Especialista em stop-motion visita o Integral e dá dicas sobre curta-metragem

2 de julho de 2019


Os alunos do 5º ano da Móbile Integral receberam, no fim de junho, a visita do diretor e animador Fábio Yamaji para um bate-papo sobre animação e, mais especificamente, sobre a técnica de stop-motion, que consiste em produzir animações quadro a quadro.

O encontro, inserido durante as aulas de Artes Visuais, faz parte do percurso “Imagem e Movimento”, que aborda diferentes representações de movimento – uma delas é justamente a prática da animação.

Yamaji, que é animador premiado e está há mais de 20 anos em atividade, apresentou aos alunos seus trabalhos em cinema, televisão e publicidade, nos quais aplicou diferentes técnicas de stop-motion. As crianças também receberam informações ligadas à sofisticação tecnológica, que garante um trabalho cada vez mais profissional por parte dos animadores.

Nesse encontro, os alunos puderam perceber o envolvimento e a dedicação dos profissionais envolvidos na produção dos curtas-metragens, bem como a complexidade do trabalho e o número de pessoas envolvidas em cada projeto.

Além de atender aos objetivos da disciplina de Artes Visuais, a visita do artista conversa com o currículo de letramento digital.

Os alunos, afinal, foram instrumentalizados pelo artista para que pudessem ter um maior repertório para o trabalho programado para o 2º semestre: a realização, por eles próprios, de curtas-metragens de animação em stop-motion. Levando em consideração esse momento de troca, nossos pequenos cineastas irão nos surpreender com esse novo projeto.