INGRESSO EM 2020 – 3º A 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MóBILE

PROCEDIMENTOS PARA INGRESSO EM 2020

3º a 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MÓBILE

 1ª Etapa 

Reunião de Apresentação do Projeto Pedagógico

Os pais interessados em conhecer o projeto pedagógico e a estrutura física da Móbile devem comparecer a uma de nossas reuniões coletivas de apresentação da Escola. Para participar da reunião, é indispensável o preenchimento da ficha de inscrição.

Observação: Os pais que já assistiram a reuniões pedagógicas na Móbile em 2018 para ingresso em 2019 ficam dispensados de comparecer à reunião de apresentação; entretanto, devem preencher a ficha de inscrição.

Datas e horário das reuniões:

Mês Dia Horário
Agosto 7 (4ª-feira) 8h15 às 11h00
28 (4ª-feira)
Setembro 25 (4ª-feira)


Idade mínima para ingresso

Ano Idade (até 30/06/2020)
3º ano 8 anos
4º ano 9 anos
5º ano 10 anos

 

Estimativa de vagas para 2020

Ano Período da Tarde
3º ano 3
4º ano *
5º ano 2

* No momento, não temos vagas previstas para o 4º ano em 2020. Em 1º/10/2019, data-limite para os atuais alunos da Escola Móbile renovarem sua reserva de vaga para 2020, teremos a definição do número de vagas para essa série. Se houver vaga, entraremos em contato com as famílias que tiverem preenchido a ficha de inscrição.

Publicaremos o número exato de vagas em 1º/10/2019.

 

  2ª Etapa 

Formalização do Interesse pela Vaga e Inscrição em Vivência e Avaliações Diagnósticas

No momento de formalizar o interesse pela vaga, os responsáveis pelo(a) candidato(a) deverão optar pela inscrição no processo de ingresso da Escola Móbile ou da Móbile Integral e protocolar, até 3/10/2019 (quinta-feira), na Secretaria do Ensino Fundamental I (Rua Araguari, 167), os documentos abaixo relacionados:

I. Manifestação de Interesse de Vaga, a ser preenchida com as informações solicitadas – anexar fotografia recente do(a) candidato(a);
II. Cópia do boletim de avaliação do(a) candidato(a) em 2019, com nota de dois bimestres ou dois trimestres;
Obs.: Para alunos cujas escolas não forneçam notas, solicitamos a entrega dos relatórios produzidos pelas escolas de origem do(a) aluno(a) nos anos de 2018 e 2019.
III. Cópia da certidão de nascimento ou do RG com CPF.

Observação:

Reiteramos que todos os documentos descritos acima nos itens I, II e III devem ser encaminhados conjuntamente para a Secretaria do Ensino Fundamental I (Rua Araguari, 167). Não será possível formalizar o interesse pela vaga na falta de algum deles.

Após a aferição dos documentos protocolados na Secretaria, a Escola Móbile encaminhará aos responsáveis pelo(a) candidato(a), por e-mail, as informações necessárias para o pagamento de taxa de inscrição na Vivência e nas Avaliações Diagnósticas. Essa taxa, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), deve ser quitada até 3/10/2019 (quinta-feira) por meio de boleto bancário.

3ª Etapa 

Avaliações Diagnósticas de Leitura, Produção de Texto e Matemática

  • Vivência e Avaliação Diagnóstica de Leitura e Produção de Texto

No dia 4 de outubro, sexta-feira, das 15h00 às 18h00, os candidatos participarão de um trabalho colaborativo em grupo e realizarão a Avaliação Diagnóstica de Leitura e Produção de Texto. Nas atividades propostas, os seguintes aspectos serão observados: foco atencional; planejamento e execução; comprometimento e persistência; adaptação e flexibilidade; argumentação e expressão oral; relação com o grupo.

Nesse dia, os candidatos também terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o projeto da Escola e conhecer o espaço físico da Móbile.

  • Vivência e Avaliação Diagnóstica de Matemática

No dia 5 de outubro, sábado, das 9h00 às 12h00, os candidatos participarão de atividades pedagógicas que permitirão a aferição de capacidades relacionadas à estrutura de pensamento numérico.

Nesse dia, os candidatos também realizarão um trabalho colaborativo em grupo. Nas atividades propostas, os seguintes aspectos serão observados: foco atencional; planejamento e execução; comprometimento e persistência; adaptação e flexibilidade; argumentação e expressão oral; relação com o grupo.

As Avaliações Diagnósticas e as Vivências ocorrerão no prédio da Rua Diogo Jácome, 848.

A análise do desempenho do(a) candidato(a) em todo o processo de ingresso e a disponibilidade de vagas determinarão o número de alunos aceitos.

 4ª Etapa 

Resultado e Matrícula

resultado do processo de ingresso será comunicado por e-mail aos responsáveis pelo(a) candidato(a) no dia 25/10/19, sexta-feira, a partir das 14h00.

A partir desse dia, os responsáveis pelos alunos ingressantes deverão retirar, na Secretaria do Ensino Fundamental I (Rua Araguari, 167), os documentos necessários para a efetivação da matrícula, que deverá ocorrer no período de 28 de outubro a 4 de novembro de 2019.

Finalizado esse período, as vagas não preenchidas serão disponibilizadas a outros alunos, respeitando-se a fila de espera.

A matrícula deverá ser efetivada na Tesouraria (Rua Diogo Jácome, 818) mediante a entrega obrigatória dos seguintes documentos:

  • autorização da reserva de vaga fornecida pela Orientação Pedagógica;
  • pagamento da taxa de reserva de vaga, inclusa na anuidade escolar;
  • ficha de dados cadastrais do(a) aluno(a) preenchida;
  • requerimento de matrícula;
  • contrato de prestação de serviços educacionais;
  • pagamento da taxa correspondente ao material escolar anual;
  • declaração de quitação das mensalidades da escola em que o(a) aluno(a) estuda em 2019;
  • documento da escola de origem comprovando a escolaridade do(a) aluno(a);
  • cópia do RG com CPF.

Havendo número de candidatos maior do que vagas, a Escola informará à família a ordem do(a) candidato(a) na fila de espera. Vagas poderão surgir até o início do período de aulas de 2020 ou ao longo do ano. Nesse caso, a Secretaria entrará em contato por telefone com a família para comunicar e disponibilizar a vaga.

Conteúdo Programático das Avaliações Diagnósticas

Conteúdo Programático de Leitura e Produção de Texto

3º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • diferencia letra, sílaba e palavra;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação;
  • interpreta com base no texto;
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis aglutinações;
  • explora a pontuação final em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação);
  • emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta o parágrafo em frases;
  • emprega mecanismos básicos de concordância nominal e verbal;
  • descreve imagens.
4º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
  • reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • interpreta com base no texto;
  • identifica o discurso direto;
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis aglutinações;
  • explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
  • emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta o texto em parágrafo;
  • segmenta o parágrafo em frases;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • descreve imagens.
5º ANO

1. Em relação aos procedimentos de leitura, será observado se o(a) aluno(a):

  • lê com fluência, atribuindo sentido às palavras e frases;
  • identifica informações explícitas no texto;
  • infere uma informação implícita no texto;
  • identifica os elementos que constroem a narrativa: personagens, espaço, tempo, tipo de narrador e enredo;
  • explica o conflito gerador do enredo;
  • infere o sentido de uma palavra ou expressão;
  • reconhece o efeito de sentido decorrente da escolha de uma palavra ou expressão;
  • estabelece relação entre partes e elementos do texto;
  • estabelece relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
  • distingue um fato da opinião relativa a esse fato;
  • estabelece relações entre textos diversos;
  • reconhece o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações;
  • interpreta com base no texto;
  • interpreta textos em histórias em quadrinhos;
  • identifica o discurso direto;
  • compreende o enunciado das questões.

2. Em relação aos procedimentos de produção de texto, será observado se o(a) aluno(a):

  • emprega letra cursiva legível;
  • reconhece a palavra como unidade sonora que está entre dois espaços, evitando, assim, possíveis aglutinações;
  • explora a pontuação em todas as frases (ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, vírgula);
  • emprega a letra maiúscula em nomes próprios e início de frases;
  • apresenta encadeamento lógico das ideias na construção de respostas e textos;
  • segmenta o texto em parágrafo;
  • segmenta o parágrafo em frases;
  • emprega mecanismos de concordância nominal e verbal;
  • marca, no texto, a separação entre o discurso do narrador e a fala das personagens, utilizando adequadamente as marcas dessa separação (verbos de elocução, dois-pontos, travessão e aspas);
  • descreve imagens.

 

Conteúdo Programático de Matemática

3º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.

2. Estruturas de pensamento numérico:

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e a produção de escritas numéricas até a ordem da centena simples.
  • Operar com números naturais por meio de estratégias não convencionais (adição, subtração, multiplicação e divisão).
  • Domínio do algoritmo da adição (com e sem reserva) e da subtração (com e sem empréstimo) envolvendo números naturais.
4º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.

2. Estruturas de pensamento numérico:

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e a produção de escritas numéricas até a unidade de milhar.
  • Compreensão das relações entre notas e moedas do nosso sistema monetário.
  • Domínio do algoritmo da adição (com e sem reserva) e da subtração (com e sem empréstimo) envolvendo números naturais.
  • Domínio do algoritmo da multiplicação por um algarismo e da divisão por um algarismo envolvendo números naturais.
5º ANO

1. Capacidade de resolver problemas considerando:

  • Uso de uma estratégia de resolução.
  • Registro que permita a compreensão do processo de resolução.
  • Verificação da compatibilidade de um  resultado encontrado.

2. Estruturas de pensamento numérico:

  • Compreensão de regras do sistema de numeração decimal considerando a leitura e a produção de escritas numéricas até classe do milhão.
  • Compreensão das relações entre notas e moedas do nosso sistema monetário.
  • Domínio do algoritmo da adição (com e sem reserva) e da subtração (com e sem empréstimo) envolvendo números naturais.
  • Domínio do algoritmo da multiplicação e da divisão com números naturais.