Professora da Móbile participará de curso de Física em um dos maiores laboratórios do mundo

Tamanho da letra

Lousas eletrônicas, softwares educacionais, diários eletrônicos, quadras poliesportivas, auditórios equipados… são, certamente, quesitos que contribuem para que uma escola seja considerada de qualidade. Entretanto, o principal elemento de construção de uma escola é, e continuará sendo, a qualidade de seus professores.

A professora Maria da Glória Martini (ou Glorinha, como é conhecida pelos alunos da Móbile) foi uma das 20 selecionadas para participar da Escola de Física CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, em francês) em 2010. Entre 260 candidatos inscritos de todo o país, foram escolhidos para representar o Brasil 14 professores de escolas públicas e apenas seis de escolas particulares.

A participação de educadores brasileiros ocorrerá pela primeira vez em 2010, como resultado de negociações entre o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e a diretoria da Sociedade Brasileira de Física. Entre os dias 5 e 10 de setembro, os professores participarão de um curso exclusivo junto com outros 50 profissionais.

O CERN fica na Suíça e é um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física do mundo. Esse centro ficou bastante conhecido pelo fato de, em 2009, ter colocado em funcionamento o LHC (Large Hadron Collider – Grande Colisor de Hádrons). A Escola de Física é um dos programas mantidos pelo CERN. Além de assistir às aulas, os professores falantes de português farão ainda visitas monitoradas às instalações e aos laboratórios da instituição.

O processo de seleção de professores para a Escola de Física suíça foi bastante complexo e rigoroso. Para candidatar-se a uma das vagas, a professora Glorinha teve de elaborar (e apresentar a uma banca) um plano de divulgação da física de partículas em sala de aula que consiste em veicular, em algumas escolas públicas e privadas da cidade, uma reportagem de TV sobre o LHC para correção das imprecisões científicas presentes nesse tipo de divulgação. Com isso, a professora pretende ampliar o repertório acadêmico dos alunos e desfazer os mitos e o senso comum que cercam as divulgações científicas veiculadas com ênfase e sem o cuidado necessário pelas emissoras de televisão e pelas revistas.

A formação contínua de um profissional, somada a uma formação acadêmica sólida, são fundamentais para a construção de um educador diferenciado, por isso a Móbile incentiva e prestigia ações que ampliem o repertório de seus professores.

Para divulgar para a comunidade Móbile suas descobertas e estudos, Glorinha produzirá um diário sobre a experiência na Escola de Física do CERN, que será publicado na oitava edição da Revista da Móbile, ainda este ano. Enquanto a revista não fica pronta, acompanhe o relato dos eventos e fatos mais significativos da viagem da professora, acessando o blog Glorinha no LHC , no endereço eletrônico  glorinhanolhc.wordpress.com. Não deixe de ler.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Médio no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402