Interdependência entre campo e cidade

8 de junho de 2018


Em uma das etapas do trabalho desenvolvido no projeto de Humanidades e nos cursos de História e Geografia, os alunos do 6º ano da Móbile Integral realizaram uma visita ao Ceagesp e participaram de uma oficina de fotografia analógica e de captação de som.

Nesse estudo, os alunos foram convidados a utilizar uma máquina fotográfica analógica para registrar diferentes momentos da visita. A partir dessa experiência, conheceram o coletivo Clube do Analógico, onde exercitaram as técnicas de revelação de filmes das fotografias captadas durante o estudo.

Ainda como parte desse projeto, durante o estudo no Ceagesp os alunos captaram sons por meio de dois gravadores de alta performance e, em uma oficina oferecida na escola sob a coordenação de uma dupla de artistas multimídia, foram motivados a perceber como as construções sonoras ampliam as possibilidades de representações da realidade.

Essa experiência contribuirá para o planejamento e a montagem de uma exposição interativa que apresentará o percurso investigativo vivenciado pelos alunos sobre a relação entre campo e cidade e os processos de produção, distribuição e comercialização agropecuária, ou melhor, sobre o caminho que os alimentos percorrem até chegar à nossa casa.