Estação de Tratamento de Água – 2010

Tamanho da letra

Como a água é tratada até chegar à torneira de nossas casas?

Complementando os estudos de separação de misturas, nossos alunos visitaram nos dias 29 e 31 de março a Estação de Tratamento de Água, situada em Cotia.

Através desta experiência, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o caminho de origem e etapas do processo de tratamento da água para abastecimento até chegar à torneira.

Receberam noções do tratamento necessário que a água exige. Descobriam que esse tratamento tem um custo para toda a população até tornar a água própria para abastecimento.

Temas relevantes como a importância da preservação da água, a não-ocupação das áreas de mananciais e a relação da vegetação com o recurso natural também foram abordados.

Os alunos receberam atividades de pesquisa para desenvolverem durante a visitação e interagiram buscando entendimento sobre o conteúdo exposto.

Acompanhados por monitores locais, receberam também noções de purificação e potabilidade da água usada pela Sabesp e identificaram os tipos de água que aparecem durante o processo de tratamento: “água destilada”, “água pura”, “água cristalina’, “água mineral”.

Opinião de alguns alunos:

“Foi interessante saber de onde vem a água que utilizamos no nosso dia a dia e como ela é tratada.” (Isadora Godói)

“A visita à SABESP foi muito interessante. Não imaginava que a água passa por tantas fases até chegar às nossas casas.” (Natália T.Secco)

“A visita que fizemos à SABESP foi importante para termos consciência sobre o gasto da água e separação de misturas”. (Maria Cecília)

“Gostei muito. Antes, o processo de limpeza da água era um “mistério” para mim, agora eu sei até explicá-lo!!!(Luisa Mendonça)

“A visita serviu para entender como se separam algumas misturas, aprender sobre as etapas desse processo e ver como eles cuidam da qualidade da água.” (Catarina Bortman)

“A visita à SABESP foi muito produtiva para a matéria de Ciências. Foi possível ver todos os ‘passos’ do processo de limpeza da água até chegar às nossas casas.” (Julia Bernadet)

“Água separada em vários tanques,
várias fases…
Pega alguns rios, vai para cidades
De água bruta e potável
Um grande processo observável”

(Poema elaborado pela aluna Débora Leite)

Para receber informações, em seu e-mail, sobre atualizações referentes ao Ensino Fundamental II no site da Móbile, inscreva-se no nosso RSS.

Área Exclusiva

Usuário   

Senha       

Agenda Cultural/Pedagógica e Esportiva

Escola Móbile

Educação Infantil: Rua Diogo Jácome, 818 - Tel: (11) 5536-4402  |  Ensino Fundamental e Médio: Rua Diogo Jácome, 848 - Tel: (11) 5536-4402