Interclasses do 7º ano reforça integração entre famílias e alunos

3 de julho de 2019


O Interclasses do 7º ano, evento esportivo semestral do Ensino Fundamental II realizado em maio, foi um momento privilegiado para a integração entre os alunos e as famílias. Neste ano, as modalidades esportivas selecionadas para os jogos do primeiro semestre foram o basquete e o handebol, trabalhados durante as aulas de Educação Física.

     No auditório, durante a abertura do torneio, foi destacada a importância do trabalho em equipe, da participação responsável e animada da torcida e do planejamento necessário para realizar uma boa partida. Em ano de Jogos Pan-Americanos e Copa do Mundo de Futebol Feminino, os eventos mundialmente esperados foram enfatizados, logo no início do Interclasses, como forma de incentivar os estudantes a persistirem em uma conduta ética e cooperativa, estimulando também a busca por informação e o acompanhamento dos eventos esportivos cobertos pela grande mídia jornalística.

     Quanto à organização e aprendizagem dos fundamentos do basquete e do handebol, os alunos demonstraram dedicação e esforço ao olhar atentamente a posição do outro para fazer o passe, mover-se agilmente para receber a bola, planejar novos lances para obter um melhor resultado e recombinar táticas de jogo para alinhar o time – ações essas desenvolvidas em aula e exercidas com  garra em quadra no Interclasses. Além disso, foram trabalhadas ações necessárias em uma competição baseada no fair play, como colaborar com a equipe, respeitar as regras para jogar com legitimidade, acolher o comentário do outro para buscar superar os próprios limites e cumprimentar o adversário ao final do jogo para valorizar igualmente o desempenho do colega.

     Uma vez que o desenvolvimento de habilidades interpessoais é parte dos objetivos do trabalho realizado pela disciplina de Educação Física, o comportamento dos alunos apresentado durante os jogos é reflexo de atividades realizadas desde o início do ano sobre como fazer a gestão do grupo (prevendo a responsabilidade da escolha do capitão do time),  como valorizar o uso do uniforme (o que reforça a organização na quadra e a identidade das equipes) e como cumprir as regras e os regulamentos (os quais fundamentam as decisões tomadas em um campeonato).

     Famílias e alunos puderam vibrar juntos ao longo do evento, vivência que deu oportunidade para os mais experientes relembrarem estratégias de jogo e darem conselhos valiosos aos mais jovens, os quais desfrutaram o apoio e incentivo incondicional dos seus torcedores “número um”.

     Confira fotos e resultados desse evento esportivo.

Basquete

Masculino

1º lugar: 7º D

2º lugar: 7º B

Feminino

1º lugar: 7º E

2º lugar: 7º B

 

Handebol

Masculino

1º lugar: 7º C

2º lugar: 7º A

Feminino

1º lugar:  7º E

2º lugar: 7º C