Projeto “Minha caixa de memórias”

Tamanho da letra

“O que lembro, tenho”
(João Guimarães Rosa)

Fazer da literatura um canal de sensibilização e ampliação do repertório de vida é um dos objetivos do trabalho do curso de Português na Móbile. Nesse contexto, escolhemos como leitura inicial para as turmas do 2º ano o livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Mem Fox, publicado pela Editora Brinque-Book. Tendo como tema a relação entre objetos simbólicos e memórias afetivas, essa narrativa convida de modo encantador a responder…

“O que é a memória?”

Antes mesmo de iniciar a leitura, em uma atividade de sensibilização, as mais variadas respostas nos revelaram, a um só tempo, a simplicidade e a sensibilidade através das quais crianças pequenas são capazes de pensar questões complexas e fundamentais.

“É um pedaço da nossa cabeça que faz lembrar de tudo o que já aconteceu…”

Após conversarem sobre as primeiras hipóteses, os alunos receberam o livro e juntos exploraram as imagens e localizaram as informações técnicas. Em seguida, realizaram a leitura individual da obra para saborearem cada pedacinho do texto e de suas ilustrações.

O enredo proposto permitiu a nossos jovens leitores refletir sobre a relação entre palavra, memória e inserção social. A identificação com a história de vida da personagem Sra. Antônia sensibilizou as crianças para os laços afetivos que compõem suas lembranças e para a importância de pertencer a um grupo social desde o nascimento.

Ao longo da história, a memória da Sra. Antônia foi resgatada por meio de inúmeros objetos que o menino Guilherme recolheu e lhe trouxe como presente. Foi dessa forma também que nossos alunos puderam reconstruir parte de suas histórias individuais: escolhendo e apresentando aos amigos seus objetos mais queridos.

Após toda essa reflexão, cada aluno, com sua família, confeccionou sua própria caixa de memórias. Recuperar fotos, roupas, brinquedos e tantas outras lembranças foi uma forma de reconstituir inventário afetivo; uma oportunidade de as crianças relerem sua própria história de vida. Nas caixas, as miudezas aninhadas nos revelam a riqueza de cada história pessoal.

Como finalização do projeto preparamos uma mostra para compartilharmos as memórias dos 2º anos!

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental I no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402