AVALIAçãO

Artigos do Regimento da Móbile que tratam da avaliação

A avaliação do rendimento do(a) aluno(a) será expressa em nota em uma escala de zero a 10 (dez), graduada de 0,1 (um décimo) em 0,1 (um décimo).

A síntese dos resultados das avaliações será feita ao final de cada um dos semestres letivos.

Os(As) Alunos(as) e seu Pai, Mãe ou outro responsável legal terão acesso aos resultados parciais e finais do(a) estudante, obtidos ao longo dos dois semestres que compõem o ano letivo, por meio de documentos denominados “Comunicação de desempenho”.

Seção A – Do Sistema de Promoção

Artigo 43 – Será considerado(a) promovido(a) para a série seguinte, ou concluinte de curso, o(a) Aluno(a) que obtiver média anual igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos em todos os componentes curriculares, desde que a nota do último instrumento avaliativo do 2º semestre seja igual ou superior a 3,5 (três e meio) pontos e a média das notas no 2º semestre (MS2) seja igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Artigo 44 – Será também considerado(a) promovido(a), após a(s) Recuperação(ões) e/ou Exame(s) Final(is), o(a) Aluno(a) que obtiver média anual final igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Artigo 45 – Será exigida para promoção a frequência de 75% (setenta e cinco por cento) em cada componente curricular.

Seção B – Do Sistema de Retenção

Artigo 46 – Será considerado retido(a), ao final do ano letivo, o(a) Aluno(a) que não alcançar média anual maior do que 3,5 (três e meio) pontos em qualquer componente curricular ou que se encontrar em uma das seguintes situações em mais de 5 (cinco) componentes curriculares:

I – Média anual final inferior a 5,0 (cinco) pontos;

II – Média anual final igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos e a nota do último instrumento avaliativo do 2º semestre inferior a 3,5 (três e meio) pontos – não tendo sido recuperado na Recuperação Paralela do segundo semestre.

III – Média anual igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos e a média do 2º semestre inferior a 5,0 (cinco) pontos – já tendo realizado a Recuperação Paralela do 2º semestre e não obtido 5,0 (cinco) pontos.

§ 1º – Será ainda considerado(a) retido(a) o(a) Aluno(a) que tiver obtido média anual final menor do que 5,0 (cinco) pontos em qualquer componente curricular.

Artigo 47 – Será considerado(a) retido(a) o(a) Aluno(a) que tiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada componente curricular ou que se enquadrar na seguinte situação:

I – Não ter cumprido o número mínimo de créditos anuais, por série, ofertados pelo COLÉGIO, escolhidos pelo(a) Aluno(a) e que compõem a parte diversificada de seu currículo. O número mínimo de créditos anuais será definido e descrito no Plano Escolar.

Artigo 48 – Aos(Às) Alunos(as) com nota inferior a 5,0 (cinco) pontos no 1º e/ou no 2º semestre letivos serão oferecidos estudos de Recuperação nas seguintes formas:

I – Recuperação Contínua (ocorre ao longo dos semestres);

II – Recuperação Paralela (ocorre no encerramento de cada um dos semestres).

§ 1º – A Recuperação Contínua será realizada durante os plantões semanais e oficinas, no decorrer do semestre letivo, ou por meio de orientação de estudos.

§ 2º – A Recuperação Paralela será realizada no final de cada semestre letivo e será composta por, pelo menos, uma aula, por plantões de dúvida, por roteiro de estudos e por uma prova.

Artigo 49 – Serão submetidos(as) a estudos de Recuperação Paralela os(as) Alunos(as) na seguinte situação:

I – caso I: média semestral (do 1º e/ou do 2º semestre) inferior a 5,0 (cinco) pontos;

II – caso II: média semestral (do 2º semestre) igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos, mas nota do último instrumento avaliativo do 2º semestre inferior a 3,5 (três e meio) pontos – nesse caso, o(a) Aluno(a) ficará em recuperação apenas do 2º semestre e precisará obter, no mínimo, 5,0 (cinco) pontos na Recuperação Paralela;

§ 1º – O(A) Aluno(a) considerado(a) recuperado(a) no 1º semestre e/ou no 2º semestre terá o número de pontos anteriormente obtidos substituído por 5,0 (cinco) pontos.

§ 2º – No caso I, o(a) Aluno(a) considerado(a) não recuperado(a), cuja nota de recuperação semestral seja superior à média do semestre, terá nova média semestral calculada de acordo com as seguintes fórmulas:

formulas-em

§ 3º – No caso II, o(a) Aluno(a) considerado(a) não recuperado(a) irá para Exame Final.

Artigo 50 – O(A) Professor(a) registrará na prova do(a) Aluno(a) submetido(a) a estudos de Recuperação Paralela o termo “Recuperado(a)” quando a nota da prova for igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos. Caso a nota obtida seja inferior a isso, ele(a) registrará a própria nota na prova.


Seção D – Do Exame Final

Artigo 51 – Será submetido(a) a Exame Final o(a) Aluno(a) que estiver em uma das situações a seguir em até 5 (cinco) componentes curriculares:

I – média anual igual ou superior a 3,5 (três e meio) pontos;

II – média anual igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos, sendo a nota do último instrumento avaliativo do 2º semestre inferior a 3,5 (três e meio) e a Recuperação Paralela do 2º semestre menor do que 5,0 (cinco) pontos;

III – média anual igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos, com a nota do último instrumento avaliativo do 2º semestre igual ou superior a 3,5 (três e meio) pontos, mas com média no 2º semestre inferior a 5,0 (cinco) pontos – não tendo obtido nota maior ou igual a 5,0 (cinco) pontos na Recuperação Paralela do 2º semestre.

Artigo 52 – Somente terá direito a Exame Final o(a) Aluno(a) que obtiver, no mínimo, 7 (sete) pontos durante o ano letivo em qualquer componente curricular.

Artigo 53 – Por decisão do Conselho de Classe, qualquer Aluno(a) poderá ser encaminhado(a) para Exame Final ou promovido(a), mesmo que não atenda aos critérios de promoção.

Artigo 54 – O Exame Final constará de uma prova cujo conteúdo versará sobre os pontos fundamentais do(s) componente(s) curricular(es) trabalhados durante o ano letivo.

§ 1º – Serão disponibilizados pelo COLÉGIO plantões específicos (fora do horário regular) de orientação para os Exames Finais. Estudos complementares serão de inteira responsabilidade do(a) Aluno(a).

§ 2º – A época de realização do Exame Final será definida no Plano Escolar anual.