PERíODO ESTENDIDO E INGLêS MóBILE

PERÍODO ESTENDIDO

O Período Estendido é um curso opcional de Inglês oferecido aos alunos do Infantil 3 ao 5º ano, com carga horária de 6 horas semanais, incluindo as atividades pedagógicas, o almoço e um período de descanso.

Durante a vivência, os alunos participam de uma rotina conduzida em inglês, entrando em contato com situações comunicativas autênticas. Os conteúdos linguísticos são explorados em contextos significativos e motivadores, com atividades relacionadas a Arte (obras artísticas, artes plásticas e dramáticas), Ciências (com uma abordagem investigativa), Tecnologia (jogos, uso da Internet e projetos interculturais), Música, Culinária, Jardinagem, entre atividades que visam à ampliação do universo cultural dos alunos.

Do Infantil 3 ao 1º ano, a exposição intensa à língua inglesa tem como objetivo sensibilizar as crianças para a comunicação oral em inglês. O aluno desenvolve suas estratégias de compreensão e interação, observando a língua em uso e se apropriando dos conteúdos linguísticos de maneira lúdica e envolvente.

O programa do Período Estendido para os alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental dá continuidade a esse processo de aprendizagem, tendo como objetivo o desenvolvimento integrado das habilidades de compreensão oral, produção oral, compreensão leitora e produção escrita. Os alunos começam no 2º ano um trabalho de letramento, apropriando-se da língua inglesa em sua forma escrita para, então, caminharem em direção à produção independente de textos cada vez mais elaborados. O programa a partir dessa etapa conta também com o suporte de um material didático que serve de apoio à sistematização dos conteúdos e ao aprofundamento do trabalho com as estruturas e o vocabulário.


INGLÊS MÓBILE

O Inglês Móbile é oferecido aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com uma carga horária semanal de 4 horas. O curso é uma continuidade do trabalho desenvolvido no Período Estendido e objetiva a formalização dos conhecimentos linguísticos adquiridos até então. Os alunos são agrupados de acordo com seu nível de proficiência linguística, de M1 a M11, com a duração de um semestre letivo cada estágio. As aulas são ministradas em Inglês, com o foco na comunicação oral e escrita.

Os temas abordados no curso expõem os alunos a diferentes contextos de uso da língua inglesa, proporcionando o contato com diferentes culturas e variações linguísticas.

É a partir do 6º ano, também, que os alunos são apresentados aos exames de proficiência oferecidos pela University of Cambridge, uma avaliação externa que formaliza os conhecimentos estruturais e formais da língua inglesa. Os exames oferecidos são o KET (Key English Test), o PET (Preliminary English Test), o FCE (First Certificate of English) e o CAE (Certificate of Advanced English).