ORIENTAçãO

Ao longo dos últimos anos de trabalho com nossos(as) alunos(as) do Ensino Médio, temos observado um crescente interesse deles(as) pelas atividades oferecidas pela escola para superar algumas de suas dificuldades acadêmicas.

Acreditamos que, para vencer tais dificuldades, é fundamental realizar essas atividades o quanto antes, pois observamos que o sucesso de nossos(as) alunos(as) está relacionado à rotina de estudos deles(as), bem como à atitude de enfrentamento das possíveis dificuldades.

 

Plantões de dúvidas

Nesses encontros semanais, os(as) alunos(as) trabalham com questões conceituais relacionadas aos conteúdos que eles(as) aprendem nas aulas regulares. Além disso, nos plantões, eles(elas) podem trabalhar exercícios extras, corrigidos pelos(as) auxiliares/monitores(as) das disciplinas.


Plantão de Língua e Produção (Redação)

Trata-se de um horário especial em que os(as) alunos(as) podem discutir a correção de seus textos com um(a) corretor(a).


Oficinas

Os(As) alunos(as) são convocados(as) para momentos que ocorrem no contraturno de suas aulas, e as atividades são voltadas para o desenvolvimento das habilidades dos(as) alunos(as) nas quais se percebe uma defasagem de compreensão e elaboração de respostas sobre os diversos conteúdos dos cursos.


Oficina de Língua e Produção (Redação)

Além das aulas regulares de Língua e Produção (Redação), os(as) alunos(as) podem produzir textos a partir de outras propostas nessa oficina. A cada encontro, um tema é debatido e serve de subsídio para a produção de uma dissertação ou de um exercício redacional. No encontro seguinte, as produções são devolvidas corrigidas e analisadas.


Plantão de Língua e Produção (Redação)

Trata-se de um horário especial em que os(as) alunos(as) podem discutir a correção de seus textos com um(a) corretor(a).


Cursos especiais de revisão

Além das aulas de revisão para o vestibular que são oferecidas regularmente no 2º semestre para o 3º ano, os(as) alunos(as) contam com aulas especiais que ocorrem semanalmente ao longo do ano.


Aulas especiais de análise de obras literárias

Ao longo dos três anos que compõem o Ensino Médio, os(as) professores(as) de Estudos Literários trabalham com obras exigidas pela Fuvest, entre outras instituições. Esses livros são revisados nas aulas especiais que ocorrem ao longo do ano.


Móbile Virtual

Nesse espaço, os(as) alunos(as) encontram atividades extras, gabaritos comentados, slides, resolução de provas e outros instrumentos que os(as) auxiliam em seus estudos. Esse espaço virtual dialoga intensamente com os conteúdos apresentados pelos(as) professores(as) nos cursos regulares. No Móbile Virtual também estão registradas as lições de casa dadas cotidianamente nos cursos.


A Construção de Projetos de Vida

Um dos aspectos que diferenciam o Ensino Médio da Escola Móbile é a compreensão do momento específico vivido pelo(a) adolescente, que não pode ser dissociado dos outros aspectos de sua formação.

Por isso, é de extrema importância a figura do(a) orientador(a), cuja função é acompanhar o(a) adolescente em todas as decisões importantes características dessa etapa da vida – como, por exemplo, a escolha profissional e a estruturação de projetos.

Dessa maneira, compete ao(à) orientador(a):

  • estabelecer um vínculo com o(a) aluno(a);
  • possibilitar momentos para que o(a) aluno(a) reflita sobre seu autoconhecimento;
  • orientar o(a) aluno(a) com relação ao seu desempenho escolar, analisando suas escolhas a partir de dados como lição de casa, presenças em aula, participação em plantões de dúvidas etc.;
  • orientar a elaboração de um projeto de vida e, consequentemente, sua futura escolha profissional;
  • coordenar, junto aos alunos, os espaços de protagonismo estudantil, como grêmios, coletivos e comissões;
  • ser um elo com os(as) responsáveis pelos(as) alunos(as), a fim de coordenar a troca de informações entre escola e famílias e de acordar princípios, atitudes e procedimentos que favoreçam o crescimento do(a) aluno(a).

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Ainda pairam sobre o termo Orientação Profissional muitos preconceitos. Para muitas pessoas, essa é uma atividade realizada com pouca prioridade, na qual os(as) alunos(as) são apenas apresentados(as) a certo número de profissões e profissionais. Esse procedimento não é, nem de longe, similar ao trabalho que é realizado na Móbile.

Construção de projeto de vida, conhecimento da realidade do mercado de trabalho, noções sobre antigas e novas profissões, as transformações pelas quais essas profissões passam, o contato com profissionais e autoconhecimento são alguns dos aspectos da Orientação Profissional na Móbile, cujos objetivos são:

  1. Levar os(as) alunos(as) do Ensino Médio à escolha equilibrada de uma carreira, em uma universidade conceituada, e ao esboço de um projeto de vida profissional;
  2. Diminuir a desistência do curso escolhido durante os primeiros anos da universidade, evitando o sentimento de fracasso, o desgaste de energia e o desperdício de investimento pessoal e público.

Esses dois objetivos (o primeiro mais individual, o segundo de cunho social) são igualmente importantes e podem ser alcançados a partir da compreensão desta difícil questão: a escolha precoce de uma carreira universitária.

Pode-se dizer que existem alguns fatores básicos que levam à escolha inadequada da profissão. Os mais comuns são as opções orientadas pelas tendências passageiras (“moda”), pela esperança de conforto financeiro, pela baixa concorrência no vestibular, pelas fantasias criadas a respeito de determinadas carreiras (tais como “a vida do jornalista é sempre emocionante”), pelo desconhecimento das próprias competências ou mesmo as opções ditadas pelas expectativas dos pais.

Para dar conta dessa diversificada gama de motivações, o projeto de Orientação Profissional divide-se em três etapas que se seguem:

1ª etapa: Informação

Esta etapa consiste em oferecer aos(às) alunos(as) informações que embasem suas reflexões, bem como ensiná-los(as) a fazer suas próprias pesquisas nesse campo.

Assim, são itens desta etapa:

a) Profissões e novas profissões:

  • Consultas a serviços de orientação ao(à) vestibulando(a) das universidades USP, FGV, Insper, PUC e outras;
  • Visitas monitoradas;
  • Consultas a publicações, impressas ou disponíveis na internet, sobre diferentes carreiras;
  • Pesquisas sobre o dia a dia de profissionais de áreas diversas: o que fazem, onde podem trabalhar, como se preparam, quais competências devem ter, o que estudarão na faculdade, mercado de trabalho, entre outros dados.

b) Palestras e encontros com profissionais sobre diversos temas e profissões.

2ª etapa: Autoconhecimento

É um momento de reflexão no qual, com auxílio profissional e um instrumental teórico específico, o(a) aluno(a) aprenderá a identificar:

  • suas preferências pessoais (o que gosta ou não de fazer);
  • suas habilidades e suas competências;
  • suas facilidades e dificuldades acadêmicas;
  • estratégias para adquirir habilidades que sejam coerentes com seus interesses;
  • estilo de vida almejado;
  • a importância e o reconhecimento social desse trabalho;
  • as expectativas da família em relação ao seu futuro profissional.

Evidentemente, o trabalho de Orientação Profissional não se realiza pela listagem desses fatores, mas na possibilidade de desenvolver no(a) aluno(a) aspectos do autoconhecimento que amadureçam seu processo de escolha, inclusive, levando o(a) adolescente a compreender que tomadas de decisão sempre são acompanhadas de certa dose de incerteza e, às vezes, de perda — pois, afinal, não podemos encontrar uma profissão que reúna todas as características sonhadas.

3ª etapa: Síntese da 1ª e da 2ª etapa e decisão de onde estudar

Nesta etapa, temos a finalização do processo. Além de sintetizar o que foi trabalhado nas etapas anteriores, os(as) alunos(as) passam a decidir sobre onde querem estudar, a partir de reflexões anteriores: que adulto(a) querem ser, que mundo querem construir, como se relacionarão com o outro.

Nesta fase, os(as) alunos(as) discutem sobre os cursos hoje oferecidos e a qualidade de faculdades e universidades.

No fim do processo, o(a) adolescente estará mais bem preparado para uma das decisões que integram seu projeto pessoal de vida.