O ensino da Matemática na Móbile

Institucional > Espaço de reflexão

Na Móbile, o ensino da Matemática segue os mesmos princípios do projeto pedagógico da escola, isto é, visa a desenvolver a autonomia, a capacidade de raciocínio e a construção do conhecimento. Mathema, em grego, significa aprendizagem; então, Matemática deve significar ensinar a aprender. Assim, é necessário mostrar que Matemática é muito mais do que números. É conhecimento e reflexão, uma ferramenta para o exercício do pensar. O ensino moderno tem de estar atento para o seu papel informativo e formativo. Com base nesses princípios, a Escola Móbile adota uma metodologia de ensino que visa à formação de conceitos e estruturas de pensamento para que o aluno possa ler e interpretar a realidade de forma autônoma.

Apenas a memorização de regras e o treino de algoritmos há muito caíram em desuso. Atualmente, o desenvolvimento do raciocínio matemático acontece na medida em que valorizamos habilidades fundamentais, como observar, organizar, interpretar, analisar, estabelecer relações, fazer transformações, abstrair, generalizar e deduzir - sempre levando em consideração o conhecimento anteriormente adquirido por ele. Nesse processo, o erro tem grande importância, pois sua análise implica uma aprendizagem significativa e permite a professor e aluno detectar onde se encontram as dificuldades na construção de um determinado conceito.

A evolução do ensino da Matemática implica também sua utilização ilimitada. É interessante que o aluno descubra que não há fronteiras para o emprego desses conhecimentos - eles podem ser aplicados não apenas a situações do cotidiano, como também à construção do conhecimento em outras áreas.

Trabalhar a linguagem é outro ponto importante. Por isso, a utilização de registros escritos é incentivada. Com o tempo, o estudante percebe que esse recurso, além de ser uma forma de comunicação com o mundo exterior, facilita a aprendizagem.

Em todo esse processo, a figura do professor é fundamental. Com o auxílio de um ambiente adequado, ele promove a participação ativa do aluno na aula, fazendo com que ele discuta suas dúvidas, trabalhe com os colegas, amplie seus conceitos e construa relações.

A intenção final do curso é o desenvolvimento da auto-estima, do empenho na busca de soluções e do respeito à diversidade de opiniões. Só assim será possível o real entendimento da sociedade e de suas relações, tanto no âmbito individual quanto no coletivo. O objetivo maior é formar cidadãos autônomos e aptos a superar limites.

HISTÓRIA - Desde os primórdios, o homem vem desenvolvendo o pensar matemático. O progresso do ser humano nesta área deve-se principalmente a três motivos: a necessidade de resolver problemas práticos, o prazer e a curiosidade despertados pelos jogos, pela arte e pela descoberta, e a sua utilização para leitura e intervenção no mundo exterior. Essa história ainda não acabou, e é importante que o aluno saiba disso. Ele precisa estar consciente de que essa evolução é constante e que ele também faz parte desse processo. Só assim a Matemática poderá de fato ser vista como uma ciência dinâmica e aberta a novos raciocínios.

NOVAS TECNOLOGIAS - Com o avanço tecnológico, um número cada vez maior de informações chega às nossas mãos. Para que possamos tomar decisões importantes, é necessário saber observar, analisar e relacionar todos esses dados. Assim, é fundamental possuir conceitos e estruturas de pensamento que nos guiem nessas tarefas - ainda mais numa época em que rapidez e agilidade são atributos tão valorizados. A importância do conhecimento matemático cresce ainda mais se pensarmos na velocidade com que as mudanças ocorrem atualmente. Para que a assimilação de novas tecnologias ocorra de forma satisfatória, tanto em relação ao tempo quanto à qualidade, é fundamental que se tenha, mais do que uma grande carga informativa, uma boa formação. Isso faz toda a diferença.

Prof. Antônio de Freitas da Corte

Assessor pedagógico de Matemática da Móbile e vice-diretor do Ensino Fundamental

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402