3º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Ingresso

O processo de ingresso para 2013 está encerrado.

Os pais que ainda tiverem interesse em conhecer o projeto pedagógico da Móbile devem enviar um e-mail para mobile@escolamobile.com.br, informando a série a que seu(sua) filho(a) se candidata.

Em maio de 2013, publicaremos as informações do processo de ingresso para 2014.

Disponibilizamos abaixo as informações a respeito do processo de ingresso já encerrado.

PROCEDIMENTO DE INGRESSO PARA 2013

Quatro etapas são necessárias:
1ª Etapa

Reuniões de Apresentação do Projeto Pedagógico

Os pais interessados em conhecer o projeto pedagógico e a estrutura física da Móbile devem comparecer a uma de nossas reuniões de apresentação da Escola nas seguintes datas:

 

Mês
Dia
Horário
agosto
20 (2ª-feira)
8h15 às 10h30
setembro
17 (2ª-feira)
8h15 às 10h30

Para participar da reunião é indispensável o preenchimento da ficha de atendimento.

A reunião será agendada após confirmação do cadastro da ficha de atendimento.

Observação: Os pais que já assistiram a reuniões pedagógicas na Móbile em 2011 para ingresso em 2012 ficam dispensados de comparecer à reunião de apresentação; entretanto, devem preencher a ficha de atendimento.

Idade mínima para ingresso

O aluno deve ter completado até 31/12/2013 a idade de:


Ano
Idade
3º ano
8 anos
4º ano
9 anos
5º ano
10 anos
6º ano
11 anos
7º ano
12 anos
8º ano
13 anos
9º ano
14 anos

Estimativa de vagas para 2013


3º ano (período da tarde)
14
4º ano (período da tarde)
3
5º ano (período da tarde)
3
6º ano (período da manhã)
 
7º ano (período da manhã)
2
8º ano (período da manhã)
8
9º ano (período da manhã)
8
2ª Etapa

Os responsáveis pelo(a) candidato(a) devem protocolar em uma das secretarias da Móbile (Rua Diogo Jácome, 848, para candidatos ao Ensino Fundamental II; ou R. Araguari, 167, para candidatos ao Ensino Fundamental I), até 21/09/2012, os documentos abaixo relacionados:

I. Manifestação de Interesse de Vaga a ser preenchida com as informações solicitadas – anexar fotografia recente do candidato;

II. Cópia do boletim de avaliação do candidato relativo ao ano em curso, com nota de dois bimestres ou dois
trimestres. Para alunos do 3º ao 5º ano cujas escolas não forneçam notas, solicitamos a entrega dos relatórios
produzidos por essas escolas;

III. Cópia da certidão de nascimento.

Observação: Reiteramos que todos os documentos descritos acima nos itens I, II e III devem ser encaminhados para a Móbile conjuntamente. Não será possível protocolar na falta de algum deles.

3ª Etapa

A análise pedagógica e curricular e a disponibilidade de vagas determinarão o número de alunos que participarão da 3ª etapa.

No dia 28 de setembro, 6ª-feira, após definição do número exato de vagas, e se houver número maior de candidatos do que vagas, enviaremos, por e-mail, a relação dos candidatos que participarão da 3ª etapa.

Em virtude da proibição legal de proceder, por meio de provas, a uma seleção dos interessados em estudar no Ensino Fundamental em 2013, os responsáveis pelos candidatos convocados por e-mail para participar da 3ª etapa devem entregar na Secretaria da Diogo Jácome, nº 848, até, no máximo, dia 4 de outubro, 5ª-feira, os seguintes documentos:

I.   Todos os cadernos de Língua Portuguesa e de Matemática do ano em curso (para que o aluno não fique sem o material durante o período de análise, aceitamos cópia);

II. Três originais de produção de textos (redações) em situações escolares que tenham sido utilizadas para avaliar o desempenho do aluno;

III. Originais das avaliações de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências – no mínimo 2 (duas) de cada disciplina – do 1º e do 2º bimestre ou trimestre do ano em curso. Será analisada nas provas a forma como os conteúdos conceituais, procedimentais e as habilidades são trabalhados na escola de origem;

IV. Cópia do recibo de pagamento da taxa de R$ 240,00.

Observações:

1. Nos últimos anos, muitos pais têm solicitado outra forma de avaliação diagnóstica que não a análise do material escolar. Para estes, informamos que podem requerer na Secretaria a realização de avaliações diagnósticas compostas de: questões de Matemática, de compreensão e interpretação de textos e uma redação. Esse requerimento deve ser assinado pelos responsáveis e entregue na Secretaria da Diogo Jácome, nº 848, até o dia 4 de outubro, 5ª-feira. A avaliação diagnóstica será no dia 5 de outubro, 6ª-feira, das 14h15 às 17h15 para alunos do 3° ao 5° ano e das 14h15 às 18h00 para 6° ao 9° ano. Nesse dia, o aluno deve comparecer com os materiais que utiliza no seu dia a dia escolar (cadernos, livros, trabalhos e provas). Todo o material será devolvido assim que o aluno finalizar a avaliação diagnóstica.

2. A Escola poderá modificar a forma de análise da compatibilidade curricular da escola de origem do aluno e da Móbile caso haja alteração na legislação.

Critérios para preenchimento das vagas

1. Compatibilidade pedagógica e curricular entre o ano pretendido na Escola Móbile e a escola de origem do candidato;

2. Idade correlata aos alunos da Escola Móbile no respectivo ano pretendido.

Critérios para a análise do material solicitado:

correspondência entre planejamentos, conteúdos e procedimentos de trabalho da escola de origem e os da Móbile;

recursos de organização do aluno em registros nos cadernos, nas provas e nos trabalhos;

letra legível;

domínio do código linguístico (ortografia, concordância e pontuação);

produção de textos com encadeamento lógico das partes;

segmentação do texto em períodos e parágrafos;

compreensão e interpretação de diferentes gêneros de texto;

precisão em cálculos numéricos;

recursos diferenciados na resolução de problemas.

4ª Etapa

Resultado e Matrícula

O resultado do processo de ingresso será comunicado por e-mail endereçado aos pais ou responsáveis no dia 26 de outubro, 6ª-feira, a partir das 14h30.

A partir desse dia, os responsáveis pelos alunos ingressantes deverão retirar na Secretaria da Diogo Jácome os documentos necessários para a efetivação da matrícula, que deverá ocorrer no período de 29/10 a 1º/11. Finalizado esse período, as vagas não preenchidas serão disponibilizadas a outros interessados, respeitando-se a fila de espera.

A matrícula deve ser efetivada na Tesouraria (Rua Diogo Jácome, 848) mediante a entrega obrigatória dos seguintes documentos:

autorização da reserva de vaga fornecida pela orientação pedagógica;

pagamento da taxa de reserva de vaga;

ficha de dados cadastrais do aluno preenchida;

requerimento de matrícula;

contrato de prestação de serviços educacionais;

pagamento da taxa correspondente do material escolar produzido pela Móbile;

cópia do RG para alunos do 6º ao 9º ano.

Havendo número de candidatos maior do que vagas, a Escola informará à família a ordem do candidato na fila de espera. Vagas poderão surgir até o início do período de aulas de 2013. Nesse caso, a Secretaria entrará em contato por telefone com a família para comunicar e disponibilizar a vaga.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402