O estudo das transformações ao longo da história da Móbile

Tamanho da letra

Identificar mudanças ao longo de uma história e perceber que estas se dão por meio de uma relação entre causa e consequência foram os objetivos centrais que nortearam o estudo do 3º ano sobre o tema Mudanças e Permanências, realizado na disciplina de História e Geografia no segundo trimestre.

Para trabalhar essas relações, tomou-se como estudo a história da Móbile.

Conhecendo a história da Móbile – Parte 1

O estudo começou com uma visita até a rua Pintassilgo, local em que o antigo prédio da Móbile residia. Observando o espaço, já era possível prever que a construção era bem menor que a atual.

Após essa visita, os alunos tiveram acesso a fotografias da época e puderam identificar várias mudanças e algumas permanências. Alguns pontos chamaram mais a atenção dos alunos. Descobriram que, antes, a Móbile ocupava uma casinha e atualmente, em razão do número de alunos, ocupa um conjunto de prédios. Outros aspectos observados foram a mudança do logotipo da escola e do modelo do uniforme. Reconheceram também nas imagens alguns eventos que permanecem até os dias atuais, como é o caso do Campeonato Interno. No entanto, ao longo do tempo, esses eventos sofreram algumas mudanças estruturais. Essas particularidades sobre a história da escola foram obtidas em outra fonte…

Conhecendo a história da Móbile – Parte 2

As pessoas que participam da história também são fontes de informação. Mariangela, orientadora do Ensino Fundamental, acompanhou as transformações da escola desde o seu início até os dias atuais. Os alunos foram até ela!

No auditório, com as perguntas previamente organizadas, eles entrevistaram-na.

Muitas curiosidades a respeito da Móbile foram relatadas. Descobrir que a escola era composta inicialmente de 10 alunos pasmou a plateia. Mas uma pergunta ainda ficou no ar: como tudo surgiu?

Conhecendo a história da Móbile – Parte 3

Outro documento que possibilitou aos alunos conhecer um pouco mais sobre como a Móbile surgiu foi um vídeo produzido pela direção da escola na época da comemoração do 30º aniversário.

E foi assim, tendo contato com  vários documentos históricos, que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental desvelaram a história da Móbile. Nesse processo, não foi apenas a história da escola que ficou. Os alunos aprenderam que transformações em uma história são sempre determinadas por uma relação de causa e consequência, não sendo de modo algum mero acaso.

Clique aqui e veja as perguntas que nortearam a entrevista com a Mariangela e conheça um pouco da história da Móbile contada pelos alunos por meio de um texto coletivo.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental I no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402