INGRESSO EM 2019 – 3º A 5º ANO INTEGRAL – ENSINO FUNDAMENTAL

 

PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO EM 2019 – MÓBILE INTEGRAL
3º a 5º ano do Ensino Fundamental

O processo de ingresso de 2019 para 3º ano do Ensino Fundamental está encerrado.

Em maio de 2019, publicaremos as informações sobre o processo de ingresso para 2020.
Disponibilizamos abaixo as informações a respeito do processo de ingresso para 2019.

 

Processo de ingresso de 2019 para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Os pais interessados em conhecer o projeto pedagógico e a estrutura física da Móbile Integral devem agendar uma reunião pelo telefone 5536-4402 (Secretaria da Móbile Integral – opção 4 – falar com Deborah).

 

Conheça alguns diferenciais da Móbile Integral (clique aqui).

 

Para participar do processo de ingresso na Móbile Integral, siga as etapas abaixo:

 1ª Etapa 

Reuniões de Apresentação do Projeto Pedagógico

Os pais interessados em conhecer o projeto pedagógico e a estrutura física da Móbile Integral devem comparecer a uma de nossas reuniões coletivas de apresentação da Escola. Para participar da reunião, é indispensável o preenchimento da ficha de inscrição.

Observação: Os pais que já assistiram a reuniões pedagógicas da Móbile Integral em 2016 ou 2017 ficam dispensados de comparecer à reunião de apresentação; entretanto, devem preencher a ficha de inscrição.

Datas e horário das reuniões:

Mês Dia Horário
Agosto (3ª-feira) 8h15 às 11h00
20 (2ª-feira)
Setembro 11 (3ª-feira)
24 (2ª-feira)


Idade mínima para ingresso

Ano Idade
3º ano 8 anos Até 30/06/2019
4º ano 9 anos
5º ano 10 anos


Número de vagas para 2019

Série Vagas
3º ano 1
4º ano 17
5º ano 39

 

 2ª Etapa 

Formalização do Interesse pela Vaga e Inscrição em Vivência e Avaliações Diagnósticas

No momento de formalizar o interesse pela reserva de vaga, os responsáveis pelo(a) candidato(a) deverão optar pela inscrição no processo de ingresso da Escola Móbile ou da Móbile Integral e protocolar, até 4 de outubro (quinta-feira), na Secretaria da Móbile Integral (Rua Diogo Jácome, 818), os documentos abaixo relacionados:

I. Manifestação de Interesse de Vaga (clique aqui), a ser preenchida com as informações solicitadas – anexar fotografia recente do(a) candidato(a);

II. Cópia do boletim de avaliação do candidato em 2018, com nota de dois bimestres ou dois trimestres;

  • Para alunos cujas escolas não forneçam notas, solicitamos a entrega dos relatórios produzidos pelas escolas de origem do(a) aluno(a) nos anos de 2017 e 2018.

III. Cópia da certidão de nascimento.

Observação: Reiteramos que todos os documentos descritos acima nos itens I, II e III devem ser encaminhados para a Secretaria da Móbile Integral conjuntamente. Não será possível formalizar o interesse pela vaga na falta de algum deles.

Após a aferição dos documentos protocolados na Secretaria da Rua Diogo Jácome, 818, a Móbile Integral entrará em contato com os responsáveis para agendamento da Vivência e encaminhará, por e-mail, as informações necessárias para o pagamento de taxa de inscrição na Vivência e nas Avaliações Diagnósticas. Essa taxa, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), deve ser quitada até 8/10/2018 por meio de boleto bancário.

 3ª Etapa 

Vivência e Avaliações Diagnósticas

Nos dias indicados abaixo, os candidatos participarão de uma Vivência no período de aula na Móbile Integral e farão Avaliações Diagnósticas no dia 9/10, das 8h15 às 16h15. 

No dia da Vivência, serão observados os seguintes aspectos:
• organização;
• atenção;
• perseverança;
• expressão oral;
• desenvolvimento social (relação com o grupo);
• código linguístico (ortografia, concordância e pontuação);
• produção de texto;
• compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros textuais;
• estratégia de resolução de problemas e estrutura de pensamento numérico;
• proficiência em língua inglesa.

Os candidatos que não demonstrarem proficiência em língua inglesa deverão frequentar, em 2019, curso de Inglês intensivo ofertado pela Móbile, cujo objetivo é aproximar o nível de proficiência de Inglês do aluno ingressante às expectativas da série.

A análise do desenvolvimento do aluno em todo o processo de ingresso e a disponibilidade de vagas determinarão o número de alunos aceitos.

 

 4ª Etapa 

Resultado e Matrícula

O resultado do processo de ingresso será comunicado aos pais por e-mail no dia 26 de outubro (sexta-feira), a partir das 17h00.

A partir desse dia, os responsáveis pelos alunos ingressantes deverão retirar na Secretaria da Móbile Integral (Rua Diogo Jácome, 818), os documentos necessários para a efetivação da matrícula, que deverá ocorrer no período de 29 de outubro a 5 de novembro de 2018.

Finalizado esse período, as vagas não preenchidas serão disponibilizadas a outros alunos, respeitando-se a fila de espera.

A matrícula deve ser efetivada na Tesouraria (Rua Diogo Jácome, 818) mediante a entrega obrigatória de todos os documentos abaixo relacionados:

  • autorização da reserva de vaga fornecida pela Móbile;
  • pagamento da taxa de reserva de vaga, inclusa na anuidade escolar;
  • ficha de dados cadastrais do(a) aluno(a) preenchida;
  • requerimento de matrícula;
  • contrato de prestação de serviços educacionais;
  • pagamento da taxa correspondente ao material escolar anual;
  • declaração de quitação das mensalidades da escola em que o(a) aluno(a) estuda em 2018;
  • documento da escola de origem comprovando a escolaridade do(a) aluno(a);
  • cópia do RG (se tiver).

Havendo número de candidatos maior do que vagas, a Móbile informará à família a ordem do(a) candidato(a) na fila de espera. Vagas poderão surgir até o início do período de aulas de 2019 ou ao longo do ano. Nesse caso, a Secretaria entrará em contato por telefone com a família para comunicar e disponibilizar a vaga.

Conteúdo Programático das Avaliações Diagnósticas

Conteúdo Programático de Leitura e Produção de Texto

3º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • diferencia letra, sílaba e palavra;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação;
  • interpreta com base no texto;
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis aglutinações;
  • explora a pontuação final em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação);
  • emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta o parágrafo em frases;
  • emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal;
  • descreve imagens.
4º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
  • reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • interpreta com base no texto;
  • identifica o discurso direto;
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis aglutinações;
  • explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
  • emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta o texto em parágrafo;
  • segmenta o parágrafo em frases;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • descreve imagens.
5º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • reconhece o efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão;
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
  • estabelece relações entre textos diversos;
  • reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
  • interpreta com base no texto;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • identifica o discurso direto;
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis aglutinações;
  • explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
  • emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta o texto em parágrafo;
  • segmenta o parágrafo em frases;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
  • descreve imagens.

 

Conteúdo Programático de Matemática

3º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.

2. Estruturas de pensamento numérico:

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e a produção de escritas numéricas até a ordem da centena simples.
  • Operar com números naturais por meio de estratégias não convencionais (adição, subtração, multiplicação e divisão).
  • Domínio do algoritmo da adição (com e sem reserva) e da subtração (com e sem empréstimo) envolvendo números naturais.
4º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.

2. Estruturas de pensamento numérico:

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e a produção de escritas numéricas até a unidade de milhar.
  • Compreensão das relações entre notas e moedas do nosso sistema monetário.
  • Domínio do algoritmo da adição (com e sem reserva) e da subtração (com e sem empréstimo) envolvendo números naturais.
  • Domínio do algoritmo da multiplicação por um algarismo e da divisão por um algarismo envolvendo números naturais.
5º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.
  • Verificação da compatibilidade de um  resultado encontrado.

2. Estruturas de pensamento numérico:

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e a produção de escritas numéricas até classe do milhão.
  • Compreensão das relações entre notas e moedas do nosso sistema monetário.
  • Domínio do algoritmo da adição (com e sem reserva) e da subtração (com e sem empréstimo) envolvendo números naturais.
  • Domínio do algoritmo da multiplicação e da divisão com números naturais.

 

Conteúdo Programático de Inglês

3º GRADE

The learner CAN…

  • Recognise the letters of the English alphabet;
  • Spell her/his name and simple words: Anna / cat / dog;
  • Use simple sentences to respond to simple questions: This is a chair. / How old are you? > I am six;
  • Follow very short stories in simple language and classroom instructions: Then Lucy eats an apple. / Listen and colour. / Read and write;
  • Use some very simple sentences to describe familiar situations: This is my mother. / I like bananas. / I like dancing. / I am wearing glasses. / I can play outside. / There are four people in my family. / It is raining.
Topics Structures
  • Name and age
  • Cardinal numbers
  • Likes and dislikes
  • Foods and drinks
  • Sports and physical activities
  • The weather
  • Clothes
  • Seasonal activities
  • Family members
  • Adjectives to describe people
  • Verb to be
  • Can for abilities
  • There is / are
  • Basic pronouns
  • Basic present verb form

 

4º GRADE

 The learner CAN…

  • Unscramble words and short chunks with the letters of the English alphabet;
  • Read simple stories with the help of pictures;
  • Answer questions with complete answers;
  • Voice and write simple sentences to respond to simple questions: I have got a dog. / My mother’s name is Anna. / My favourite school subject is English. / I like playing football. / I live in a house. / My backpack is in my bedroom. / The games console is next to the television;
  • Voice and write simple sentences to describe familiar situations: This is a television. I live with my mother and father. / These books are blue. / She is bouncing the ball. / I would like an orange.
Topics Structures

●      Birthdays
●      Ordinal numbers
●      Hobbies
●      Likes and dislikes
●      School supplies & subjects
●      Family and personal belongings
●      Toys and gadgets
●      Movements and actions
●      Parts and objects of the house
●      Animals
●      Parts of the body and face
●      Places and directions
●      Key Adjectives

  •  Verb to be
  •  Can for abilities and requests
  •  Determiners (a, an, the, some)
  •  Adverbs: now, here, too
  •  There is/are
  •  Have got for possession
  •  Demonstrative, personal and possessive pronouns
  •  Present verb forms (simple & continuous)
  •  Prepositions of place and time
  •  Conjunctions (and, but)

 

 

5º GRADE

 The learner CAN…

  • Spell words and longer chunks more accurately and promptly;
  • Demonstrate comprehension of audiovisual materials to answer written questions and to complete dialogues;
  • Infer meaning from context;
  • Read very short texts to spot the main idea and specific information;
  • Write sentences and/or very short paragraphs describing familiar people, places and/or situations;
  • Voice and write longer sentences and/or questions: I like English. / I have English classes in the English classroom. / I always go to the shopping centre. / I play computer games in my free time. / I enjoy taking photographs. / I am Brazilian. / What is the weather like? / I ate fish and chips.
  • Voice and write compound sentences to describe familiar situations: I love going to a café and watching TV, but I don’t enjoy going to concerts. / She is short. She is very quiet and a little patient. She has got short straight blonde hair and blue eyes. / I went riding last Saturday because it was my birthday. / I went home when I was tired.
Topics Structures
 

  • School places and subjects
  • Freetime activities
  • Likes and dislikes
  • Cognates and loanwords
  • Nationalities
  • Physical descriptions
  • Natural landscapes
  • Weather and seasons
  • Holiday destinations
  • City life and transportation
  • Foods and drinks
  • Numbers 1 – 100
  • Verb to be
  • Like, enjoy, hate + noun/verb -ing form
  •  Adjective word order
  •  Comparatives and superlatives
  •  Have got for descriptions
  •  Demonstrative, personal and possessive  pronouns
  •  Present verb forms (simple & continuous)
  •  Adverbs of frequency
  •  Past verb forms (simple & continuous)
  •  Adverbs of time (yesterday, last…, ago)
  •  Could for past abilities
  •  Must for obligation
  •  Prepositions of time (after, on)
  •  Conjunctions (and, but, too, because, so, then, when)