Memória da Ditadura Militar Argentina

Tamanho da letra

A apresentação e discussão de manifestações artísticas do mundo hispânico têm sido objeto do nosso curso de Espanhol, pois entendemos que trabalhar a língua estrangeira a partir de registros com bases históricas e de expressões culturais como o cinema, a música e a pintura possibilita a criação de diálogos críticos entre diferentes culturas. Partindo desse pressuposto, os alunos do 9º ano participaram de reflexões sobre o impacto da última ditadura militar na sociedade argentina (1976-1983), cuja etapa final se concretizou com a conferência “Memória da Ditadura Militar Argentina”, ministrada pela professora e pesquisadora Solange Munhoz.

Trabalhar com um tema de tamanha densidade exigiu que o projeto fosse realizado em etapas que desenvolvessem progressivamente o conhecimento e o envolvimento dos alunos. Foi fundamental a introdução do contexto do golpe militar na Argentina, além da apresentação de materiais que traziam dados como os números de civis desaparecidos, a censura segundo os jornais da época, os centros clandestinos de detenção, a anistia política e a memória desse período em manifestações de protesto das quais se destacam os atos encabeçados pelas “madres de la Plaza de Mayo”. Uma vez discutido o conteúdo histórico, foi apresentado o filme argentino “Crónica de una fuga” (2006), de Israel Adrián Caetano, que conta a história de Claudio Tamburrini, goleiro do time Atlético Almagro, levado a um centro clandestino de detenção, de onde consegue fugir depois de quatro meses de cativeiro. Por fim, estruturado o trabalho em forma de fichas de leitura e observação, durante a conferência todos puderam identificar muito do que tinham visto e discutido em aula e, oportunamente, contribuir com as reflexões propostas.

É importante ressaltar que a concretização desse projeto nos mostra mais uma vez que em aulas de língua estrangeira existe um potencial de discussão das mais variadas formas de manifestações culturais referentes à língua estudada. Ao adotarmos propostas que vão além das estruturas linguísticas, colaboramos para a formação de outras formas interativas que, por sua vez, estabelecem novas perspectivas críticas.

Abaixo, selecionamos algumas das imagens usadas na conferência:

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental II no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402