Mesa-redonda: saúde do adolescente

Página Inicial > Saúde e Bem-estar do Adolescente > Notícia

Tamanho da letra

Para concluir o trabalho sobre a saúde do adolescente, os alunos da 7ª série “colocaram à Mesa” questões ligadas ao consumo de drogas e à AIDS.

Para falar sobre o assunto, convidamos os familiares dos alunos (avós, pais, tios… que atuam nas áreas de Jornalismo, Medicina, Administração Pública, Publicidade, Sociologia e Odontologia), que responderam às perguntas de acordo com a própria experiência, formação e visão profissional. Tal diversidade tornou ainda mais rica a discussão.

Encerramos o bate-papo com uma mensagem de cada convidado para o grupo de alunos.

Confira cenas desse momento de troca e aprendizagem.

Perguntas que fizeram parte dessa mesa-redonda:

1. Você já desenvolveu algum trabalho sobre AIDS? E sobre drogas? Há uma preocupação constante, na sua área, com esses temas?

2. Na sua opinião, a mídia exerce influência sobre os adolescentes ao tratar de drogas e/ou AIDS (ou outras DSTs)? De que forma?

3. Existe alguma pesquisa importante, de que você tenha conhecimento, sendo desenvolvida sobre medicamentos e/ou vacinas contra AIDS?

4. Você já tratou um paciente portador do vírus da AIDS? Quais são os cuidados necessários no contato físico com esse paciente?

5. Há um perfil social mais evidente entre os pacientes portadores do vírus da AIDS? E entre dependentes de drogas?

6. Qual é a sua opinião sobre a legalização do consumo de drogas? O encaminhamento de um projeto como esse deve ser o mesmo para as diferentes substâncias psicoativas?

7. No contato profissional/paciente é possível perceber quando se está diante de um indivíduo que é usuário de drogas? Como?

8. Você já deu as notícias “Você é um soropositivo” ou “Seu exame está negativo” – para algum paciente? Como ele reagiu?

9. Pensando na sua experiência de trabalho, o que leva um adolescente a ser usuário, temporário ou dependente de drogas?

10. Qual é o papel do governo (federal, estadual, municipal) em relação às questões que estamos discutindo?

11. Quais são as perguntas mais comuns dos pacientes soropositivos para os seus médicos? E, dos médicos, quais são os principais conselhos que devem ser dados a esses pacientes?

12. Quais são os efeitos colaterais trazidos pelo uso do coquetel de remédios?

13. (Pergunta direta para o Prefeito de Diadema) Diadema tem algum programa específico de orientação de adolescentes sobre AIDS e drogas? Que programa é esse?

14. Há uma tendência maior para contaminação, por via sexual ou injeção de drogas?

15. (Pergunta direta para o Publicitário) Por que os meios de comunicação são autorizados a veicular propagandas sobre drogas, mesmo sendo consideradas lícitas?

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402