O caminho do lixo

Página Inicial > Educação Ambiental > Notícia

Tamanho da letra

Coordenadora: Lili Fonseca
Mediadora: Ana Luiza Azank Veltri

INTRODUÇÃO

Em busca do envolvimento dos alunos do Ensino Fundamental na separação do resíduo escolar, desenvolveu-se com os alunos do 7º ano o projeto “O caminho do lixo”.

Por meio de pesquisas sobre o tema, o objetivo geral é proporcionar aos alunos o estudo do caminho do lixo, a partir do ciclo de vida dos materiais (origem, consumo e descarte), associando esse percurso à situação apresentada na escola com base em entrevistas com funcionários de limpeza e manutenção.

APRESENTAÇÃO AOS ALUNOS

1° momento: apresentação de vídeo WWF/água

Objetivo: iniciar a reflexão dos alunos sobre o reflexo de suas ações na natureza, introduzindo o tema do descarte do resíduo pelo homem.

2° momento: apresentação do Projeto de Educação Ambiental no site da escola

Objetivo: explicar as ações locais que foram ou estão sendo desenvolvidas na área ambiental da escola, indicando os links para navegação individual e mostrando o programa de coleta seletiva da empresa Multilixo, além de nossa relação com esse processo: envolvimento de todos.

3° momento: apresentação da etapa I

Objetivo: realizar um diagnóstico ambiental na escola.

Atividade:

Como está sendo feito o descarte do resíduo gerado por mim? A partir dessa questão, os alunos entrevistaram os funcionários de limpeza e manutenção sobre a separação do lixo na escola. O roteiro da entrevista foi retirado no Laboratório de Ciências na semana seguinte, cada um direcionado a um grupo formado na sala, contendo o nome e local de trabalho do funcionário. De acordo com o número de materiais pesquisados e de alunos por turma, optou-se por entrevistar vinte e quatro funcionários. Assim, cada uma das quatro turmas entrevistaria seis deles.

As entrevistas foram realizadas no horário do recreio, com cerca de 15 minutos de duração. As questões são relativas à separação do resíduo escolar, aos problemas e soluções encontrados pelos funcionários, com espaço para perguntas extras pelos alunos.

4° momento: apresentação da etapa II

Objetivo: aprofundar-se no ciclo de vida dos materiais, reconhecendo a origem, o consumo e descarte de seis tipos de resíduos: lixo comum, orgânico, papel, metal, plástico, vidro.

Nesta etapa, cada um dos seis grupos pesquisou um tipo de resíduo citado acima, por meio de pesquisa bibliográfica na biblioteca, no laboratório de Ciências e em sites de internet, durante as aulas de Orientação Educacional. Na pesquisa, deveria aparecer o caminho percorrido pelo material, desde sua origem até seu descarte, necessariamente passando pela escola. Nesse processo, os alunos precisam relacionar seus estudos à sua realidade, interligando a origem dos materiais ao consumo e descarte do resíduo escolar, finalizando com seu destino final no município.

5° momento: finalização e sorteio

Para finalizar a atividade, os alunos se organizaram em seis grupos, em que um representante de cada grupo sorteou um pedaço de papel com o nome do material a ser estudado na pesquisa. Este mesmo aluno retirou o questionário, a descrição da atividade e a bibliografia na data estipulada no Laboratório de Ciências.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402