Palestra com André Sirangelo

2 de julho de 2019


Um dos principais objetivos do curso de Língua Portuguesa é desenvolver as habilidades de leitura e análise de diferentes gêneros textuais. Durante o 2º bimestre, o 6º ano da Escola Móbile mergulhou no universo da linguagem cinematográfica, estabelecendo relações entre cinema e literatura. Para aprofundar a compreensão sobre o que é um roteiro e de que maneira se adaptam histórias para o cinema, o roteirista André Sirangelo veio à Móbile compartilhar com alunas e alunos seu trabalho e conhecimento específico sobre o tema.

No início do encontro, Sirangelo leu alguns roteiros de filmes considerados clássicos, mostrando às crianças que a escrita desse material envolve a linguagem visual, de maneira que as pessoas que filmarão a história possam, ao ler o texto, visualizá-la mentalmente.

Ao longo da palestra, o roteirista iluminou três eixos que considera essenciais para seu trabalho: as referências de outras obras, a construção da tensão e as ações do protagonista. Para ilustrar esses eixos, ele utilizou, como base de análise, o filme Hugo Cabret, cujo roteiro foi adaptado do livro A invenção de Hugo Cabret, lido e analisado pelas turmas do 6º ano ao longo do 2º bimestre.

O encontro com André Sirangelo fecha com chave de ouro os estudos em Língua Portuguesa deste ciclo. Compartilhamos com vocês algumas imagens desse evento.