Circulação

Informações Gerais

Circulação de pessoas e automóveis nos horários de entrada e saída dos alunos

A colaboração dos pais, desde os primeiros dias de aula, é imprescindível para organizar a circulação de pessoas e de carros na entrada e na saída da Escola. Para isso, é necessário que os senhores leiam com atenção as informações a seguir, pois elas garantirão o bom funcionamento nesses horários e beneficiarão todas as famílias e as pessoas que transitam no entorno da Móbile.


Nível
Entrada
Saída
Educação Infantil
Manhã
8h00
12h15
Tarde
13h30
17h45
1º ao 5º ano
Manhã
7h50
12h30
Tarde
13h30
18h10
6º ao 9º ano
7h50
13h05
Ensino Médio
7h20
13h00

No período da tarde, os alunos do 9º ano têm aulas uma vez por semana e os do Ensino Médio, 2 vezes.


a) Orientações primordiais para a organização da chegada e da saída dos alunos na Escola:

Alunos do Infantil 2 ao 5 – entrada e saída pela Rua Diogo Jácome, 818.

Alunos do 1º ao 5º ano – entrada e saída pela Rua Araguari, 167 (a pé) ou 117 (de carro).

Alunos do 6° ao 9° ano e do Ensino Médio – entrada pela Rua Diogo Jácome, 848. A saída pela Rua Diogo Jácome é feita somente por alunos que utilizam a baia ou saem a pé acompanhados de um adulto. A saída dos alunos que saem a pé desacompanhados é feita somente pelo portão da Rua Visconde de Cachoeira.

Os alunos do 6° ao 9° ano e do Ensino Médio não são anunciados por microfone. Somente alunos que têm irmãos que estudam do 1° ao 5° ano podem usar a saída da Araguari.

Circulação de pessoas a pé

Todos os alunos podem entrar e sair da Escola acompanhados do(a) responsável pelo portão determinado para o nível, mas nunca pelas baias.

1. Pais que preferem entrar na Escola tanto no horário de entrada quanto no de saída devem seguir as regras abaixo:

Educação Infantil - Os pais devem aguardar na recepção do prédio da Diogo Jácome. Os portões para ingresso dos pais serão abertos apenas às 12h15 ou 17h45.

Ensino Fundamental - Os pais que querem buscar seu filho dentro da Escola devem estacionar seus carros nas imediações. Os portões para ingresso dos pais serão abertos apenas às 12h30 ou 18h10. No horário de entrada, a permanência dos pais é permitida até o primeiro sinal. No horário de saída, os pais que necessitarem ingressar na Escola antes do encerramento das aulas devem aguardar seus filhos no espaço da baia da Araguari ou no térreo do prédio da Diogo Jácome até o segundo sinal, às 12h30 ou 18h10.

Circulação de veículos que utilizam as baias

Alunos que chegam de carro à Escola devem obrigatoriamente utilizar as baias.

Alunos da Educação Infantil só começarão a ser anunciados a partir das 12h15 ou 17h45. Os pais só devem ingressar no corredor de carros, no máximo, 10 minutos antes desses horários. Os pais dos alunos do período da tarde devem deixar seus filhos na Móbile a partir das 13h10.

Alunos do 1° ao 5° ano do período da manhã só começarão a ser anunciados a partir das 12h35 e os alunos do período da tarde, a partir das 18h15. Portanto, os pais apenas devem ingressar no corredor de carros, no máximo, 10 minutos antes desses horários. Os pais dos alunos do período da tarde devem deixar seus filhos na Móbile a partir das 13h10.

Alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio – Os pais desses alunos só devem chegar à baia da Diogo Jácome 10 minutos após o horário de saída, pois os alunos, antes desse horário, não têm possibilidade de aguardá-los próximo à baia.

O desrespeito a essa medida prejudica bastante o fluxo de veículos na região e todos os usuários da baia. Em 2009, vários pais foram multados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), pois ficaram estacionados na baia por mais de 10 minutos antes da abertura dos portões.

Para facilitar a circulação dos automóveis nos horários de entrada e saída sem prejudicar o trânsito nas redondezas, a CET implantou, em fevereiro de 1998 (para a Rua Araguari) e em 2003 (para a Rua Diogo Jácome), projetos a fim de organizar o trânsito local, cujos resultados são bastante positivos. A CET capacitou os funcionários da Móbile para o embarque e desembarque dos alunos; portanto, respeitem a orientação deles para possibilitar maior segurança e fluidez ao tráfego.

Acesso à Baia da Araguari

Os pais de alunos do 1º ao 5° ano, para ingressar na baia da Rua Araguari, só podem descer pela Rua Visconde de Cachoeira, seguindo o corredor marcado pela CET.

Acesso às baias da Rua Diogo Jácome

Deve ser feito no sentido da Av. Hélio Pelegrino para a Av. Lavandisca, respeitando‑se uma fila.

Na primeira semana de aula, gasta-se mais tempo para a circulação dos carros nas baias. Após esse período de adaptação, todos respeitando as regras estabelecidas, o tempo de circulação diminui sensivelmente.

Procedimento para utilização das baias

Com o objetivo de não atrapalhar o fluxo de veículos das baias, lembramos que o tempo de permanência no corredor deve ser o menor possível – apenas o necessário para embarque ou desembarque dos alunos.

1. Não furem a fila do corredor de carros ou parem em fila dupla. Isso é um desrespeito a todos e um péssimo exemplo para seus filhos.

2. Na saída dos alunos, enquanto estão no corredor de carros, os pais deverão identificar‑se para o funcionário da Móbile abrindo a janela do automóvel e comunicando o nome do aluno e a série em que a criança estuda. Assim, quando chegarem ao ponto de encontro no fim da baia, a criança já estará esperando.

3. Os pais dos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio devem combinar com seus filhos para que aguardem em locais próximos à baia. Seu(Sua) filho(a) deve ser instruído(a) a ficar atento(a) ao fluxo da baia para embarcar assim que o carro chegar. Somente alunos do 1° ao 5° ano são anunciados pelo microfone na baia da Rua Araguari. No caso de demora ou mesmo de chegada antes de o sinal bater, reforçamos que não será permitido esperar no corredor.

4. As despedidas e o transporte do material escolar devem ser planejados com antecedência para não prejudicar a operação de embarque e desembarque.

5. Os recados devem ser entregues por escrito ou comunicados por telefone com, pelo menos, 30 minutos de antecedência ao horário de saída. Na baia, devido à agilização do embarque e desembarque, não é possível receber recados.

6. Seu(Sua) filho(a) será levado(a) até o carro; portanto, dirijam‑se até o fim da baia (otimizem o uso do espaço) e não saiam do carro.

7. Funcionários da Móbile ajudarão no embarque e desembarque. Pedimos aos senhores que orientem seus filhos a cumprimentar os funcionários e a agradecer pela ajuda recebida.

8. O desembarque dos alunos só poderá ser feito na baia. Única exceção: estando o corredor de carros da Rua Araguari parado, os alunos do 1º ao 5° ano podem descer próximo ao portão da Araguari, n° 167. Nesse caso, o desembarque deve ser feito sempre pelo lado direito da calçada e não pode atrapalhar o fluxo de carros do corredor. Essas medidas visam ao bem‑estar coletivo e, se respeitadas, trarão benefícios a todos.

9. Os pais que entrarem no corredor de carros de acesso às baias devem ligar o pisca-alerta a fim de sinalizar aos outros quem já está na fila.

10. Os alunos do 2º ao 5º ano que chegam à Móbile de carro podem utilizar, das 13h00 às 13h20, a entrada da Rua Visconde de Cachoeira, nº 76, sempre que o corredor de automóveis estiver parado.

Orientações gerais

1. Não parem em fila dupla, pois isso prejudica o trânsito e põe em risco a segurança dos alunos.

2. Não subam nas calçadas para embarque e desembarque de seu(sua) filho(a).

3. As guias rebaixadas e a faixa de pedestres devem ser respeitadas.

4. Evitem utilizar buzina nas proximidades da Escola, proporcionando uma convivência harmoniosa com os moradores do local.

5. Alunos do Ensino Fundamental não podem esperar os pais na esquina. Eles devem aguardá‑los dentro da Escola.

Mapa de acesso às baias

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5055-9902  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402