescente? Num papel colorido que guardava a privacidade de cada um, os alunos escreveram palavras que pudessem se referir ao tema. Veja o que os 8os anos construíram:

Estatuto da criança e do adolescente
Mudança
Sexo, drogas e rock and roll
Balada
Garotos/garotas
Médico
Estudo/diversão
Música boa

Alimentação saudável
Hormônios
Educação
Camisinha
Consciência
Informação
Higiene pessoal

Questões psicológicas
Escola
Práticas esportivas
Diversão com os amigos
Prevenção
Tecnologia
Curtir a vida
Gravidez
Segurança
Conforto

Liberdade
Ter um corpo sadio e fazer o que gosta.
Estar bem com a família, ir bem na escola, se dar bem com todos.
Estar de bem consigo mesmo.

É se sentir à vontade em um ambiente. Também é se sentir feliz.
Ter juízo.
Estar bem psicologicamente e fisicamente.
É prevenir-se contra a Aids, não usar drogas e beber corretamente.

Estar livre para conversar com os amigos e sair com eles.
Namorar.
Fazer escolhas certas.
É estar bem com seus amigos e bem com seu próprio corpo.

9os anos

Iniciamos a discussão sobre sexualidade com a leitura dialogada do texto do psicólogo José Ernesto Bologna, no qual são conceituadas e descritas as gírias atuais da relação afetiva, como “ficar” e “estar de rolo”. Refletimos sobre a sexualidade compreendendo-a como expressão afetiva que envolve sentimentos, atitudes e valores. E, para complementar o assunto com uma abordagem médica, convidamos a Dra. Adriana Campaner para uma palestra sobre as DSTs com enfoque no HPV.

Como a vida social se intensifica na adolescência, partimos para uma discussão sobre as implicações das drogas lícitas, dando ênfase ao álcool, pois as informações sobre as consequências de seu uso são de fundamental importância para as escolhas feitas pelos jovens.

Além disso, o trabalho desenvolvido, ao longo do ano do 9º ano, em Artes Cênicas, proporciona um relacionamento intenso entre os alunos, possibilitando novas descobertas no grupo, num movimento saudável e harmônico de respeito, tolerância e sensibilidade. O tema Juventude, desenvolvido neste ano, teve como um dos motes o amor: tratou-se com singeleza a questão da descoberta amorosa e das dúvidas que surgem nessa fase. Isso veio ao encontro do que queríamos no Projeto Saúde e Bem-estar do Adolescente: proporcionar um espaço para troca, debate e circulação de ideias entre os jovens sobre temas que fazem parte do seu dia a dia.

Leituras de Apoio:

Os Códigos da Intimidade
Beber, cair, levantar?
Vira, vira, vira
Vacine-se contra o HPV

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402