Palestra sobre H1N1 – 2010

Tamanho da letra

Especialista Atila Iamarino responde às dúvidas frequentes sobre a doença

A vacina contra a influenza A (H1N1) contém substâncias tóxicas? É mais arriscado tomar a vacina do que contrair a gripe? Se a gripe é uma enfermidade comum entre a população e as pessoas normalmente se curam facilmente, por que os governos optaram por realizar uma campanha de vacinação contra o H1N1? Essas foram algumas das questões respondidas pelo biólogo Atila Iamarino em palestra realizada para alunos do 1º ano do Ensino Médio no dia 30 de abril. Atila pesquisa o processo evolutivo dos vírus e realiza um extenso trabalho de divulgação científica sobre esse tema, tanto em seu blog pessoal como na página da Biblioteca Virtual de Saúde (http://blog.h1n1.influenza.bvsalud.org/pt/). Utilizando-se de algumas das animações disponíveis nesse site, o biólogo explicou aos alunos o que diferencia os diversos tipos de vírus, como um vírus invade uma célula hospedeira, o que pode acontecer em casos de vírus que circulam em diferentes seres vivos e como são produzidas as vacinas antivirais.

Assim, a palestra não só desmistificou as informações alarmistas e errôneas que vêm circulando via e-mail sob a forma de spams, como também apresentou os processos biológicos relacionados à infecção viral. Os alunos demonstraram os aprendizados referentes ao tema por meio da elaboração de notas jornalísticas que reportam os conteúdos abordados na palestra.

Tatiana Nahas é assistente de Biologia do Ensino Médio.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Médio no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402