Revelando São Paulo

Tamanho da letra

Manhã de garoa, tipicamente paulistana. Foi assim que começou o nosso encontro com o centro de São Paulo. Logo cedo, às 8h00, o relógio do antigo Mappin anunciava que a cidade há muito já acordara. Os trabalhadores restauravam o telhado do Teatro Municipal. Nós, embaixo, procurávamos captar as primeiras imagens. O antigo e o novo, o belo e degradado, o ritmo frenético e o tempo para contemplação. A cidade se revelando aos poucos diante de cada um de nós.

O trajeto percorrido, que antes parecia tão distante, nos mostrou o tamanho da antes província: Praça Ramos, Vale do Anhangabaú, Viaduto Santa Ifigênia, Mosteiro de São Bento, Ladeira Porto Geral e Mercado Municipal. No caminho, as marcas da cidade surpreendem.

A cidade tem vários percursos. O início do trajeto pode ser pela Praça Ramos ou pela Praça da Sé. De qualquer lugar que se comece, percebe-se a cidade em movimento logo cedo. Chegamos à Sé em meio à sua limpeza. Os moradores de rua e a imponência das torres da catedral chamam a nossa atenção.

A última paisagem da cidade foi vista do alto do Edifício Altino Arantes. O norte, o sul, o leste e o oeste apontam para uma cidade sem fim. São Paulo mais uma vez se revela.

Por fim, terminamos nossa visita ao centro também de modo bem paulistano: no Mercado Municipal, nada como um bom pastel de bacalhau ou um sanduíche de mortadela.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental II no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402