Estudo do Meio – 6º ano

Tamanho da letra

São muitas as questões que envolvem a viagem do primeiro Estudo do Meio que os alunos do 6º ano realizam fora da cidade de São Paulo. Se por um lado a equipe do 6º ano trabalha para caracterizar essa atividade como um momento não só de lazer, mas também de trabalho, por outro temos a certeza de que esse projeto constrói algumas aprendizagens que vão além do caderno de pesquisa, das entrevistas que realizamos, ou mesmo do guia que iremos produzir. Dizem respeito a ter uma convivência intensa com seus pares e, com isso, aprender a tolerar, negociar, expor seu ponto de vista, mas também considerar o do colega, disputar, reconhecer limites e possibilidades, entre outros.

Além desse aspecto, ao longo da viagem, os alunos são expostos a situações em que podem conferir sua independência e capacidade de lidar com conflitos e imprevistos sem a interferência direta de seus pais.

Todo esse contexto confere ao Estudo do Meio do 6º ano uma condição especial. Possibilitados de testar seu potencial, os alunos retornam muitas vezes mais maduros, autoconfiantes e independentes.

Se por um lado abordamos as conquistas pessoais e sociais das crianças, não podemos deixar de falar a respeito de um ganho cultural e humano significativo. As entrevistas, além das observações, foram o foco central nas nossas pesquisas.

Conhecer e conversar com um paleontólogo, um geólogo, um trabalhador rural, uma agrônoma ou um chefe de cozinha não são experiências que rotineiramente acontecem no dia a dia escolar. Escutar de um trabalhador rural histórias do Saci, do Lobisomem e do Boitatá, em meio a uma fogueira, é também uma atividade diferente de ler histórias em um livro. Assim, expor os alunos a esses contrastes e ensiná-los a adotar uma atitude de investigação e respeito é, sem dúvida, uma conquista valiosa em todo este projeto.

Se estamos expondo as intenções que orientam este trabalho, temos também de dizer como de fato transcorreram as atividades de pesquisa e integração. O que pudemos observar é que o 6º ano aproveitou de forma muito positiva o trabalho de campo e as oportunidades oferecidas no Estudo do Meio. A concentração com que os alunos faziam as entrevistas e anotavam as respostas foi sem dúvida um destaque. O respeito com que abordavam os entrevistados e com que consideravam suas respostas foi também um aspecto importante. Sem falar da curiosidade e certo impacto com que abordaram pessoas e circunstâncias inéditas. Do ponto de vista da integração, com certeza conflitos e tensões sempre percorrem as relações humanas e não deixaram de estar presentes durante a temporada.

Mas, com certeza, transcorreram de forma construtiva, servindo como uma experiência também de conhecimento de si e do grupo de colegas. Os resultados das pesquisas que realizamos poderão ser vistos no próximo semestre, quando os alunos produzirão um Guia de Viagem. As outras aquisições, esperamos que fiquem guardadas na memória e no coração de cada um.

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental II no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402