MAM – Exposição “Gordon Matta-Clark”: Desfazer o Espaço

Tamanho da letra

O que é Arte Urbana?

O eixo que permeia o curso de Artes do 8º Ano é o estudo da Arte Urbana, ou seja, as interferências que os artistas fazem nos espaços das cidades.

Essa interferência urbana nos convida a ver a cidade de outra maneira, ao chamar a atenção para o que é visto diariamente.

O artista vê a cidade como um grande museu a céu aberto. Procura possibilidades para expressar suas ideias e chama a atenção das pessoas para olhar e pensar a sua cidade e seus problemas.

Para complementar esse estudo, visitamos a exposição “Gordon Matta-Clark – Desfazer o Espaço”, nome considerado como um dos principais expoentes da Arte Urbana.

Elementos urbanos que, por meio do sútil toque da arte, se transformam. A intervenção urbana extrai e concede conceitos no meio do improvável.

Galeria Fortes Vilaça, em São Paulo, grafitada por “Os Gêmeos”.

No Museu com Matta-Clark

Na exposição “Desfazer o Espaço”, os alunos da Móbile conheceram a obra de Gordon Matta-Clark e registros de ações que o artista realizou.

Matta-Clark construiu obras de grande escala, muitas vezes com as próprias mãos, que consistiam em intervenções feitas em prédios condenados à demolição.

Por meio delas, o artista lançou às pessoas que viviam no entorno desses edifícios um questionamento sobre a ocupação dos espaços urbanos e a preservação da memória da cidade.

Splitting, 1974

Nesta obra, Matta-Clark intervém numa casa típica de classe média condenada à demolição. O trabalho consiste num corte vertical feito no interior da casa. O resultado que lhe interessava era a imagem produzida pelo corte e pelo volume da casa, que sugeria a ideia de atravessar os diferentes ambientes de um lar.

Abrindo os prédios para a luz, para as trocas entre interior e exterior, e para a circulação de olhares, os recortes desconstroem as normas da arquitetura e, ao mesmo tempo, produzem efeitos visuais surpreendentes

Ainda no Museu

No MAM, os alunos percorreram o espaço expositivo, apreciaram as diferentes obras e puderam exercitar e analisar o conceito de arte urbana, partindo das narrativas dos professores e das informações dos monitores do MAM.

No final da visita, os alunos assistiram a vídeos mostrando como foi montada a exposição e realizaram oficinas.

Em uma das oficinas, sucatas de grandes proporções eram colocadas à disposição dos alunos, para criação de um espaço que tinha por objetivo fazê-los transitar na “desconstrução” produzida por eles.

Já em outra oficina, os alunos receberam cópia ilustrando lugares e prédios de São Paulo para que pudessem, por meio de recortes e colagens, realizar suas próprias intervenções.

“Meu trabalho consiste em realizar
uma série de eventos no espaço
público, misturando escultura e performance.”

(Gordon Matta-Clark)

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental II no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402