INGRESSO EM 2019 – 6º E 7º ANO INTEGRAL – ENSINO FUNDAMENTAL II

PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO EM 2019 – MÓBILE INTEGRAL
6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Conheça alguns diferenciais da Móbile Integral (clique aqui).

 

Para participar do processo de ingresso na Móbile Integral, siga as etapas abaixo:

 1ª Etapa 

Os pais interessados em conhecer o projeto pedagógico e a estrutura física da Móbile Integral devem agendar uma reunião pelo telefone 5536-4402 (Secretaria da Móbile Integral – opção 4 – falar com Deborah).


Idade mínima para ingresso

Série Idade (até 30/06/19)
6º ano 11 anos
7º ano 12 anos

 

Número de vagas para 2019

Série Vagas
6º ano 47
7º ano 14

 


2ª Etapa 

Formalização do interesse pela vaga e Inscrição em Avaliações Diagnósticas

No momento de formalizar o interesse pela vaga, os responsáveis pelo(a) candidato(a) deverão protocolar, até 04/10/2018 (quinta-feira), na Secretaria da Móbile Integral (Rua Diogo Jácome, 818), os documentos abaixo relacionados:

I. Manifestação de Interesse de Vaga, a ser preenchida com as informações solicitadas – anexar fotografia recente do(a) candidato(a);

II. Cópia do boletim de avaliação do candidato em 2018, com nota de dois bimestres ou dois trimestres;

III. Cópia da certidão de nascimento;

Observação: Reiteramos que todos os documentos descritos acima nos itens I, II e III devem ser encaminhados para a Móbile Integral (Rua Diogo Jácome, 818), conjuntamente. Não será possível formalizar o interesse na falta de algum deles.

Após a aferição dos documentos protocolados na Secretaria, a Móbile Integral entrará em contato com os responsáveis para agendamento das Avaliações Diagnósticas e encaminhará, por e-mail, as informações necessárias para o pagamento de taxa de inscrição. Essa taxa, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), deve ser quitada até 04/10/2018 por meio de boleto bancário.


3ª Etapa 

Avaliações Diagnósticas

As Avaliações Diagnósticas contemplam os conteúdos abaixo e serão realizadas no dia 4/10, das 8h15 às 16h30.

Competências acadêmicas avaliadas em provas de:
• Leitura e interpretação de texto;
• Produção de texto narrativo;
• Raciocínio matemático;
• Proficiência em língua inglesa.

Os candidatos que não demonstrarem proficiência em língua inglesa deverão frequentar, em 2019, curso de Inglês intensivo ofertado pela Móbile, cujo objetivo é aproximar o nível de proficiência de Inglês do aluno ingressante às expectativas de cada série.

Competências pessoais e sociais avaliadas em pequenos grupos de alunos, em que serão observadas as capacidades de:
• solucionar desafios;
• trabalhar colaborativamente;
• argumentar e posicionar-se criticamente.

 4ª Etapa 

Resultado e Matrícula

O resultado do processo de ingresso será comunicado por e-mail no dia 26 de outubro (sexta-feira), a partir das 17h00.

A partir desse dia, os responsáveis pelos alunos ingressantes deverão retirar na Secretaria da Móbile Integral (Rua Diogo Jácome, 818) os documentos necessários para a efetivação da matrícula, que deverá ocorrer no período de 29 de outubro a 5 de novembro de 2018.

A matrícula deve ser efetivada na Tesouraria (Rua Diogo Jácome, 818) mediante a entrega obrigatória de todos os documentos abaixo relacionados:
• autorização da reserva de vaga fornecida pela Móbile;
• pagamento da taxa de reserva de vaga, inclusa na anuidade escolar;
• ficha de dados cadastrais do(a) aluno(a) preenchida;
• requerimento de matrícula;
• contrato de prestação de serviços educacionais;
• pagamento da taxa correspondente ao material escolar anual;
• declaração de quitação das mensalidades da escola em que o(a) aluno(a) estuda em 2018;
• documento da escola de origem comprovando a escolaridade do(a) aluno(a);
• cópia do RG.

 

Conteúdos Programáticos das Avaliações Diagnósticas

Conteúdo Programático de Leitura e Produção de Texto

6º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
  • identifica efeitos de humor, ironia e crítica em textos variados;
  • distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
  • estabelece relações entre textos diversos;
  • interpreta com base no texto;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
  • compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem;
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • utiliza corretamente a pontuação, no final e no interior das frases e nas enumerações;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
  • descreve imagens;
  • atende ao gênero de texto proposto;
  • mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
  • utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
  • grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
  • emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).
7º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
  • identifica efeitos de humor, ironia e crítica em textos variados;
  • distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
  • estabelece relações entre textos diversos;
  • interpreta com base no texto;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
  • compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem;
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • utiliza corretamente a pontuação, no final e no interior das frases e nas enumerações;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
  • descreve imagens;
  • atende ao gênero de texto proposto;
  • mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
  • utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
  • grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
  • emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).

 

Conteúdo Programático de Matemática
6º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.
  • Verificação da compatibilidade do resultado.

2. Estruturas de pensamento numérico.

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e produção de escritas numéricas de qualquer ordem de grandeza.
  • Compreensão das relações entre notas e moedas do nosso sistema monetário.
  • Domínio do algoritmo da adição (com e sem reserva) e da subtração (com e sem empréstimo) envolvendo números naturais.
  • Domínio do algoritmo da multiplicação e da divisão com números naturais.
7º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.
  • Verificação da compatibilidade do resultado.
  • Capacidade de identificar padrões numéricos.

2. Estruturas de pensamento numérico.

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e a produção de escritas numéricas de qualquer ordem de grandeza.
  • Capacidade de relacionar a representação decimal, fracionária e percentual de um número racional.
  • Domínio de técnicas operatórias envolvendo adição, subtração e multiplicação de números racionais representados na forma decimal e fracionária.

 

Conteúdo Programático de Inglês
6º GRADE

The learner CAN…

  • Spell unfamiliar words such as proper names and addresses;
  • Demonstrate comprehension of audiovisual materials to answer written questions and to complete dialogues;
  • Infer meaning from context;
  • Read very short texts to spot the main idea and specific information;
  • Write short paragraphs;
  • Voice and write slightly more complex sentences and/or questions: The whale has been there for three hours. / I have lived here since 2008. / We still haven’t chosen a project. / I have already visited Japan. / Next week, I am going to be very busy. / In the future, we will drive around in flying cars. / What does it (feel / taste / smell / look / sound) like?
  • Voice and write compound sentences to describe familiar and slightly unfamiliar people, places and situations: Icarus, the boy who flew too near the Sun. / The nests where griffins live are made of gold. / A dragon is a beast which has scales and big claws. / I was climbing when I fell. / I bought a blue T-shirt made of cotton when I went to the countryside. / If I eat healthy food and do exercise, I will be ready for the sports competition.
Topics Structures
  • School places, subjects and timetables
  • Occupations
  • Freetime activities
  • Entertainment (TV, theatre, cinema and music)
  • Myths and legends
  • Life experiences
  • Adventures
  • Under the sea
  • Countries and celebrations
  • Clothes and materials
  • Tomorrowland
  • Sports and health
  • Foods, drinks and cooking
  • Numbers 1 – 1000
  • Telling the time
  • Present simple and continuous
  • Past simple and continuous
  • Plans, intentions and predictions: going to
  • Predictions: will
  • Present perfect with for, since, still, just, yet, already, ever, never
  • Joining clauses with that, who, where, which
  • Quantifiers: some, any, no, every + one/thing, where
  • Should for suggestions
  • Countable and uncountable nouns
  • Prepositions of place (behind, between, next to, opposite)
  • Imperative verbs for directions
  • Stative verbs to describe senses + nouns
  • Zero conditional

 

7º GRADE

The learner CAN…

  • Speak intelligibly, with some control of phonological features such as word stress and individual sounds, about familiar and slightly unfamiliar people, places and situations;
  • Name and identify time, day and dates on written and spoken messages;
  • Describe people’s appearance, personality and the position of objects in a picture;
  • Fill in a form with personal information;
  • Make suggestions and invitations;
  • Listen attentively to audio/video recordings to answer questions;
  • Demonstrate the ability to infer meaning from context;
  • Read slightly longer texts to spot the main idea and specific information;
  • Demonstrate the ability to analyse and plan for writing a text;
  • Write coherent and cohesive texts of approximately 80 words.
Topics Lexical Structures Grammar Structures
  • Family and friends
  • Times and dates
  • School subjects, people and places
  • Occupations and professions
  • Appearance and personality
  • Clothes
  • Food
  • City life
  • Travel and transport
  • The future
  • Life experiences
  • Invitations and offers: would you like…? / Let’s…? / How about you? / Shall we…?
  • Prepositional phrases + verb –ing (be, fond of, be keen on)
  • Prepositions of time: in, on, at
  • Time Expressions: ago, when, while, until, last (week, year, century), before/after, as soon as, by (+ past perfect), already, yesterday
  • Quantifiers: a/an, a pair of/bit of, a lot of, many, much, some
  • -ed & -ing adjectives: boring + bored / excited + exciting / interested + interesting / surprised + surprising
  • Countable and uncountable nouns
  • Linkers: because, however, as well, also, too
  • Question forms (yes/no questions + wh- words)
  • Sentence word order: subject + verb + direct object
  • Verb to be
  • Has/have got
  • Present simple
  • Enjoy, like, love, hate + nouns & verbs –ing
  • Comparative and Superlative: regular and irregular forms (good, bad, far) of short and long adjectives + as … as
  • Past simple and continuous
  • Used to for past habits
  • Plans, intentions and predictions: going to
  • Predictions: will
  • Present perfect with for, since, still, just, yet, already, ever,  never
  • Zero conditional