PERíODO ESTENDIDO E INGLêS MóBILE

PERÍODO ESTENDIDO

O Período Estendido é um curso opcional de Inglês oferecido aos alunos do Infantil 3 ao 5º ano, com carga horária de 6 horas semanais, incluindo as atividades pedagógicas, o almoço e um período de descanso.

Durante a vivência, os alunos participam de uma rotina conduzida em inglês, entrando em contato com situações comunicativas autênticas. Os conteúdos linguísticos são explorados em contextos significativos e motivadores, com atividades relacionadas a Arte (obras artísticas, artes plásticas e dramáticas), Ciências (com uma abordagem investigativa), Tecnologia (jogos, uso da Internet e projetos interculturais), Música, Culinária, Jardinagem, entre atividades que visam à ampliação do universo cultural dos alunos.

Do Infantil 3 ao 1º ano, a exposição intensa à língua inglesa tem como objetivo sensibilizar as crianças para a comunicação oral em inglês. O aluno desenvolve suas estratégias de compreensão e interação, observando a língua em uso e se apropriando dos conteúdos linguísticos de maneira lúdica e envolvente.

O programa do Período Estendido para os alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental dá continuidade a esse processo de aprendizagem, tendo como objetivo o desenvolvimento integrado das habilidades de compreensão oral, produção oral, compreensão leitora e produção escrita. Os alunos começam no 2º ano um trabalho de letramento, apropriando-se da língua inglesa em sua forma escrita para, então, caminharem em direção à produção independente de textos cada vez mais elaborados. O programa a partir dessa etapa conta também com o suporte de um material didático que serve de apoio à sistematização dos conteúdos e ao aprofundamento do trabalho com as estruturas e o vocabulário.


INGLÊS MÓBILE

O Inglês Móbile é oferecido aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com uma carga horária semanal de 4 horas. O curso é uma continuidade do trabalho desenvolvido no Período Estendido e objetiva ampliação, formalização e refinamento das habilidades aprendidas até então. Os alunos são agrupados em diferentes níveis, de M1 a M-Global. Nas aulas, o Inglês é usado como ferramenta dinâmica para ampliação do universo cultural do aluno e desenvolvimento de competências como comunicação, cooperação, pensamento crítico e criatividade.

Os temas que contextualizam a aprendizagem são escolhidos para proporcionar aos alunos um contato e reflexão amplos sobre diferentes culturas, linguagens, manifestações artísticas, formas de organização social e linhas de pensamento.

Dentro desse contexto, a aprendizagem é organizada através…

…do estudo e uso das estruturas linguísticas;
…da interpretação e produção de gêneros e tipos textuais e orais;
…e do desenvolvimento de projetos semestrais.

No Inglês Móbile os alunos também recebem indicações para realizarem os exames de proficiência oferecidos pela Universidade de Cambridge, uma avaliação externa que formaliza os conhecimentos estruturais e formais da língua inglesa.