O primeiro dia de aula – 2009

Página Inicial > Conviver Melhor > Notícia

Tamanho da letra

Acompanhe, por meio do depoimento de alguns alunos, como transcorreu o primeiro dia de aula do 6º ano. Ao final, você terá acesso aos gráficos que foram produzidos nas aulas de Matemática.

“Eram seis e meia da manhã do dia 2 de fevereiro, a maioria dos alunos do 6º ano provavelmente acordando; chegaram à escola cedo para conhecer as listas de classe.

– Ahhh! Caí com a minha melhor amiga!!! – muitos falaram.

– Estamos na mesma classe! – ouvi alguns meninos falarem.

O clima do pátio era de pura alegria e expectativa.

Bateu o sinal e as classes finalmente reuniram-se cada uma em uma sala. A minha sala, o 6º B, começou o dia com a Flor, a professora de Matemática.

Logo ela pediu que nós formássemos grupos de cinco pessoas, me sentei com alunos novos, só para variar.

– Vou entregar fichas com questões que vocês devem responder em grupo. Quero que preencham com as informações pessoais. Vocês devem coletar dados a respeito de todos os colegas de seus grupos – iniciou a Flor.

Na ficha, havia perguntas como time, animal de estimação, bairro em que mora e coisas assim. A ficha era interessante porque, com ela, iríamos conhecer um pouco dos outros.

Depois de tudo isso, já era hora do recreio. Que foi muito legal!

Todos pegaram suas coisas e foram de volta para a sala. Lá, tivemos algumas atividades interativas e logo era hora de ir embora.

Todo mundo foi para casa feliz e ansiosa com o dia seguinte.”

Laura Campos Sabbag – 6º B

“De manhã acordei cedíssimo, toda animada. Fiz tudo em um estalo de dedos: tomei café da manhã, um banho e pulei para dentro do carro… Aí, como todos os dias importantes, veio o nervosismo.

– Ai, mãe… E se poucas das minhas amigas caírem em minha sala? – perguntei aflita.

– Calma! Mesmo que vocês todas não fiquem juntas, irão continuar amigas.

– É, mas e se…

– Chega de ‘e se’! Já chegamos. Boa sorte, filha. Tchau!

– Obrigada. Beijos.

Entrei na escola e o primeiro sinal já havia batido. Na minha correria, entrei na sala errada! Saí de lá mortinha de vergonha e fui para a sala dezesseis, na que eu ficaria pelo resto do dia. Quando eu entrei, fui recebida com sorrisos de todas as minhas amigas do ano passado que haviam caído em minha turma, que, por sinal, foram muitas!

Começamos nos apresentando e depois partimos para uma atividade de Matemática. Era uma pesquisa bem interessante, na qual descobrimos várias coisas a respeito de nossos colegas, como, por exemplo, clube que frequenta, bairro em que mora, esporte preferido…

No resto do dia, fizemos novas amizades e matamos a saudade dos antigos colegas. Além disso, tiramos todas as nossas dúvidas a respeito do sexto ano em uma palestra.

– E então, filha, como foi o primeiro dia de aula? – perguntou minha mãe assim que eu entrei no carro.

– Melhor não poderia ser! Quase todas as minhas amigas do ano passado caíram em minha turma, os amigos novos são muito legais e a equipe de professores e a coordenadora são ótimos!

Algumas semanas depois, parecia que minha turma já se conhecia há tempos e demos continuidade à pesquisa de Matemática, fazendo os gráficos sobre cada assunto no computador. Estou louquinha para vê-los quando ficarem expostos em algum mural da escola!”

Luiza Serodio Giannotti – 6º C

“Eu cheguei à escola no primeiro dia de aula. Estava ansiosa para ver meus amigos, como era o 6º ano e tudo o mais.

Quando subi as escadas, havia um monte de gente em volta das listas das classes. Encontrei minhas amigas e fomos para lá também. Tinha ficado no 6º ano C, com um monte de amigas!

Nós conversamos muito, para colocar o papo em dia, sobre como foram as férias, novidades etc.

Bateu o sinal e fomos para a nossa sala, que era a sala de Português. Lá, a Valéria estava esperando pela gente. Já havia algumas pessoas na sala.

Nós entramos e sentamos nas cadeiras que estavam arrumadas em um semicírculo.

Então a Valéria, que é a professora de Português, começou a falar para nós quem era ela, do que ela dava aula, como ia ser o 6º ano com ela, enfim, a explicar tudo que aconteceria no 6º ano.

Depois ela começou a distribuir papeizinhos coloridos, um para cada um. Ela explicou que quem tinha papéis da mesma cor deveria se juntar em um grupo, para fazer uma ficha.

Quem era da minha cor se sentou junto comigo e a Valéria distribuiu as fichas.

Ela disse que deveríamos responder às perguntas, perguntando para as pessoas sobre o que elas gostavam de fazer nas férias, que esportes praticavam, para que time torciam…

Assim que terminamos de responder às questões, a Valéria começou a discutir conosco tudo o que tínhamos escrito, item por item.

Quando tocou o sinal da saída, nos despedimos dos nossos amigos e novos amigos e fomos para casa, para nos prepararmos para mais um dia de aula.

Giovanna de Oliveira Santos e Souza – 6º C

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402