Ensino de Inglês

Ensino Médio

1os e 2os Anos

A aprendizagem de uma língua estrangeira possibilita a inserção dos aprendizes em um mundo cosmopolita, pois aprendê-la significa conhecer um novo código linguístico, entrar em contato com aspectos relacionados a diferentes culturas e ampliar o universo cultural.

O ensino da língua inglesa no Ensino Médio parte dos princípios da abordagem comunicativa, isto é, o estudo por meio de situações reais de comunicação. As aulas enfatizam a comunicação nas formas oral e escrita, as quais envolvem a compreensão e produção oral e escrita.

A gramática indutiva é parte integrante do processo de aquisição de uma língua estrangeira, pois permite que o aluno reconheça e produza as estruturas linguísticas com precisão. Desse modo, ele é capaz de inferir regras que facilitarão sua compreensão e lhe darão a confiança necessária para o seu uso eficaz em um contexto real. A língua inglesa é instrumento de comunicação entre alunos e professor durante as aulas por meio de atividades, jogos, dinâmicas de grupo, debates, discussões, dramatizações, música e filmes. É, portanto, incentivado o trabalho em pares, trios e grupos, o que favorece a cooperação entre os alunos e o envolvimento deles em um aprendizado mais significativo.

O estudo da Língua, Cultura e Literatura permeia o curso de Inglês no Ensino Médio; esses conteúdos são acessados por meio de livros de literatura, produções de textos autênticos de variadas fontes, possibilitando a inserção de aspectos culturais de países de língua inglesa e ampliando o repertório cultural do aprendiz.

Além disso, o curso destaca a importância do esforço pessoal e a responsabilidade do aluno no seu processo de aprendizado, levando-o a desenvolver meios próprios que facilitem a aquisição e a manutenção dos conteúdos propostos.

O curso de Inglês está pautado no Common European Framework of References for Languages, referência internacional elaborada pelo Ministério de Educação e Cultura da Comunidade Europeia, que padroniza e normatiza os níveis de habilidades linguísticas e a classificação nos níveis linguísticos internacionais de acordo com o quadro abaixo:


Usuário Básico
A1
Compreende e usa expressões cotidianas básicas com o objetivo de satisfazer as necessidades primárias da comunicação.
Interage de modo simples.
A2
Compreende sentenças e expressões de uso cotidiano e relacionadas ao seu universo social.
Comunica-se em tarefas simples e rotineiras.
Descreve, em termos simples, aspectos de sua formação, o ambiente em que vive e assuntos nas áreas de necessidade primária e imediata.

Usuário Independente
B1
Compreende as ideias principais em situações encontradas em ambientes escolares e de lazer.
Em diálogos, comunica-se com precisão linguística.
Produz textos simples sobre temas com que tem familiaridade e sobre interesses pessoais.
Descreve experiências e eventos, desejos e ambições e consegue dar explicações, opiniões e fazer planos.
B2
Compreende as ideias principais em textos mais complexos (temas concretos e abstratos).
Interage com fluência e espontaneidade, inclusive com nativos.
Produz textos claros e detalhados sobre vários temas e consegue explicar seu ponto de vista.

Usuário Proficiente
C1
Compreende textos mais longos e complexos e reconhece o significado implícito dos textos.
Comunica-se fluente e espontaneamente.
Usa o idioma de modo flexível e eficiente para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
Produz textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas complexos, demonstrando ter controle dos padrões organizacionais e estilísticos.
C2
Compreende com facilidade praticamente tudo o que ouve e lê.
Resume informações de diferentes fontes faladas e escritas, reconstrói argumentos e relatos de forma coerente.
Comunica-se espontaneamente, de modo fluente e preciso, identificando as entrelinhas do que é dito e escrito nas mais complexas situações.

Os alunos são agrupados em diferentes níveis de acordo com sua proficiência linguística. São divididos em grupos menores com o intuito de possibilitar a prática das habilidades de compreensão auditiva e produção oral, além de intensificar o desenvolvimento da compreensão e produção escrita.


Níveis no Curso da Móbile
Common European Framework of References for Languages
E1
B1
F1
B2
F2
B2
F3
B2
C1
C1
C2
C1
C3
C1

Os níveis de Inglês oferecidos são:

E1: ao completar esse nível, o aluno é capaz de comunicar-se tanto oralmente quanto na leitura e escrita em situações do cotidiano, de forma coerente e objetiva, utilizando-se de vocabulário e estruturas gramaticais básicas e pré-intermediárias que lhe permitem referir-se ao passado, presente e futuro.

F1, F2 e F3: ao final desse ciclo, o aluno expressa-se na linguagem oral e escrita de forma coerente e objetiva, utilizando-se de vocabulário específico e estruturas gramaticais mais complexas que lhe permitem se comunicar respeitando os diferentes níveis de formalidade da língua. No início do F1, o aluno inicia a preparação para o exame internacional de nível intermediário superior FCE (First Certificate in English) da University of Cambridge.

C1, C2 e C3: ao final desse ciclo, o aluno já possui conhecimento formal e complexo da língua inglesa, apresenta fluência na escrita, leitura, compreensão e produção oral, que lhe permitem usar a língua inglesa para fins sociais, profissionais e acadêmicos. No início do C1, o aluno inicia a preparação para o exame internacional de nível avançado CAE (Certificate of Advanced English) da University of Cambridge.

Inglês Instrumental

Oferecido para os alunos do 3º ano, esse curso tem como objetivo preparar os alunos para leitura de textos. Para isso, são desenvolvidas estratégias de leitura, como inferir significados, estabelecer relações entre texto e contexto e reconhecer marcadores linguísticos característicos do texto escrito. É, também, estimulada a capacidade de ser seletivo e de utilizar o conhecimento prévio de mundo e da língua para facilitar a compreensão do texto.

Para atingir tais objetivos, vários textos em língua inglesa extraídos de jornais, revistas e publicações recentes, versando sobre assuntos gerais da atualidade, bem como textos didáticos, são discutidos com os alunos.

O curso é composto por duas partes distintas, mas complementares. A parte gramatical é trabalhada em aulas expositivas e exercícios de fixação. A habilidade de leitura é desenvolvida por meio de um processo iniciado com um módulo de conscientização, seguido de um módulo que visa ao trabalho da compreensão geral dos textos tratados, partindo da compreensão dos pontos principais que levam à interpretação do contexto, para chegar à compreensão dos detalhes gramaticais existentes no texto.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402