INGRESSO EM 2020 – 6º A 8º ANO INTEGRAL – ENSINO FUNDAMENTAL II

PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO EM 2020 – MÓBILE INTEGRAL
6º a 8º ano do Ensino Fundamental

O processo de ingresso de 2019 para 6º a 8º ano do Ensino Fundamental está encerrado.

Em maio de 2019, publicaremos as informações sobre o processo de ingresso para 2020.
Disponibilizamos abaixo as informações a respeito do processo de ingresso para 2019.

 

Conheça alguns diferenciais da Móbile Integral (clique aqui).

 

Para participar do processo de ingresso na Móbile Integral, siga as etapas abaixo:

 1ª Etapa 

Os pais interessados em conhecer o projeto pedagógico e a estrutura física da Móbile Integral devem agendar uma reunião pelo telefone 5536-4402 (Secretaria da Móbile Integral – opção 4 – falar com Deborah) ou pelo e-mail secretaria.integral@escolamobile.com.br.


Datas e horários das reuniões

Mês Dia Horário
Agosto (5ª-feira) 9h45 às 12h15
20 (3ª-feira) 14h30 às 17h00
Setembro 10 (3ª-feira) 14h30 às 17h00
26 (5ª-feira) 9h45 às 12h15

Após 26/9, os pais interessados em conhecer o projeto pedagógico de 6º a 8º ano e a estrutura física da Móbile Integral podem agendar uma reunião pelo telefone 5536-4402 (Secretaria da Móbile Integral – opção 4) – falar com Deborah.


Idade mínima para ingresso

Série Idade (até 30/06/2020)
6º ano 11 anos
7º ano 12 anos
8º ano 13 anos

 

Número exato de vagas para 2020

Série Vagas
6º ano 12
7º ano 14
8º ano 8

 

2ª Etapa

Formalização do interesse pela vaga e Inscrição em Avaliações Diagnósticas

No momento de formalizar o interesse pela vaga, os responsáveis pelo(a) candidato(a) deverão optar pelo processo de ingresso da Escola Móbile ou da Móbile Integral e protocolar, até 03/10/2019 (quinta-feira), na Secretaria da Móbile Integral (Rua Diogo Jácome, 818), os documentos abaixo relacionados:

I. Manifestação de Interesse de Vaga, a ser preenchida com as informações solicitadas – anexar fotografia recente do(a) candidato(a);

II. Cópia do RG com CPF;

Observação: Reiteramos que todos os documentos descritos acima nos itens I e II devem ser encaminhados para a Móbile Integral (Rua Diogo Jácome, 818), conjuntamente. Não será possível formalizar o interesse na falta de algum deles.

Após a aferição dos documentos protocolados na Secretaria, a Móbile Integral enviará aos responsáveis, por e-mail, o boleto bancário referente à taxa de inscrição. Essa taxa, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), deve ser quitada até 03/10/2019.


3ª Etapa 

Avaliações Diagnósticas

As Avaliações Diagnósticas contemplam os conteúdos abaixo e serão realizadas nos dias:

  • 4/10 (sexta-feira), das 14h15 às 18h00;
  • 5/10 (sábado), das 9h00 às 12h30.

Competências acadêmicas avaliadas em provas de:
• Leitura e interpretação de texto;
• Produção de texto narrativo;
• Raciocínio matemático;
• Proficiência em língua inglesa;
• Proficiência em língua espanhola (candidatos a 8º e 9º ano).

Competências socioemocionais avaliadas em pequenos grupos de alunos, em que serão observadas as capacidades de:
• solucionar desafios;
• trabalhar colaborativamente;
• argumentar e posicionar-se criticamente.

 4ª Etapa 

Resultado e Matrícula

O resultado do processo de ingresso será comunicado por e-mail no dia 25 de outubro (sexta-feira), a partir das 17h00.

A partir desse dia, os responsáveis pelos alunos ingressantes deverão retirar na Secretaria da Móbile Integral (Rua Diogo Jácome, 818) os documentos necessários para a efetivação da matrícula, que deverá ocorrer no período de 28 de outubro a 4 de novembro de 2019.

A matrícula deve ser efetivada na Tesouraria (Rua Diogo Jácome, 818) mediante a entrega obrigatória de todos os documentos abaixo relacionados:
• autorização da reserva de vaga fornecida pela Móbile;
• pagamento da taxa de reserva de vaga, inclusa na anuidade escolar;
• ficha de dados cadastrais do(a) aluno(a) preenchida;
• requerimento de matrícula;
• contrato de prestação de serviços educacionais;
• pagamento da taxa correspondente ao material escolar anual;
• declaração de quitação das mensalidades da escola em que o(a) aluno(a) estuda em 2019;
• documento da escola de origem comprovando a escolaridade do(a) aluno(a);
• cópia do RG com CPF.

Havendo número de candidatos maior do que o número de vagas, a Móbile informará à família a ordem do(a) candidato(a) na fila de espera. Vagas poderão surgir até o início do período de aulas de 2020 ou ao longo do ano. Nesse caso, a Secretaria entrará em contato por telefone com a família para comunicar e disponibilizar a vaga.

Conteúdos Programáticos das Avaliações Diagnósticas

Conteúdo Programático de Leitura e Produção de Texto

6º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • identifica efeitos de humor, ironia e crítica em textos variados;
  • estabelece relações entre textos diversos;
  • interpreta com base no texto;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
  • compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem;
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • utiliza corretamente a pontuação, no final e no interior das frases e nas enumerações;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
  • descreve imagens;
  • atende ao gênero de texto proposto;
  • mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
  • utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
  • grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
  • emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).
7º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
  • identifica efeitos de humor, ironia e crítica em textos variados;
  • estabelece relações entre textos diversos;
  • interpreta com base no texto;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem;
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • utiliza corretamente a pontuação, no final e no interior das frases e nas enumerações;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
  • descreve imagens;
  • atende ao gênero de texto proposto;
  • mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
  • utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
  • grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
  • emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).
8º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
  • identifica efeitos de humor, ironia e crítica em textos variados;
  • distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
  • estabelece relações entre textos diversos;
  • interpreta com base no texto;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
  • reconhece, distingue e analisa elementos constituintes do gênero de texto (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);
  • compara textos, pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
  • emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas);
  • utiliza corretamente a pontuação, no final e no interior das frases e nas enumerações;
  • utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
  • descreve imagens;
  • mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
  • atende ao gênero de texto proposto, distinguindo seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).

Conteúdo Programático de Matemática

6º ANO

1.  Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):

  • elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
  • explica de forma clara a estratégia escolhida;
  • registra de maneira organizada todas as etapas do raciocínio realizado;
  • verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
  • escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema.

2.  Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê e escreve números naturais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
  • apresenta precisão nos cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais;
  • identifica relações proporcionais em uma situação e utiliza-as na resolução de um problema;
  • representa graficamente frações e situações-problema envolvendo números racionais;
  • resolve problemas envolvendo cálculo de fração de quantidade.

 

7º ANO

1.  Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):

  • elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
  • explica de forma clara a estratégia escolhida;
  • registra de maneira organizada todas as etapas do raciocínio realizado;
  • verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
  • escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema;
  • justifica afirmações e fatos matemáticos utilizando definições, propriedades, exemplos e contraexemplos.

2.  Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê, escreve e compara números racionais de qualquer ordem de grandeza, compreendendo as características do sistema de numeração decimal;
  • relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
  • calcula o valor de expressões numéricas envolvendo operações com números naturais;
  • calcula o valor de expressões numéricas envolvendo adição, subtração e multiplicação de números racionais positivos;
  • identifica relações proporcionais em uma situação e utiliza-as na resolução de um problema;
  • resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens por meio de representações gráficas.

 

8º ANO

1.  Em relação aos procedimentos de resolução de problema, será observado se o(a) aluno(a):

  • elabora estratégias válidas para resolver problemas de diferentes estruturas de pensamento matemático;
  • explica de forma clara a estratégia escolhida;
  • registra de maneira organizada todas as etapas do raciocínio realizado;
  • verifica a compatibilidade do resultado encontrado;
  • escreve respostas finais coerentes com a solicitação do problema;
  • justifica afirmações e fatos matemáticos utilizando definições, propriedades, exemplos e contraexemplos.

2.  Em relação às estruturas de pensamento matemático, será observado se o(a) aluno(a):

  • relaciona as diferentes representações dos números racionais: decimal, fracionária, gráfica e percentual;
  • calcula o valor de expressões numéricas envolvendo operações com números racionais;
  • resolve problemas envolvendo operações com frações e porcentagens;
  • identifica relações proporcionais em uma situação e utiliza-as na resolução de um problema;
  • utiliza recursos algébricos para representar e resolver uma situação apresentada;
  • determina o valor de uma incógnita em uma equação de primeiro grau.

 


Conteúdo Programático de Inglês

6º GRADE
The learner CAN…
  • Spell short unfamiliar words such as proper names and addresses;
  • Demonstrate comprehension of audiovisual materials to answer written questions and to complete dialogues;
  • Infer meaning from context;
  • Read very short texts to spot the main idea and specific information;
  • Voice and write slightly longer sentences and/or questions to describe familiar and slightly unfamiliar people, places and situations: I was climbing when I fell. / I bought a blue T-shirt when I went to the countryside. / If I eat healthy food, I will be ready for the sports competition. / I have lived here since 2008. / Next week, I am going to be very busy. / In the future, we will drive around in flying cars. / What does it (feel / taste / smell / look / sound) like?
  • Write short paragraphs.

 

Topics Structures
  • School places, subjects and timetables
  • Occupations
  • Freetime activities
  • Entertainment (TV, cinema and music)
  • Life experiences
  • Adventures
  • Countries and celebrations
  • Clothes and materials
  • Sports and health
  • Foods, drinks and cooking
  • Numbers 1 – 1000
  • Telling the time
  • Present simple and continuous
  • Comparatives and superlatives
  • Past simple and continuous
  • Plans, intentions and predictions: going to
  • Predictions: will
  • Present perfect with for, since, still, just, already, ever, never
  • Linking words: that, who, where, which
  • Modal verbs: can, could, should
  • Countable and uncountable nouns
  • Prepositions of place (behind, between, next to, opposite)
  • Imperative verbs for directions
  • Stative verbs to describe senses + nouns

 

7º GRADE

The learner CAN…

  • Speak intelligibly, with some control of phonological features such as word stress and individual sounds, about familiar and slightly unfamiliar people, places and situations;
  • Name and identify time, day and dates on written and spoken messages;
  • Describe people’s appearance, personality and the position of objects in a picture;
  • Fill in a form with personal information;
  • Make suggestions and invitations;
  • Listen attentively to audio/video recordings to answer questions;
  • Demonstrate the ability to infer meaning from context;
  • Read slightly longer texts to spot the main idea and specific information;
  • Analyse and plan for writing a text
  • Write coherent and cohesive texts of approximately 80 words.
Topics Lexical Structures Grammar Structures
  • Family and friends
  • School subjects, people and places
  • Occupations and professions
  • Appearance and personality
  • Clothes
  • Food
  • Travel and transport
  • Life experiences
  • The future
  • Sports
  • Invitations and offers: would you like…? / Let’s…? / How about you? / Shall we…?
  • Prepositional phrases + verb –ing (be, fond of, be keen on)
  • Prepositions of time: in, on, at
  • Time expressions: ago, when, while, until, last (week, year, century), before/after, as soon as, by (+ past perfect), already, yesterday
  • Quantifiers: a/an, a lot of, many, much, some
  • Linkers: because, however, as well, also, too
  • Sentence word order: subject + verb + direct object
  • Verb to be
  • Has/have got
  • Present simple
  • Enjoy, like, love, hate + nouns & verbs –ing
  • Comparative and Superlative: regular and irregular forms
  • Past simple and continuous
  • Used to for past habits
  • Plans, intentions and predictions: going to
  • Predictions: will
  • First conditional
  • Present perfect with for, since, still, just, yet, already, ever,  never

 

8º GRADE

The learner CAN…

  • Speak intelligibly, with limited but effective command of phonological features such as word stress, individual sounds and intonation;
  • Talk about familiar and slightly unfamiliar people, places, situations, as well as life experiences, emotions, special occasions and the future;
  • Give opinions;
  • Report statements, questions, commands and requests;
  • Talk about present and future imaginary conditions;
  • Listen to audiovisual materials and read longer texts for detailed comprehension, gist and global meaning, as well as speaker’s attitude and opinion;
  • Demonstrate the ability to infer meaning from context;
  • Identify and use different patterns to paraphrase very short sentences;
  • Analyse and plan for writing short communicative messages and opinion and narrative texts;
  • Write coherent and cohesive paragraphs and texts.

 

Topics Lexical Structures Grammar Structures
  • Life events
  • Personality
  • Emotions
  • Science
  • Technology
  • The environment
  • The news
  • Advertising
  • Arts and books
  • Discoveries and inventions
  • Jobs and professions
  • Related collocations and phrasal verbs
  • Chunks to describe large numbers
  • Verbs + dependent prepositions
  • Compound nouns
  • Make and do collocations
  • -ed & -ing adjectives
  • Prepositional phrases with ‘at’ / ‘by’ / ‘in’ / ‘on’
  • Linkers: cause + effect / opinion / contrast
 

  • Verb tenses: present simple / continuous / perfect simple / perfect continuous
  • Narrative tenses: past simple and continuous / used to / past perfect simple
  • Pronouns: subject / object / adjective / reflexive
  • Defining and non-defining relative clauses
  • Future forms: will / going to / present continuous / present simple
  • Conditionals: zero / first / second
  • Reported speech
  • Passive Voice
  • Modal verbs: deduction / obligation / prohibition

 

 

Conteúdo Programático de Espanhol

8º GRADE

En cuanto a las habilidades lingüísticas, el candidato al 8° año debe:

  • Comprender frases y el vocabulario más habitual relacionado a datos personales, el lugar donde vive, familia y compras;
  • Utilizar expresiones y frases para describir de forma sencilla su entorno, rutina escolar y personal;
  • Leer y escribir textos breves ycorreos electrónicos de carácter personal;
  • Comunicarse en interacciones sociales breves y habituales que exijan intercambio de informaciones sencillo y directo sobre actividades y temas cotidianos.
Contenidos
Funcionales y Comunicativos Lexicales Gramaticales
  • Presentación personal
  •  Oraciones sencillas en interacciones cotidianas de clase
  • Los saludos más usuales de acuerdo con el contexto comunicativo
  • Variantes de tratamiento
  • La rutina: estudio, deportes y actividades de tiempo libre
  • Instrucciones de una receta
  • Gustos y preferencias
  • Ir de compras: ropas y alimentos
  • Descripción del espacio público
  • Descripción de la vivienda
  • Vocabulario relacionado al aula y a los útiles escolares
  • Países hispanohablantes y nacionalidades
  • Vocabulario relacionado a los medios de transporte y referencias al desplazamiento en una ciudad
  • El espacio público y establecimientos
  • Muebles, objetos y partes de una vivienda
  • Las horas y los días de la semana
  • Los alimentos
  • Los animales
  • Los colores
  • Los deportes
  • Descripción física y de personalidad
  • Estados de ánimo y sensaciones físicas
  • Ropas, calzados y complementos
  • Partes del cuerpo
  • Pronombres sujeto
  • Usos de los verbos estar, haber y tener para indicar la existencia o ubicación de los establecimientos de la ciudad
  • Artículos y contracciones
  • Numerales
  • Usos y morfología del Presente de Indicativo
  • Verbos reflexivos
  • Género y número de sustantivos y adjetivos
  • Operadores argumentativos de causa, consecuencia y finalidad
  • Usos y morfología del Pretérito Perfecto
  • Posición pronominal: pronombres reflexivos