Fotografar, a arte de capturar o instante

Tamanho da letra

Orientados pela tarefa de produzir um Guia Cultural, produto final da viagem de Estudo do Meio, os alunos do 6º ano realizaram como atividades preparatórias uma série de aproximações com a arte de fotografar. Como ponto de partida, visitaram a exposição Profissão Fotógrafo no Museu Lasar Segall. Observaram e analisaram fotografias de Horacio Copolla e Hildegard Rosenthal que, entre 1930 e 1940, retrataram as cidades de São Paulo e Buenos Aires. Ao visitarem essa exposição, os alunos participaram de uma oficina em que percorreram os caminhos que orientariam a produção de seu guia. Nessa oficina, eles deveriam, associando a imagem presente nas fotos e a linguagem persuasiva característica dos guias de turismo, confeccionar cartões-postais e escrever mensagens que estimulassem o leitor a visitar e conhecer lugares, cidades, monumentos etc.

Encontro com Caio Vilela

A segunda etapa do projeto foi uma conversa com Caio Vilela. Com formação em Geografia, mas atualmente trabalhando como repórter e fotógrafo de turismo, Caio impressionou os alunos com as inúmeras viagens que fez ao redor do mundo. Atrelando um trabalho muito sério e respeitoso com um estilo aventureiro e ousado, apresentou fotografias e relatou experiências de suas andanças por vários países e culturas. Além de relatos pitorescos e excêntricos, Caio trouxe para os alunos uma série de imagens que revelaram como o futebol é uma prática mundial e integradora dos mais diversos povos. Observar um menino jogando futebol no meio de elefantes ou um grupo praticando o esporte na muralha da China ou Antártica foi um elemento encantador para as crianças. Transformar suas aventuras em reportagens turísticas ou guias de viagem revelou-se o ponto central de sua profissão.

A fotografia do ponto de vista da História e da expressão: uma palestra com as professoras Valéria e Denise

Por fim, as professoras Valéria e Denise apresentaram uma palestra em que foi possível organizar as vivências percorridas pelos alunos. Abordaram a fotografia levando em conta seu potencial de comunicação e de registro da História, revelando também seu caráter artístico e expressivo.

A próxima etapa será o exercício de fotografar. Precisamos aguardar seu resultado não só no Guia Cultural que os alunos produzirão quando retornarem, como também na participação no Concurso “Os Olhares da Ciência”.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental II no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402