Recreio Melhor – 2008

Página Inicial > Conviver Melhor > Notícia

Tamanho da letra

Se a escola é, entre inúmeras atribuições, também o espaço no qual as crianças e os jovens podem esboçar seus projetos de vida, de que maneira podemos, nas miudezas do dia-a-dia escolar, ajudá-los nessa tarefa tão desafiadora? Como ensinar-lhes a identificar desejos, necessidades, planejá-los e colocá-los em prática?

Assim, dentro desta perspectiva, e pensando em aumentar as interações entre as crianças durante o intervalo, é que desenvolvemos o PROJETO RECREIO. Iniciamos elegendo os representantes do 2º semestre que fizeram um levantamento com cada uma das classes a respeito das atividades que gostariam de desenvolver durante o intervalo. Nessa etapa do projeto, muitas vezes se fazia necessário ponderarmos com os alunos a viabilidade ou não de desenvolvermos algumas atividades; assim, avaliarmos questões de espaço, número de participantes que potencialmente poderiam participar da atividade, bem como se algumas sugestões apresentadas eram pertinentes.

A partir daí, com as propostas dos alunos, fizemos uma votação em cada uma das classes e definimos que teríamos dois campeonatos: Pingue-Pongue e Pular Corda. Organizar as regras que orientariam os campeonatos, bem como o sorteio público, foi a próxima etapa de trabalho. Os representantes se distribuíram e organizaram essas orientações, apresentaram aos seus colegas, realizaram o sorteio e deram início aos campeonatos.

Veja abaixo alguns depoimentos dos representantes que coordenaram esse projeto:

“Foi ótimo pode ir todas as 3as e 5as feiras contar os pulos no Campeonato de Corda! Organizar o campeonato não foi difícil. Nos dias do campeonato nós tínhamos que pegar as pranchetas, chamar os competidores e depois contar os pulos do trio. Era muito divertido ver todo mundo pulando e se esforçando para ganhar! A vontade de ganhar estimulava a todos.

Os alunos tiveram espírito de equipe e não houve nenhum desentendido. Quem assistia ao campeonato colaborava muito, criando uma competição muito agradável. Ganhando ou perdendo, todos ficaram felizes.

Nós, representantes, também tivemos uma diversão muito diferente. Esse campeonato foi bom porque tivemos um recreio diferente e divertido.

Espero que outros campeonatos aconteçam e que sejam divertidos como foi esse.”

Mariana de Camargo Dias Vieira
Representante do 6º ano C

“O torneio de corda foi muito legal, pois as pessoas se animaram e competiram entre si. Foi bom, pois assim tínhamos algo diferente para fazer durante o recreio. Todos os grupos foram muito bem e tiveram pontos acima de 500!”

Izadora Mariano
Representante do 6º ano B

“A experiência de organizar o campeonato de pingue pongue foi ótima. Este campeonato é uma maneira de os 6os e 7os anos interagirem e participarem de uma mesma competição que mostrará não só os melhores jogadores, mas também um pouco de cada pessoa…

Organizar este campeonato nos dá responsabilidade e nos dá uma chance de organizarmos algo de aluno para aluno. Pela segunda vez organizei este campeonato. E percebo que os alunos que participam e assistem têm um interesse muito grande desde o início ao fim dos jogos do campeonato. Os alunos do 6º em especial, após o campeonato, passam a jogar mais durante os recreios.

Sofia Baer
Representante do 7º B

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402