INGRESSO EM 2020 – 6º A 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MóBILE

PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO EM 2020

6º a 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MÓBILE

 1ª Etapa 

Reunião de Apresentação do Projeto Pedagógico

Os pais interessados em conhecer o projeto pedagógico e a estrutura física da Móbile devem comparecer a uma de nossas reuniões coletivas de apresentação da Escola. Para participar da reunião, é indispensável o preenchimento da ficha de inscrição.

Observação: Os pais que já assistiram a reuniões pedagógicas na Móbile em 2018 para ingresso em 2019 ficam dispensados de comparecer à reunião de apresentação; entretanto, devem preencher a ficha de inscrição.

Datas e horário das reuniões:

Mês Dia Horário
Agosto 8 (5ª-feira) 8h15 às 11h00
Setembro (4ª-feira)
26 (5ª-feira)


Idade mínima para ingresso

Ano Idade
6º ano 11 anos Até 30/06/2020
7º ano 12 anos
8º ano 13 anos
9º ano 14 anos

 

Estimativa de vagas para 2020

Ano Período da Manhã
6º ano 4
7º ano 6
8º ano 1
9º ano 3
 Publicaremos o número exato de vagas em 1º/10/2019.

 

  2ª Etapa 

Formalização do Interesse pela Vaga e Inscrição em Vivência e Avaliações Diagnósticas

No momento de formalizar o interesse pela vaga, os responsáveis pelo(a) candidato(a) deverão optar pela inscrição no processo de ingresso da Escola Móbile ou da Móbile Integral (6º a 8º ano) e protocolar, até 3 de outubro (quinta-feira), na Secretaria do Ensino Fundamental II (Rua Diogo Jácome, 848), os documentos abaixo relacionados:

I. Manifestação de Interesse de Vaga, a ser preenchida com as informações solicitadas – anexar fotografia recente do(a) candidato(a);
II. Cópia do boletim de avaliação do(a) candidato(a) em 2019, com nota de dois bimestres ou dois trimestres;
III. Cópia do RG com CPF.

Observação:

Reiteramos que todos os documentos descritos acima nos itens I, II e III devem ser encaminhados conjuntamente para a Secretaria do Ensino Fundamental II (Rua Diogo Jácome, 848). Não será possível formalizar o interesse pela vaga na falta de algum deles.

Após a aferição dos documentos protocolados na Secretaria, a Escola Móbile encaminhará aos responsáveis pelo(a) candidato(a), por e-mail, as informações necessárias para o pagamento de taxa de inscrição na Vivência e nas Avaliações Diagnósticas. Essa taxa, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), deve ser quitada até 3/10/2019 (quinta-feira) por meio de boleto bancário.

3ª Etapa 

Vivência e Avaliações Diagnósticas

  • Avaliações Diagnósticas de Leitura e Produção de Texto

No dia 4 de outubro, sexta-feira, das 15h00 às 18h00, os candidatos participarão de atividades pedagógicas que permitirão a aferição de capacidades referentes à linguagem, à comunicação e à análise e interpretação de diferentes gêneros discursivos.

  • Vivência e Avaliação Diagnóstica de Matemática

No dia 5 de outubro, sábado, das 9h00 às 12h30, os candidatos participarão de uma Vivência em grupo em que terão oportunidade de debater temas relacionados a princípios e valores que regulam a convivência social. Nas atividades que serão propostas, os seguintes aspectos serão observados: foco atencional; planejamento e execução; comprometimento e persistência; adaptação e flexibilidade; argumentação e expressão oral; relação com o grupo (negociação e trabalho colaborativo).

Nesse dia, os candidatos também realizarão a Avaliação Diagnóstica de Matemática, que permitirá a aferição de capacidades relacionadas à resolução de problemas matemáticos e à estrutura de pensamento numérico. Eles também terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o projeto da Escola e conhecer o espaço físico da Móbile.

As Avaliações Diagnósticas e as Vivências ocorrerão no prédio da Rua Diogo Jácome, 848.

A análise do desempenho do(a) candidato(a) em todo o processo de ingresso e a disponibilidade de vagas determinarão o número de alunos aceitos.

 4ª Etapa 

Resultado e Matrícula

resultado do processo de ingresso será comunicado por e-mail aos responsáveis pelo(a) candidato(a) no dia 25/10, sexta-feira, a partir das 14h00.

A partir desse dia, os responsáveis pelos alunos ingressantes deverão retirar, na Secretaria do Ensino Fundamental II (Rua Diogo Jácome, 848), os documentos necessários para a efetivação da matrícula, que deverá ocorrer no período de 28 de outubro a 4 de novembro de 2019. Finalizado esse período, as vagas não preenchidas serão disponibilizadas a outros alunos, respeitando-se a fila de espera.

A matrícula deverá ser efetivada na Tesouraria (Rua Diogo Jácome, 818) mediante a entrega obrigatória dos seguintes documentos:

  • autorização da reserva de vaga fornecida pela Orientação Pedagógica;
  • pagamento da taxa de reserva de vaga, inclusa na anuidade escolar;
  • ficha de dados cadastrais do(a) aluno(a) preenchida;
  • requerimento de matrícula;
  • contrato de prestação de serviços educacionais;
  • pagamento da taxa correspondente ao material escolar anual;
  • declaração de quitação das mensalidades da escola em que o(a) aluno(a) estuda em 2019;
  • documento da escola de origem comprovando a escolaridade do(a) aluno(a);
  • cópia do RG com CPF.

Havendo número de candidatos maior do que vagas, a Escola informará à família a ordem do(a) candidato(a) na fila de espera. Vagas poderão surgir até o início do período de aulas de 2020 ou ao longo do ano. Nesse caso, a Secretaria entrará em contato por telefone com a família para comunicar e disponibilizar a vaga.

Conteúdos Programáticos das Avaliações Diagnósticas

 

Conteúdo Programático de Leitura e Produção de Texto

6º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • identifica efeitos de humor, ironia e crítica em textos variados;
  • distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
  • estabelece relações entre textos diversos;
  • interpreta com base no texto;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem;
  • reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições, recursos gráfico-visuais, uso da pontuação, retomadas, escolhas lexicais, tratamento expressivo da sonoridade, uso de variantes linguísticas, processos de adjetivação, apostos);
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • utiliza corretamente a pontuação, no final e no interior das frases e nas enumerações;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
  • descreve imagens;
  • atende ao gênero de texto proposto;
  • mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
  • utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
  • grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
  • emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).
7º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
  • identifica efeitos de humor, ironia e crítica em textos variados;
  • distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
  • estabelece relações entre textos diversos;
  • interpreta com base no texto;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • compara textos pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem;
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • utiliza corretamente a pontuação, no final e no interior das frases e nas enumerações;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
  • descreve imagens;
  • atende ao gênero de texto proposto;
  • mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
  • utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
  • grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
  • emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas).
8º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
  • identifica efeitos de humor, ironia e crítica em textos variados;
  • distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
  • estabelece relações entre textos diversos;
  • interpreta com base no texto;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
  • reconhece, distingue e analisa elementos constituintes do gênero de texto (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);
  • compara textos, pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
  • emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas);
  • utiliza corretamente a pontuação, no final e no interior das frases e nas enumerações;
  • utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
  • descreve imagens;
  • mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
  • atende ao gênero de texto proposto, distinguindo seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo).
9º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • reconhece e analisa o valor expressivo de recursos linguísticos e seu papel no estabelecimento do estilo (repetições; recursos gráfico-visuais; uso da pontuação; retomadas; escolhas lexicais; tratamento expressivo da sonoridade; uso de variantes linguísticas; processos de adjetivação; apostos);
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • identifica a presença de elementos garantidores da coesão e analisa seu valor lógico-semântico na articulação, hierarquização e progressão das ideias do texto (constituição de rede semântica; presença de pronomes, advérbios, conjunções e sinônimos);
  • identifica efeitos de humor, ironia e crítica em textos variados;
  • distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
  • estabelece relações entre textos diversos;
  • interpreta com base no texto;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • identifica as formas de discurso relatado (reportado) e suas marcas gráficas e linguísticas;
  • analisa transformações e outras operações sintáticas, reconhecendo seu efeito expressivo (inversões e deslocamentos; frases declarativas, interrogativas, exclamativas e imperativas; advérbio por locução adverbial; adjetivo por locução adjetiva; masculino/feminino; singular/plural);
  • reconhece o papel funcional e os valores (semânticos e discursivos) dos elementos na estruturação da sentença (processos: estados, acontecimentos, ações; papéis semânticos: agente, paciente, instrumento, modo, causa);
  • reconhece, distingue e analisa elementos constituintes do gênero de texto (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);
  • compara textos, pela análise de: referências intertextuais; contexto de produção; organização do discurso; características de gêneros e suportes; variação linguística/registro; campo lexical; dimensão discursiva/pragmática da linguagem.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • grafa corretamente as palavras, obedecendo às normas da língua padrão;
  • emprega adequadamente a acentuação gráfica, obedecendo às diferenças de timbre (aberto/fechado) e de tonicidade (oxítonas, proparoxítonas e paroxítonas);
  • utiliza corretamente a pontuação, no final e no interior das frases e nas enumerações;
  • utiliza adequadamente os mecanismos de coesão por meio de pronomes, advérbios, conjunções, palavras do mesmo campo semântico;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta adequadamente o texto em períodos e parágrafos;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
  • descreve imagens;
  • mantém a coerência textual na atribuição de título, na continuidade temática e de sentido geral do texto;
  • atende ao gênero de texto proposto, distinguindo seus elementos constituintes (quanto ao conteúdo temático, à construção composicional e ao estilo);
  • seleciona e relaciona adequadamente informações, argumentos e outros procedimentos de persuasão.
Conteúdo Programático de Matemática
6º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.
  • Verificação da compatibilidade do resultado.

2. Estruturas de pensamento numérico.

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e produção de escritas numéricas de qualquer ordem de grandeza.
  • Compreensão das relações entre notas e moedas do nosso sistema monetário.
  • Domínio do algoritmo da adição (com e sem reserva) e da subtração (com e sem empréstimo) envolvendo números naturais.
  • Domínio do algoritmo da multiplicação e da divisão com números naturais.
7º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.
  • Verificação da compatibilidade do resultado.
  • Capacidade de identificar padrões numéricos.

2. Estruturas de pensamento numérico.

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e a produção de escritas numéricas de qualquer ordem de grandeza.
  • Capacidade de relacionar a representação decimal, fracionária e percentual de um número racional.
  • Domínio de técnicas operatórias envolvendo adição, subtração e multiplicação de números racionais representados na forma decimal e fracionária.
8º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.
  • Verificação da compatibilidade do resultado.
  • Capacidade de identificar padrões numéricos.
  • Capacidade de identificar padrões numéricos e algébricos.
  • Utilização de recursos algébricos na resolução de uma situação dada.

2. Estruturas de pensamento numérico.

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e a produção de escritas numéricas de qualquer ordem de grandeza.
  • Capacidade de relacionar a representação decimal, fracionária e percentual de um número racional.
  • Domínio de técnicas operatórias envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação de números racionais representados na forma decimal e fracionária.

3. Estruturas de pensamento algébrico.

  • Resolver uma equação determinando os valores que tornam a igualdade verdadeira por meio de habilidades de análise ou de técnicas de resolução.
9º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.
  • Verificação da compatibilidade do resultado.
  • Capacidade de identificar padrões numéricos.
  • Capacidade de identificar padrões numéricos e algébricos.
  • Utilização de recursos algébricos na resolução de uma situação dada.

2. Estruturas de pensamento numérico.

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e a produção de escritas numéricas de qualquer ordem de grandeza.
  • Capacidade de relacionar a representação decimal, fracionária e percentual de um número racional.
  • Domínio de técnicas operatórias envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação de números racionais representados na forma decimal e fracionária.
  • Compreensão da radiciação como operação inversa da potenciação, calculando raízes exatas ou não exatas (por aproximação).

3. Estruturas de pensamento algébrico.

  • Resolver uma equação determinando os valores que tornam a igualdade verdadeira por meio de habilidades de análise ou de técnicas de resolução.
  • Resolver um sistema de equações identificando diferentes métodos como recurso (substituição, comparação e adição).