Sistema de Promoção

Ensino Fundamental

Consoante o projeto educacional da Móbile, a avaliação do 1º ano contempla dois eixos centrais:

1) Comportamentos e atitudes que estão relacionados com a interação do aluno com o grupo e com a aprendizagem;

2) Objetivos específicos desenvolvidos nos componentes curriculares.

A avaliação será com base na observação do desempenho do aluno em relação às atividades diárias e de sondagens realizadas ao longo do trimestre.

O desempenho do aluno em cada componente curricular, com exceção de Música, Educação Artística e Educação Física, será expresso em uma escala de conceitos de A a E:

A – o aluno atinge todos os objetivos propostos;

B – o aluno atinge os objetivos propostos, mas precisa de recursos adicionais;

C – o aluno atinge parte dos objetivos propostos, mesmo com a ajuda do professor;

D – o aluno não atinge os principais objetivos propostos;

E – o aluno não realiza as atividades propostas.

A avaliação dos comportamentos e das atitudes relativas a Cooperação e Respeito, Empenho e Responsabilidade, bem como o desempenho do aluno em Inglês, Música e Educação Artística, será expressa pelos conceitos Satisfatório, Parcialmente Satisfatório e Insatisfatório:

I – Satisfatório: o aluno atinge os objetivos propostos;

II – Parcialmente Satisfatório: o aluno atinge parte dos objetivos propostos;

III – Insatisfatório: o aluno raramente atinge os objetivos propostos, necessitando de intervenção constante do professor.

Ao final de cada trimestre letivo, os alunos recebem um boletim com as seguintes informações:

Conceitos que o aluno obteve em cada componente curricular;

Menções relacionadas ao comportamento do estudante (Cooperação e Respeito, Empenho e Responsabilidade);

Faltas;

Atrasos.

Um relatório individual é anexado ao boletim e apresenta os conteúdos desenvolvidos em cada componente curricular. Caso o aluno obtenha conceito igual ou inferior a C ou PS em um ou mais componentes curriculares ou em qualquer uma das categorias que avaliam os comportamentos de estudante, são assinaladas no relatório as habilidades e atitudes a serem estimuladas para que o aluno atinja os objetivos propostos.


Artigos do Regimento da Móbile que tratam da avaliação do 1º ano do Ensino Fundamental

Capítulo V
Do sistema de promoção e retenção

Seção I
Do sistema de promoção

Subseção I
Do Ensino Fundamental - do 1º ano

Artigo 56. - O aluno do 1º ano será considerado promovido para o ano subsequente se obtiver:
I - menção A, B ou C em todos os trimestres letivos e em todos os componentes curriculares;
II - menção D em um único trimestre, com exceção do 3º trimestre, em qualquer um dos componentes curriculares;
III - menção D nos dois primeiros trimestres e conceito A ou B no último trimestre em até dois componentes curriculares;
IV - menção E no primeiro trimestre letivo e conceito A, B ou C nos demais trimestres em qualquer componente curricular

Artigo 57. - Em Educação Física e Arte, será considerado promovido o aluno que obtiver conceito Satisfatório ou Parcialmente Satisfatório em todos os trimestres letivos.

O sistema é trimestral.

Será considerado promovido para o ano subsequente o aluno que obtiver 18 (dezoito) pontos nos três trimestres e, no mínimo, nota 6,0 (seis) no 3º trimestre em todos os componentes curriculares, exceto em Educação Física e Artes.

Em Educação Física e Artes, o aluno é avaliado com as menções:

S- Satisfatório

PS - Parcialmente Satisfatório

I - Insatisfatório

Para ser promovido para o ano subsequente, o aluno deverá obter as menções S ou PS em todos os trimestres.


Cálculo da Média Anual

MA é a Média Anual.

MT1, MT2 e MT3 são as médias de cada trimestre.

Nos trimestres, os alunos recebem um boletim com as seguintes informações:

Notas de cada componente curricular;

Faltas;

Atrasos;

Porcentagem de lições de casa feitas;

Menções relacionadas ao comportamento do estudante (cooperação, respeito, empenho e organização).


Estudos de recuperação

Os alunos que apresentam necessidades diferenciadas no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas às diversas disciplinas poderão participar de diferentes modalidades de estudo:

Estudo Pessoal: Para alunos do 2º ao 5º ano, com duas aulas semanais na grade horária.

Recuperação Contínua: Para todos os alunos do 2º ao 9º ano, por meio de atividades planejadas no decorrer das aulas pelos professores, adequadas às dificuldades apresentadas pelos alunos.

Recuperação Paralela: Sempre ocorrerá em período contrário ao funcionamento das aulas.


Recuperação Paralela

Ocorrerá no final de cada trimestre. O objetivo desta recuperação é possibilitar a retomada de conceitos e procedimentos estudados. Participarão desta modalidade de estudo os alunos que tenham média menor que 6,0 (seis).

Os alunos serão avaliados ao final do processo e a média após a recuperação será feita da seguinte forma:

MT é a média obtida no trimestre.

O sistema é bimestral.

Será considerado promovido para o ano subsequente o aluno que obtiver em todos os componentes curriculares:

Média anual maior ou igual a 6,0 (seis). É necessário ainda que o aluno tenha no 4º bimestre média maior ou igual a 6,0 (seis).

Em Educação Física, o aluno é avaliado com as menções:

S- Satisfatório

PS - Parcialmente Satisfatório

I - Insatisfatório

Para ser promovido para o ano subsequente, o aluno deverá obter as menções S ou PS em todos os trimestres.


Boletim

Nos bimestres, os alunos recebem um boletim com as seguintes informações:

Notas;

Faltas;

Porcentagens de lição de casa;

Menções para cooperação, respeito, empenho e organização (1º e 3º bimestres).

Cálculo da Média do 1º semestre (MS1)

B1 é a nota obtida no 1º bimestre.

B2 é a nota obtida no 2º bimestre.

Cálculo da Média do 2º semestre (MS2)

B3 é a nota obtida no 3º bimestre.

B4 é a nota obtida no 4º bimestre.

Cálculo da Média Anual


Estudos de recuperação

Os alunos que apresentam necessidades diferenciadas no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas às diversas disciplinas poderão participar de diferentes modalidades de estudo:

Recuperação Contínua: Para todos os alunos do 2º ao 9º ano, por meio de atividades planejadas no decorrer das aulas pelos professores, adequadas às dificuldades apresentadas pelos alunos.

Oficinas de Leitura e Produção de Textos e de Matemática: Para os alunos do 6º ao 9º ano, oferecidas no período da tarde (3as e 5as-feiras), com o objetivo de garantir um melhor acompanhamento das aulas e, consequentemente, maior qualidade no processo de aprendizagem.

Recuperação Paralela: Sempre ocorrerá em período contrário ao funcionamento das aulas.


Recuperação Paralela

Ocorrerá no final de cada semestre. O objetivo desta recuperação é possibilitar a retomada de conceitos e procedimentos estudados.

1º semestre

Participarão desta modalidade de estudo os alunos que tenham média semestral menor que 6,0 (seis).

Os alunos recebem em junho, juntamente com o boletim do 2º bimestre, um roteiro de estudo a ser realizado em julho e um horário de aulas de recuperação que ocorrerão no período da tarde, em agosto, de 2ª a 6ª-feira.

No final desse período de aulas, os alunos farão uma prova que avalia os objetivos descritos no roteiro de estudo do semestre.

Cálculo da Média do 1º Semestre após Recuperação (MS1)

B1 é a nota do 1º bimestre.

B2 é a nota do 2º bimestre.

Recuperação Final após o 2º Semestre

Os alunos farão recuperação final se apresentarem os seguintes resultados:

Média no 4º bimestre em algum componente curricular inferior a 6,0 (seis).

O aluno recebe, no fim de novembro, juntamente com o boletim do 4º bimestre, um roteiro de estudo anual.

O período de Recuperação Anual ocorrerá no mês de dezembro.

Ao término do período dessas aulas, o aluno fará uma prova com o conteúdo do ano descrito no roteiro de estudo.

Cálculo da Média final após a Recuperação (MFinal)

MS1 é a média do 1º semestre.

MS2 é a média do 2º semestre.

Horários e datas das Oficinas de Leitura e Produção de Textos e Matemática e das recuperações paralelas sempre serão divulgados em nosso site.

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