Gaudí e o Art Nouveau

Tamanho da letra

A apresentação e a análise de aspectos da cultura do mundo hispânico têm sido objeto do nosso curso de Espanhol. Entendemos, nesse sentido, que, no trabalho com línguas estrangeiras, contemplar conteúdos geográficos, históricos e artísticos possibilita a criação de diálogos críticos entre a realidade direta do estudante e aquela que se relaciona com o idioma que ele está aprendendo.

Partindo desse pressuposto, os alunos do 8º ano desenvolveram uma reflexão acerca da obra do arquiteto Antoni Gaudí i Cornet (1852-1926) e do movimento conhecido internacionalmente como Art Nouveau, que na Espanha foi denominado Modernismo Catalão e teve os seus principais exemplos realizados na cidade de Barcelona. Uma das etapas desse projeto foi a conferência Gaudí e o Art Nouveau, ministrada pelo professor e pesquisador André Tiani.

Abordar um tema como esse exigiu que fossem organizadas diferentes atividades nas quais pudessem ser ampliados, progressivamente, as informações e o envolvimento dos estudantes. Nelas introduzimos o contexto histórico catalão da segunda metade do século XIX, apresentamos dados da biografia do arquiteto e caracterizamos a sua obra de acordo com o panorama geral do período artístico ao qual ela se vincula.

Isso se deu por meio da leitura individual de textos em espanhol que posteriormente foram debatidos em sala também nesse idioma, articulando-se, assim, a expansão do universo cultural dos alunos à aquisição da língua estrangeira. Nas discussões, foram empregados recursos como mapas, fotos e vídeos o que, além de enriquecê-las e de torná-las mais atraentes, possibilitou também a prática da compreensão auditiva. Por fim, foram redigidas fichas de observação para a conferência e nela todos puderam complementar o que tinham visto nas aulas e contribuir com novas questões. Neste bimestre, o projeto consolida ainda o seu caráter interdisciplinar, já que no curso de Artes os estudantes vão produzir, a partir do trabalho já realizado, um painel inspirado nos mosaicos dos edifícios de Gaudí.

É importante ressaltar que a concretização dessa iniciativa nos mostra mais uma vez que as disciplinas de línguas estrangeiras podem e devem ser um espaço privilegiado para o exame das mais variadas formas de manifestação cultural referentes ao idioma estudado. Ao adotar propostas que não se limitam ao aprendizado de estruturas linguísticas, não apenas encontramos outros temas e outros âmbitos de interação, como também contribuímos para a formação integral dos alunos, colaborando para que eles desenvolvam novas perspectivas críticas.

A seguir, selecionamos algumas imagens usadas nas aulas:

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental II no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402