Orientação Profissional

Ensino Médio > Orientação


Ainda pairam sob o termo Orientação Profissional muitos preconceitos. Para muitas pessoas, essa é uma atividade realizada com pouca prioridade, na qual os alunos são apenas apresentados a certo número de profissões e profissionais. Esse procedimento não é, nem de longe, similar ao trabalho que é realizado na Móbile.

Construção de projeto de vida, conhecimento da realidade do mercado de trabalho, noções sobre antigas e novas profissões, as transformações pelas quais essas profissões passam, o contato com profissionais e autoconhecimento são alguns dos aspectos da Orientação Profissional na Móbile, cujos objetivos são:

1. Levar alunos do Ensino Médio à escolha equilibrada de uma carreira, em uma universidade conceituada, e esboçar um projeto de vida profissional.
2. Diminuir a desistência do curso escolhido durante os primeiros anos da universidade, evitando o sentimento de fracasso, o desgaste de energia e o desperdício de investimento pessoal e público.

Esses dois objetivos (o primeiro mais individual, o segundo de cunho social) são igualmente importantes, e podem ser alcançados a partir da compreensão desta difícil questão — a escolha precoce de uma carreira universitária.

Pode-se dizer que existem alguns fatores básicos que levam à escolha inadequada da profissão. Os mais comuns são as opções orientadas pelas tendências passageiras (“moda”), pela esperança de conforto financeiro, pela baixa concorrência no vestibular, pelas fantasias criadas a respeito de determinadas carreiras (tais como “a vida do jornalista é sempre emocionante”), pelo desconhecimento das próprias competências ou mesmo ditadas pelas expectativas dos pais.

Para dar conta dessa diversificada gama de motivações, o projeto de Orientação Profissional divide-se em três etapas, que se seguem:

1ª etapa: Informação
Esta etapa consiste em oferecer aos alunos informações que embasem suas reflexões, bem como ensiná-los a fazer suas próprias pesquisas nesse campo.

Assim, são itens desta etapa:

a) Profissões e novas profissões
- Consultas a serviços de orientação ao vestibulando das universidades USP, FGV, Insper, PUC e outras;
- Visitas monitoradas;
- Consultas a publicações, impressas ou disponíveis na internet, sobre diferentes carreiras;
- Pesquisas sobre o dia a dia de profissionais de áreas diversas: o que faz, onde pode trabalhar, como se prepara, quais competências deve ter, o que estudará na faculdade, mercado de trabalho, entre outros dados.
b) Palestras e encontros com profissionais sobre diversos temas e profissões.
c) Portal OP: no site da Móbile, no ícone Projetos (página principal), encontra-se um portal em que estão reunidas informações a respeito de carreiras profissionais e cursos universitários.

2ª etapa: Autoconhecimento
É um momento de reflexão no qual, com auxílio profissional e um instrumental teórico específico, o aluno aprenderá a identificar:

- suas preferências pessoais (o que gosta ou não de fazer);
- suas habilidades e suas competências;
- suas facilidades e dificuldades acadêmicas;
- estratégias para adquirir habilidades que sejam coerentes com seus interesses;
- estilo de vida almejado;
- a importância e o reconhecimento social desse trabalho;
- as expectativas da família em relação ao seu futuro profissional.

Evidentemente, o trabalho de Orientação Profissional não se realiza pela listagem desses fatores, mas na possibilidade de desenvolver no aluno aspectos do autoconhecimento que amadureçam seu processo de escolha, inclusive, levando o adolescente a compreender que tomadas de decisão sempre são acompanhadas de certa dose de incerteza e, às vezes, de perda — pois, afinal, não podemos encontrar uma profissão que reúna todas as características sonhadas.

3ª etapa: Síntese da 1ª e da 2ª etapa e decisão de onde estudar
Nesta etapa, a finalização do processo. Além de sintetizar o que foi trabalhado nas etapas anteriores, os alunos passam a decidir sobre onde querem estudar, a partir de reflexões anteriores: que adulto querem ser, que mundo querem construir, como se relacionarão com o outro.

Nesta fase, os alunos discutem sobre os cursos hoje oferecidos e a qualidade de faculdades e universidades.

No fim do processo, o adolescente estará melhor preparado para uma das decisões que integram seu projeto pessoal de vida.


Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402