Nada é o que parece

Tamanho da letra

“NADA É O QUE PARECE” (ORSON WELLS) – Vivemos hoje em um mundo em que somos frequentemente expostos a imagens e estimulados a fotografar com muita facilidade e rapidez; as câmeras digitais, os celulares e os computadores favorecem, e muito, a divulgação desses registros. Dessa forma, uma questão aparece no âmbito escolar: que caminhos podemos percorrer para trabalhar esses recursos modernos, contextualizá-lo, reconhecer seu potencial de comunicação e de registro histórico, ampliar a sensibilidade e aguçar o olhar dos alunos?

Assim, aliados a essas intenções e estimulados a produzir um Guia Cultural como resultado das pesquisas desenvolvidas no Estudo do Meio, os alunos dos 6os anos participaram de uma série de atividades em que a Fotografia foi o foco de pesquisa, trabalho e conhecimento.

Iniciamos o projeto com uma apresentação das professoras Valéria e Denise, que abordaram a fotografia levando em conta seu potencial de comunicação e de registro da História. Na visita à exposição “Olhar e Fingir”, realizada no MAM, os alunos tiveram a oportunidade de observarem produções que, ao longo do tempo, foram flagrando circunstâncias históricas, visões de mundo, sutilezas psicológicas e movimentos artísticos.

Por fim, a palestra com Caio Vilela, jornalista e fotógrafo, trouxe aos alunos a oportunidade de conhecer um profissional que tem a fotografia, as viagens ao redor do mundo e o contato com outras culturas como elementos para seu trabalho e criação de seus textos. Dessa forma, viajando com ele por meio de suas fotografias, da projeção de imagens que revelaram costumes de outros povos, pudemos também aprender não só algumas sutilezas técnicas que dão um toque especial a uma foto, mas também a importância de respeitarmos aqueles que fotografamos.

Transportando essas aprendizagens e experiências, os alunos dos 6os anos partiram para sua viagem de Estudo do Meio. Parte dos registros fotográficos finaliza essa matéria; outra irá compor o Guia Cultural que será produzido pelos alunos no 2º semestre. Com certeza, por meio da prática, os alunos do 6º ano conseguiram compreender a frase de Orson Wells que intitula este texto: “Nada é o que parece.”

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental II no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402